Educação Financeira

Quando o investimento em LCI e LCA vale a pena?

Saber o momento certo de investir em letras de crédito depende de algumas variáveis e perspectivas do mercado

Quando o investimento em LCI e LCA vale a pena?
Imagem: Adobe Stock

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs) chamam atenção por seus benefícios enquanto investimentos de renda fixa. No entanto, o momento ideal para aplicar seu dinheiro depende de alguns fatores, sendo o primeiro deles conhecer o funcionamento desses ativos.

Elas têm como objetivo financiar o mercado imobiliário e o agronegócio, respectivamente. Vale lembrar que a sua emissão depende de um lastro nesses setores, o que vai garantir que o dinheiro de fato existe e será retornado ao investidor. Isso porque ele “empresta” um certo valor para a instituição financeira emissora da LCI ou LCA e, após o vencimento, esse montante é devolvido com o acréscimo de juros.

Em relação à sua rentabilidade, ela pode estar vinculada a uma taxa fixa, sendo esses títulos chamados de prefixados, ou um indicador econômico brasileiro, conhecidos como pós-fixados. Este deve ser o maior ponto de atenção do investidor em relação ao momento certo de aplicação.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apesar de serem opções diferentes, os títulos prefixados e pós-fixados estão diretamente ligados à inflação do País. É importante que a aplicação supere sua variação porque, assim, o poder de compra do investidor estará aumentando, e não se reduzindo ou ficando estável. Uma forma de medir essa oscilação é através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Nos títulos com taxa de juros fixa, o IPCA pode indicar sobre o poder de compra. No entanto, esse índice é um dos indicadores atrelados às letras de crédito pós-fixadas, que também podem ter rentabilidade atrelada à Selic, taxa básica de juros, e o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), ambos influenciados pela inflação.

Por isso, mesmo em épocas de cortes na Selic, os investimentos em LCA ou LCI podem subir se estiverem atrelados ao IPCA, além manter o baixo risco característico da renda fixa. Dessa forma, saber quando vale a pena fazer a aplicação parte de uma análise maior de mercado e também das perspectivas. Vale destacar novamente que um investimento que apenas se iguale à variação da inflação não traz retornos reais.

É importante lembrar ainda que seguir um bom planejamento, com objetivos claros estabelecidos, pode ajudar a escolher o melhor momento para investir em LCIs e LCAs. Portanto, a educação financeira é o ponto chave para incluir esse investimento na sua carteira.