Educação Financeira

Pix fora do ar: tenho conta no Nubank, e agora?

Em seu blog, a instituição financeira explica como os seus clientes podem agir nessas situações

Pix fora do ar: tenho conta no Nubank, e agora?
Aplicativo do Nubank (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Banco Central (BC) sofreu uma instabilidade pela manhã que afetou o funcionamento do Pix. Usuários de diferentes instituições financeiras usaram as redes sociais para reportar os problemas. No X (antigo Twitter), o Nubank chegou a entrar entre os assuntos mais comentados do dia.

De acordo com o site Downdetector, que monitora serviços online, as falhas registradas nos bancos brasileiros começaram pela manhã. Às 12h35, porém, o Banco Central já sinalizou que as instabilidades técnicas no SPI tinham sido solucionados. “As equipes do BC atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, informou o órgão.

Já o Nubank esclareceu que a oscilação foi generalizada e afetou outros bancos, não apenas a fintech.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em seu blog, a instituição fornece algumas dicas para os casos em que o Pix está fora do ar. As recomendações são tentar reiniciar o aplicativo, desligar e ligar novamente a conexão com a internet ou aguardar alguns instantes para efetuar a transferência pelo meio de pagamento instantâneo. Outra dica é checar se o celular apresenta a versão mais atualizada do app.

Se, mesmo assim, o Pix continuar indisponível, o consumidor pode entrar em contato com o Nubank pelo chat no app ou ligando para o número 0800 591 2117, para entender quais ações devem ser tomadas.

Caso haja algum tipo de oscilação no sistema do Pix no Banco Central, como aconteceu nesta segunda-feira, é possível que a instabilidade também atinja o Nubank. No entanto, como o sistema é utilizado por todas as instituições financeiras que adotam o meio de pagamento, a tendência é que tudo volte à normalidade rapidamente.

Além disso, o Nubank indica outras modalidades alternativas que podem ser usadas no lugar do Pix para o pagamento de contas: Transferência Eletrônica Disponível (TED), boletoscartões de crédito e débito.