A Receita Federal está prestes a anunciar a liberação para as consultas ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. A divulgação está programada para o dia 23 de junho, uma semana antes do pagamento, que ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
Leia também
Assim como no lote inicial, os grupos prioritários serão contemplados primeiro. Esses grupos incluem idosos, pessoas com doenças graves, indivíduos com deficiência, professores e aqueles que optaram pelo PIX para receber a restituição. Os demais contribuintes serão pagos em sequência, levando em consideração a data de entrega da declaração para desempate.
A Receita Federal ainda não divulgou o valor a ser pago no segundo lote nem o número de contribuintes contemplados nesta ordem de pagamento.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para verificar a situação da sua restituição do Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal. Clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. Nessa área, é possível verificar se há pendências com o Fisco ou se você está na lista de pagamento da restituição.
Lembre-se de que o valor da restituição será depositado na opção escolhida durante o preenchimento da declaração. Caso o pagamento não seja efetuado por algum motivo, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Confira o calendário dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2023:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro.
Fique atento às atualizações da Receita Federal para saber se você está incluso nos próximos lotes de pagamento da restituição.
* Texto produzido com ajuda de inteligência artificial (IA)
Publicidade