O que este conteúdo fez por você?
- A conta poupança, um dos investimentos queridinhos pelos brasileiros, tem uma remuneração baseada na Selic
- Na Caixa Econômica Federal, existem cinco modalidades da conta, com diferentes usos, possibilidades e formas de abertura
- Veja abaixo mais detalhe sobre os diferentes tipos
A conta poupança, um dos investimentos queridinhos dos brasileiros, tem uma remuneração baseada na Selic, a taxa básica de juros da economia.
Leia também
Em geral, a caderneta rende 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR) – que funciona como referência tanto quanto a Selic, mas para alguns produtos específicos, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Caso Selic fique igual ou abaixo dos 8,5% ao ano, a poupança passa a render 70% da Selic mais a TR.
Na Caixa Econômica Federal, existem cinco modalidades de conta poupança, com diferentes usos, possibilidades e formas de abertura. Veja abaixo mais detalhe sobre os variados tipos:
Poupança Integrada
A opção está vinculada à conta corrente da Caixa, então o passo para ativá-la é simples. Basta transferir o dinheiro da conta corrente para a poupança, o que pode ser feito por meio de agências, terminais de autoatendimento, internet banking ou pelo celular.
Poupança Azul
Com esse tipo de conta, que pode ser aberta em agências ou correspondente Caixa Aqui, o cliente ganha um cartão próprio e tem a possibilidade de movimentar o dinheiro em terminais de autoatendimento, internet banking e pelo próprio aplicativo do banco. A modalidade pode incluir dependentes financeiros, sejam eles crianças ou não.
Poupança Caixa Fácil
A opção simplificada conta com limite de saldo e movimentação máxima mensal de até R$ 3 mil. Para operar acima desse teto, o cliente precisa ir até a agência vinculada à conta, com documentos pessoais e um comprovante de residência em mãos, para solicitar a alteração para outra modalidade da poupança.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com a conta, o usuário recebe um cartão de débito que permite realizar compras, depósitos, consultas de saldo, transferências, entre outras funções.
Poupança Social Digital Caixa
A conta, regulada pela Lei número 14.075 de 2020, é aberta de forma automática para o recebimento de diversos benefícios sociais do governo e o resgate de saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O acesso a ela ocorre via aplicativo Caixa Tem.
O cliente também pode solicitar o encerramento da conta, caso deseje. Se depois tiver necessidade de uma nova Poupança Social Digital Caixa para receber algum benefício, ela será aberta automaticamente mais uma vez.
A modalidade possui limite mensal de ingresso de recursos de R$ 5 mil. Caso o usuário atualize seu cadastro no Caixa Tem e aumente a segurança da sua conta no aplicativo, ele poderá ampliar os serviços e funcionalidades da poupança.
Poupança Digital
A conta pode ser aberta diretamente pelo Caixa Tem de forma gratuita. Como vantagens, não possui limite de movimentação e permite a realização de pagamentos e transferências pelo próprio aplicativo. Para ativá-la, basta apresentar um documento de identificação (RG ou CNH) e validar os dados com uma foto tirada pelo próprio usuário (selfie).