Investimentos

Itaúsa (ITSA4), Petrobras (PETR4) e Via Varejo (VVAR3) são as ações queridinhas do brasileiro

Levantamento feito pela Fliper listou também as classes de investimento com maior alocação

Itaúsa (ITSA4), Petrobras (PETR4) e Via Varejo (VVAR3) são as ações queridinhas do brasileiro
É possível investir em startups diretamente, seja em um projeto ou por meio de um fundo. Foto: Pixabay
  • As ações favoritas dos clientes da plataforma em agosto foram ITSA4 (Itaúsa), PETR4 (Petrobras), VVAR3 (Via Varejo), BBAS3 (Banco do Brasil) e BBDC4 (Bradesco)
  • As ações representam 34,33% de todas as alocações feitas na plataforma durante o mês, o que ilustra que o investidor assumiu que terá de seguir uma estratégia mais arrojada para ampliar o horizonte de ganhos
  • A categoria de renda fixa pós-fixada aparece em segundo lugar no ranking, com 21,26% de alocação, seguida por fundos multimercados, fundos imobiliários e renda fixa indexada à inflação

Na hora de elencar as favoritas entre as ações do brasileiro, o investidor não resiste ao apelo de nomes fortes e setores defensivos.

De acordo com levantamento elaborado pela Fliper, ao qual o E-Investidor teve acesso em primeira mão, as ações preferidas pelos clientes da plataforma, que consolida investimentos de bancos e corretoras, são ITSA4 (Itaúsa), PETR4 (Petrobras), VVAR3 (Via Varejo), BBAS3 (Banco do Brasil) e BBDC4 (Bradesco).

Se isso não chega a surpreender, é mais revelador o dado de que os ativos preferidos pelos usuários foram as ações, que representam 34,33% de todas as alocações feitas na plataforma em setembro. No levantamento anterior, elaborado em julho, esses ativos respondiam por 33,61% do total.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Isso mostra que nem mesmo o clima de incerteza trazido pela pandemia desencorajou o investidor a seguir uma estratégia mais arrojada. Afinal, em ambiente de juros baixos, diversificar em nome de melhores perspectivas de ganho tornou-se imperativo.

Renda fixa também tem espaço

Não é por outra razão que a categoria de renda fixa pós-fixada aparece em segundo lugar no ranking, com 21,26% de alocação, seguida por fundos multimercado, com 17,06%. O top 5 de ativos se completa com fundos imobiliários (8,32%) e renda fixa indexada à inflação (7,43%).

Mais adiante, a lista de alocações preferidas dos brasileiros elenca renda fixa prefixada (3,72%), conta corrente (3,35%), dólar (2,78%) e ouro (1,75%). Essa ordem de preferências não se alterou desde a apuração realizada em julho.

As ações top 5
ITSA4 (Itaúsa)
PETR4 (Petrobras)
VVAR3 (Via Varejo)
BBAS3 (Banco do Brasil)
BBDC4 (Bradesco)

Os fundos preferidos

A plataforma também levantou os fundos de investimento que tiveram maiores alocações em diferentes categorias. Entre os multimercado, o campeão em volume investido foi o Kapitalo Kappa, seguido por Bahia AM Marau, Legacy Capital, Gripen Advisory (SPX Nimitz) e Verde AM Scena.

Na categoria de fundos de ações, o ranking alinha os produtos Alaska Black, Equitas Selection, Brasil Capital 30, Constellation Institucional e Moat Capital.

Já entre os fundos imobiliários, os preferidos dos clientes da Fliper foram XPLG11 (XP Logística), XPML11 (XP Malls), VISC11 (Vinci Shopping Centers), HGLG11 (CSHG Logística) e BCFF11 (BTG Fundo de Fundos).

A Fliper frisa que esse levantamento tem cunho meramente informativo e não significa que a plataforma endosse ou recomende os produtos listados.

Os FII favoritos
XPLG11 (XP Logística)
XPML11 (XP Malls)
VISC11 (Vinci Shopping Centers)
HGLG11 (CSHG Logística)
BCFF11 (BTG Fundo de Fundos)

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos