- Ao ser registrado na primeira atividade profissional formal, por meio de emprego com carteira assinada, o profissional recebe um número do PIS
- O código é importante para o recebimento do abono salarial, destinado a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos
- Há diferentes formas de consultar o número do PIS pelo CPF
O número do PIS, sigla para Programa de Integração Social, é um código importante para o recebimento do abono salarial, destinado a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos. Vale destacar que o prazo para o saque do benefício em 2023 acaba nesta quinta-feira (28). Leia nesta reportagem como resgatar os valores.
Leia também
Ao ser registrado na primeira atividade profissional formal, por meio de emprego com carteira assinada, de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), o trabalhador recebe um número do PIS. Quem fica responsável por solicitar o cadastramento do profissional ao ser admitido é o empregador.
Caso a pessoa já tenha o PIS e deseja consultá-lo, ela pode fazer isso de diversas maneiras diferentes informando o seu CPF. Confira abaixo:
Meu INSS
Uma das formas de consulta envolve o uso do site ou aplicativo do Meu INSS, integrado ao login Gov.br. Na plataforma, o usuário deve entrar com seu CPF e senha, clicar na opção “Meu Cadastro” e então visualizar seus dados pessoais, incluindo o número do PIS.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Meu INSS, os brasileiros conseguem ainda ver calendários e extratos de pagamentos, agendar perícias, dar entrada em benefícios, entre outros serviços.
Carteira de trabalho digital
Outra opção é pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Vale lembrar que a partir de 24 de setembro de 2019 o documento em meio físico não é mais necessário para a contratação na grande maioria dos casos. Dessa forma, o usuário pode acessar os seus dados informando o CPF, a partir do login Gov.br.
Ao entrar na plataforma, basta clicar na opção “Benefícios”, localizada no menu que fica na parte inferior da tela, depois ir em “Abono Salarial” e “Consultar”. O trabalhador deve então selecionar o ano-base do benefício e o símbolo de olho, no canto direito superior. Com isso, terá acesso ao número do NIT (Número de Registro do Trabalhador), que equivale ao do PIS.
Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)
A informação também pode ser consultada através do extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), documento que traz informações detalhadas sobre todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias do profissional.
Basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS com o CPF, abrir o menu lateral e selecionar a aba “Certidões, Declarações e Extratos”. O usuário deve tocar então em “Extrato de Contribuições (CNIS)” e em “Baixar PDF” para obter o documento com todas as informações. Nele, será possível ver o número do NIT, correspondente ao PIS.
FGTS
O aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), disponível para Android e IOS, é outro que também indica o número do PIS.
Quem quiser checar a informação por lá, pode entrar com o login Gov.br na plataforma, informando CPF e senha. Na primeira página, uma lista de contratos de trabalho vai aparecer e o usuário deve então ir na opção “Dados do Contrato”, onde informações como ocupação e salário estarão presentes, assim como o número do PIS.
Caixa Trabalhador
No Caixa Trabalhador, também disponível para Android e IOS, a consulta pode ser realizada via CPF. Com a conta ativa, o cidadão precisa inserir o login e a senha, e clicar no menu do canto superior esquerdo da tela. O próximo passo é escolher a opção “Meu NIS”. O número revelado é o mesmo que o do PIS, segundo a Caixa. Ou seja, são nomenclaturas diferentes para o mesmo código.
Publicidade
Na plataforma, o trabalhador pode consultar ainda dados sobre o seguro-desemprego, abono salarial e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Telefone
Quem preferir pode consultar o número pelo telefone 0800 726 0207, atendimento do Caixa Cidadão para assuntos referentes a PIS, Benefícios Sociais, FGTS e Cartão Social. Na ligação, basta informar o CPF. O serviço eletrônico está disponível 24 horas por dia durante toda a semana, já o atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
A Previdência Social também possui um canal dedicado à consulta do PIS. O atendimento está disponível das 7h às 22h, de segunda a sábado, por meio do número 135.