Guias gratuitos

E-Investidor | Imposto de renda 2022

Como declarar o Imposto de Renda

Para quem tem dúvidas sobre o seu imposto de renda 2023, preparamos um guia completo em uma linguagem descomplicada para tornar a sua declaração mais simples!

Baixar agora
E-Investidor | Imposto de renda 2022

Imposto de Renda 2023 | Resumo Visual

Saiba quais são os impostos que o investidor precisa pagar para estar em dia com a Receita Federal e outras obrigações tributárias que não podem passar despercebidas.

Baixar agora

Reportagens

Vídeos

Perguntas frequentes

Para declarar os investimentos no Imposto de Renda 2023, o contribuinte deve verificar todas as movimentações de renda fixa, renda variável e ativos digitais até dezembro de 2022. Devem entrar na declaração as aplicações em poupança, fundos de investimento, imóveis, planos de aposentadoria, ações em bolsa e criptomoedas e NFTs. Após reunir todos os dados, basta reportar as movimentações na aba “Bens e Direitos” do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, da Receita Federal.

O prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 será de 15 de março a 31 de maio. Os detalhes das regras para declaração serão divulgados pelo governo no dia 27 de fevereiro.

O recolhimento do imposto já é feito mensalmente para quem investe em ações na B3. Para os investidores que fizeram operações de day trade (ação de compra e venda no mesmo dia), ou scalping (ação de compra e venda em minutos ou segundos) é cobrado 20% em cima do lucro líquido, sem possibilidade de isenção. O recolhimento dos impostos é feito pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), obtido através do portal Sicalc, da Receita Federal.

Os investidores devem reportar na ficha “bens e direitos” as movimentações de criptos cujos ganhos obtidos em um mês superam R$ 35 mil. As regras sobre esse lucro respeitam a tabela de tributação anual progressiva. Em seguida, basta inserir o código do ativo digital específico no grupo 8.

Últimas Notícias

Últimas notícias

Calendário Econômico: Segunda-feira, 29 de abril

Calendário Econômico: Segunda-feira, 29 de abril

Últimas notícias

Calendário Econômico: Terça-feira, 30 de abril

Calendário Econômico: Terça-feira, 30 de abril

Últimas notícias

Calendário Econômico: Quarta-feira, 1º de maio

Calendário Econômico: Quarta-feira, 1º de maio

Eletrobras (ELET6) (Foto: Wilton Júnior/Estadão)
Últimas notícias

Eletrobras (ELET3; ELET6) aprova pagamento de dividendos; veja mais detalhes

Os valores serão pagos em 9 de maio aos acionistas posicionados ao fim do pregão desta sexta-feira (26)