Educação Financeira

Warren Buffett faz 92 anos: conheça as lições do lendário investidor

Confira seis lições de investimentos de um dos maiores investidores do mundo

Warren Buffett faz 92 anos: conheça as lições do lendário investidor
Warren Buffett é um dos maiores investidores do mundo. Foto: REUTERS/Rick Wilking
  • Buffett é o principal acionista da Berkshire Hathaway e construiu sua fortuna investindo em ações seguindo o método do professor Benjamin Graham, para o qual um valor intrínseco a uma ação poderia ser calculado a longo prazo
  • Para Buffett, entender o funcionamento do negócio e saber avaliar como uma empresa conquista os resultados são quesitos fundamentais

Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, faz 92 anos nesta terça-feira (30). O americano nasceu em 1930 em Omaha, Nebraska, e tem uma fortuna estimada em US$ 100 bilhões.

Buffett é o principal acionista da Berkshire Hathaway e construiu sua fortuna investindo em ações seguindo o método do professor Benjamin Graham, para o qual um valor intrínseco a uma ação poderia ser calculado a longo prazo.

O diferencial de Buffett é o tempo. Isso mesmo. Ele investiu e conquistou resultados em tempo bem acima da média. A Berkshire Hathaway teve uma rentabilidade de cerca de 20% ao ano por 56 anos. Confira o e-book especial sobre Warren Buffett.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Foi isso que o transformou no maior investidor de todos os tempos: apesar de entregar uma rentabilidade abaixo de outros grandes investidores, conseguiu fazer isso por quase seis décadas.

Confira seis lições de investimentos de Warren Buffett.

1. Foque o longo prazo

A base dos investimentos de Buffett é justamente o foco no longo prazo. Esse é também o eixo de Graham que, como dissemos, foi o mentor de Buffett.

De acordo com Buffett, os melhores resultados do mercado financeiro acontecem para quem investe levando em conta prazos maiores. A bolsa, apesar de ser uma máquina a curto prazo, é uma balança no longo prazo.

2. Invista no que conhece

Para Buffett, entender o funcionamento do negócio e saber avaliar como uma empresa conquista os resultados são quesitos fundamentais. A orientação dele é que os investidores comecem essa avaliação circulando pelos negócios que já conhecem.

Depois, a sugestão de Buffett é que os investidores verifiquem a qualidade do gerenciamento e também dos resultados financeiros de cada empresa.

Entretanto, é válido ressaltar que nada disso garante que o investidor consiga acertar em todas as decisões. Mas, conforme Buffett, entender o processo é importante para lidar com os erros.

Conheça as lições de investimentos de Warren Buffett. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

3. Busque empresas e preços bons

O megainvestidor também é a favor da estratégia de value investing, ou seja, a busca por empresas de qualidade que, naquele momento, estejam sendo negociadas por preços menores do que realmente valem. Segundo Buffett, a lógica de comprar mercadorias de qualidade em promoção vale para a compra de ações.

4. Não se engane pelo efeito manada

O efeito manada, de acordo com Buffett, é uma ocorrência perigosa na bolsa de valores, pois as movimentações dos preços das ações fazem que os investidores acabem seguindo as escolhas das outras pessoas. O que Buffett sugere é exatamente o oposto.

Publicidade

Na visão do especialista, o melhor momento para investir em uma ação é quando ela ainda não despertou o interesse da maioria. Ele ensina a não comprar os papéis que estão em alta.

5. Estude o mercado financeiro

Fazer investimentos de sucesso exige conhecimento. Por isso, entenda o mercado, organize-se para compreender o assunto e até se dar conta do que não sabe. Buffett avalia que o maior risco é o de não saber o que se faz, portanto é preciso estudar para embasar as decisões da melhor maneira possível. 

Dessa maneira, o megainvestidor diz que as escolhas dele não são baseadas em pressentimento nem em intuição.

6. Não perca oportunidades

Buffett calcula que, na vida, todo mundo terá 20 oportunidades de investir. É fundamental ter consciência de que investir pouco em grandes oportunidades é ruim. Elas devem ser aproveitadas, pois não surgem muitas vezes. Invista grande quando a chance for excelente.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos