O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a exigir em 2025 a prova de vida para os seus beneficiários. A medida visa evitar fraudes e garantir que você possa continuar recebendo seu benefício previdenciário.
Leia também
Neste ano o INSS liberou a possibilidade de fazer a prova de vida online. Ela é realizada no aplicativo gov.br pelo reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento, o aplicativo faz a comprovação de vida e envia essa informação para o órgão que paga os benefícios.
Para poder realizar esse procedimento o beneficiário deve possuir carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE (Tribunla Superior Eleitoral).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A prova de vida digital do INSS pode ser feita pelos beneficiários, aposentados e pensionistas. O órgão que faz o pagamento dos benefícios irá comunicar aqueles que estão aptos para fazer a prova de vida online.
Existem também outras formas de fazer a prova de vida do INSS sem sair de casa: basta acessar o aplicativo Meu INSS com selo ouro, fazer transações bancárias com biometria ou atualizar o Cadastro Único (CadÚnico).
Entenda como fazer a prova de vida pelo celular
- Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
- Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
- Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.