Educação Financeira

Tesouro Direto: o que é e como você pode investir

Confira as principais diferenças entre os títulos públicos e as vantagens de investir em cada um

Tesouro Direto: o que é e como você pode investir
Tesouro Direto. (Foto: Adobe Stock)

Ao longo dos últimos anos, o brasileiro aprendeu mais sobre educação financeira e, consequentemente, se interessou por produtos que vão além da caderneta de poupança quando o assunto é investir. Um dos principais responsáveis por essa mudança foi o Tesouro Direto.

A modalidade foi criada em 2002 com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, sendo, na prática, um empréstimo que o investidor faz ao Governo Federal.

Tudo é previamente combinado – o prazo do investimento e a rentabilidade no período –, de modo que uma das principais vantagens é a liquidez do produto. Isso porque caso o investidor tenha a necessidade de usar o valor investido antes do vencimento, é possível resgatar.

Títulos disponíveis no Tesouro Direto

Atualmente, os títulos disponíveis para investimentos no Tesouro Direto são:

  • Tesouro Selic: acompanhará a variação da Selic, taxa básica de juros da economia, até seu vencimento. É considerado um dos títulos mais seguros do mercado.
  • Tesouro Pré: a taxa é pré-fixada, ou seja, é possível saber o quanto ele renderá no momento da aplicação até o vencimento. Existe, também, uma modalidade que faz o pagamento de juros semestrais.
  • Tesouro IPCA: possui uma taxa pré-fixada, mais o acumulado de toda a variação da inflação no período.
  • Tesouro Renda+: título com pagamento de parcelas do rendimento acumulado a partir da data de conversão que acontece 240 meses antes da data de vencimento. Incluindo a própria data de vencimento. O título vai servir como um complemento da aposentadoria pública para o investidor, ajudando-o a se aposentar com mais qualidade. Sua remuneração será Taxa pré, mais o acumulado da inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
  • Tesouro Educa+: voltado para o financiamento estudantil, este título também faz pagamento de parcelas a partir da data de conversão, que acontece 60 meses antes da data de vencimento.

Vantagens de investir em títulos públicos

Confira algumas das vantagens de investir em títulos públicos via Tesouro Direto:

  • Alternativa de baixa risco de crédito por ser uma aplicação honrada pelo Tesouro Nacional;
  • Investimento com várias datas de vencimento disponíveis, permitindo a flexibilidade de investir conforme os objetivos de utilização dos recursos;
  • Oportunidade de diversificar as aplicações em títulos que possuem retornos diferentes;
  • Acessível ao público geral por conta de seu baixo valor inicial de aplicação, em torno de R$ 30.

O Tesouro Direto pode ser uma alternativa para quem deseja montar sua reserva de emergência, utilizando o Tesouro Selic. Planejar projetos de médio prazo com o Tesouro Pré, ou guardar recursos para projetos de longo prazo com o Tesouro IPCA. E agora com os novos títulos, é possível planejar a aposentadoria com o Tesouro Renda+ e planejar a educação dos filhos com o Tesouro Educa+.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

É importante dizer que haverá incidência de imposto de renda (IR) nas aplicações realizadas no Tesouro Direto conforme o prazo de permanência no investimento. Veja mais sobre impostos e taxas ao investir no Tesouro Direto nesta reportagem.

Na Ágora Investimentos, é possível investir em Tesouro Direto e, também, se aprofundar no tema com a plataforma Ágora Academy. No curso “Passo a passo sobre investimentos de Renda Fixa“, o investidor encontra um panorama completo para compreender a diferença entre os principais emissores, benefícios e riscos, e como investir com mais segurança e possibilidades de maior retorno. Te vejo por lá!