Educação Financeira

É possível abrir uma conta da Caixa pelo celular?

A instituição permite que algumas contas sejam abertas via celular, como a conta poupança

É possível abrir uma conta da Caixa pelo celular?
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal possui algumas modalidades de abertura de conta e uma delas é através do celular. Vale ressaltar, no entanto, que a instituição não permite que uma conta corrente seja aberta de forma on-line.

No caso da conta corrente, será necessário procurar uma agência da Caixa de sua preferência, além de preencher e assinar os formulários de adesão.​ Entretanto, quem deseja abrir uma conta poupança não precisa mais recorrer às agências físicas.

A Poupança Caixa Tem, uma das opções de contas disponíveis no banco, pode ser ativada pelo aplicativo Caixa Tem, que pode ser baixado em qualquer smartphone e está disponível nas versões iOS e Android.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Assim, o usuário precisa acessar o app e realizar o cadastro, informando CPF e uma senha numérica. Após preencher os dados, um código em uma mensagem SMS será enviado para confirmar a identificação na plataforma.

Com a verificação realizada, o cidadão deve tirar uma foto de um documento de identidade (RG ou CNH) e uma selfie para abrir a conta poupança.

Depois, basta aguardar a validação dos dados e documentos por um prazo aproximado de 24 horas para utilização da nova conta. Vale lembrar que quem possui a Poupança Social Digital Caixa, utilizada para o recebimento de benefícios sociais, pode trocá-la pela Poupança Caixa Tem.

A Caixa permite que o usuário realize pagamentos e transferências, transações com utilização do cartão virtual de débito e saques sem cartão em terminais de autoatendimento (ATM) e lotéricas da Caixa, tudo pelo aplicativo.

A Poupança Caixa Tem é isenta de tarifa mensal de manutenção e conta com os seguintes serviços básicos gratuitos:

  • Dois saques por mês em terminais de autoatendimento e lotéricas;
  • Três transferências por mês para conta de depósitos para outros bancos;
  • Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
  • Fornecimento de até dois extratos, por mês, com a movimentação dos últimos trinta dias.

Publicidade