O que este conteúdo fez por você?
- A antecipação do Imposto de Renda não é uma possibilidade oferecida pela Receita Federal, mas um serviço bancária oferecido a clientes
- Como qualquer empréstimo, as instituições bancárias cobram juros pelo antecipação da restituição do Imposto de Renda
O calendário de restituição do Imposto de Renda (IR) já está rodando e ainda faltam três lotes a serem pagos. Até o momento, foram pagos os lotes prioritários e a Receita Federal já confirmou que o próximo pagamento já incluirá contribuintes sem prioridade. Não há possibilidade de antecipar o recebimento de forma direta com a receita, mas cidadãos podem fazê-lo por meio de bancos.
Leia também
A antecipação do IR com bancos funciona como um empréstimo em que a base do valor recebido tem como referência o próprio montante de restituição a que o contribuinte tem direito. O correntista pode solicitar à instituição financeira o empréstimo de um valor igual ou parcial ao que receberá da Receita.
Como ocorre em qualquer operação de crédito, são cobrados juros na chamada antecipação da restituição, motivo pelo qual educadores financeiros recomendam cautela ao pedir este tipo de serviço bancário. O ideal é evitar contrair esse tipo de dívida.
Os juros cobrados variam de acordo com cada banco, mas também da avaliação do perfil do cliente. Além disso, também há cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e eventuais multas pelo atraso do pagamento.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Esse atraso é um ponto a se atentar: normalmente a instituição financeira fará um débito automático do valor devido, somado a juros e encargos como o IOF; no entanto, se a pessoa cai na malha-fina, por exemplo, pode ficar sujeita ao pagamento de uma multa.
“Como o banco sabe que você vai receber a restituição no futuro, ele libera aquele valor antes, mas cobra juros. E se houver atraso no pagamento, haverá também a cobrança de multa”, explica Luciana Pantaroto, planejadora financeira CFP e sócia da consultoria Dian & Pantaroto.
Como pedir a antecipação do IR
Normalmente, após buscar pelos canais de atendimento do bancos, será exigido do contribuinte o recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda, constando o valor a restituir calculado pela Receita. O comum é que a mesma conta informada para restituição na declaração seja a do empréstimo.
Aqueles que pediram a restituição por Pix podem não conseguir pedir o empréstimo, uma vez que não haverá uma conta na declaração da restituição.