A poupança é o investimento queridinho dos brasileiros. Cerca de 23% da população aplica na caderneta, de acordo com dados de 2022 da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), divulgados em março deste ano.
Leia também
Vale lembrar que o rendimento da poupança é determinado por regras específicas previstas na lei 8.177 de 1991. Quando a taxa básica de juros do País, a Selic, se encontra em patamar igual ou inferior a 8,5% ao ano, o retorno da poupança é de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR).
Acima desse limite, a caderneta rende 0,5% ao mês, o que equivale a 6,17% ao ano, mais a TR. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu recentemente a Selic de 13,75% ao ano para 13,25%. Nos últimos 12 meses, a poupança tem apresentado rendimento de 8,38%, considerando os 6,17% + a TR.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A caderneta é um dos investimentos que gera menor retorno para o investidor. Apenas em junho de 2023, a poupança bateu a inflação após seis anos. Aplicações em CDBs, LCI/LCAs e títulos do tesouro são opções muito mais rentáveis do que a própria caderneta.
Os investidores também questionam se com a queda na Selic, que foi de 13,75% ao ano para 13,25% ao ano a poupança começou a valer menos. Quer entender mais sobre isso? Acesse essa reportagem.