• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Um ano após reposicionamento, Ágora busca 25% do mercado em 2021

Em entrevista ao Broadcast, Leandro Miranda fala sobre os planos da corretora

Por E-Investidor

27/08/2020 | 20:15 Atualização: 27/08/2020 | 20:15

(Fernanda Guimarães, Teresa Navarro e Cristiane Barbieri/Agência Estado) – Menos de um ano depois de anunciar o reposicionamento da Ágora, a corretora voltada às pessoas físicas do Bradesco (BBDC4) tem crescido forte, mesmo na pandemia. Desde dezembro, o número de clientes aumentou 30%, chegando aos 480 mil. Houve um motivo básico: o juro real quase zerado tem impulsionado os brasileiros a ousarem mais em suas aplicações – e nas formas de investir. Também existiram razões operacionais: uma estratégia abrangente, que envolve tecnologia, treinamento e uma base crescente de operações, entre outras iniciativas. Com esse ritmo acelerado, a meta agora é de abocanhar um quarto do mercado de investimentos do País, até o fim de 2021.

Leia mais:
  • Miranda: "Este é o melhor momento para ajudar o investidor"
  • ‘Não é vergonha ir para a renda fixa’, diz presidente do Bradesco
  • Ágora dá dicas para investidores com perfil arrojado
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para levar adiante o plano, no competitivo ambiente das plataformas de investimento, está Leandro Miranda. No começo do ano passado, ele deixou o banco de investimento do Bradesco para assumir a Ágora, a diretoria de relações com o mercado da instituição financeira, além da área de fundos de private equity e aqueles que investem em startups. “Na Ágora, atendemos não só aos clientes do Bradesco, mas de todo e qualquer banco. O DNA é ser independente, ter liberdade, trabalhar na velocidade e na forma em que o mercado tiver trabalhando. Por isso que se chama Ágora e não Bradesco Corretora”, disse, em entrevista ao Broadcast.

Diante da briga no mercado de agentes autônomos, profissionais que foram a base de crescimento da concorrente e líder XP, a Ágora decidiu apostar em um profissional “híbrido”. Ele nasce com o treinamento dos gerentes das agências bancárias, que tendem a diminuir de número com a maior digitalização – acelerada durante a pandemia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Miranda afirma que esse profissional é livre de conflito de interesses na hora de ajudar o investidor a encontrar a melhor aplicação em um mundo de juros baixos. Isso porque, além de ter mais tranquilidade financeira por ter salário fixo (ao contrário do agente autônomo), ele também recebe o bônus atrelado à produção. “Criamos um novo bicho”, diz. Na eles são chamados de agentes internos de investimento

Com crescimento que Miranda afirma ser “de fintech”, a corretora do Bradesco vem sendo assediada por fundos de private equity e “provocada”, por bancos de investimento para fazer uma abertura de capital na B3. Segundo ele, porém, até aqui, não há decisão nesse sentido. “Temos recebido inúmeras provocações, tanto de bancos de investimento, como de fundos de private equity querendo ser sócios. Inúmeras. Toda semana sento com um ou dois. Temos capital ainda bastante robusto na organização e estamos em uma expansão muito rápida da Ágora. Pode ser que em um determinando momento seja conveniente, mas por enquanto deixaríamos muito dinheiro na mesa”, diz.

Leia, abaixo, os principais trechos da entrevista:

Broadcast – Que mudança a crise causada pela pandemia pode ser uma herança no mundo dos investimentos?

Publicidade

Leandro Miranda – A proteção patrimonial veio para ficar. As pessoas vão ter uma reserva em bancos de primeiríssima linha e de acordo com seu perfil de investimento. O mundo está ainda cheio de incertezas e, nesse momento, ele identifica que é preciso um assessor financeiro. Haverá continuidade e crescimento no investimento em tecnologia, mas isso não vai substituir o assessor (de investimentos). Temos hoje novos investidores em grande número, que estão deslumbrados com os ganhos no mercado acionário. Eles são bombardeados com marketing inverídico e incompleto. É fundamental primeiro impor um ‘legal compliance’ responsável, para que todo e qualquer investidor tenha seu perfil corretamente avaliado.

Broadcast – Como está o desempenho da Ágora após o novo posicionamento, com a Bradesco Corretora ficando com os investidores institucionais e a Ágora voltada às pessoas físicas?

Miranda – Em seis meses batemos todas nossas metas. Tivemos crescimento de 30% da base de clientes, sendo que a meta era de 20%. Houve incremento das negociações de 350%, o dobro da meta. Aumentamos também o número de transação de clientes em 400%. É claro que a pandemia ajudou nesse sentido. Tivemos crescimento de 239% na abertura de novas contas. No ranking da B3, passamos do 10º lugar em termos de negociação em dezembro para 3º no fim de julho. No processo, percebemos que o Next (banco digital do Bradesco) é uma plataforma importante para o crescimento. Hoje, ele tem 3,8 milhões de clientes. A Ágora é a plataforma exclusiva de investimento desse cliente, sem que ele precise mudar de aplicativo.

Broadcast – Como o sr. vê a polêmica em torno dos agentes autônomos?

Publicidade

Miranda – Identificamos uma precificação que acreditamos que não era a correta. Sabemos que o agente autônomo é um representante comercial por conta da exclusividade. Temos agentes, mas queremos crescer por outras vias. Pelo modelo tradicional, os agentes não conseguem pagar suas contas e há um conflito de interesse na hora de se oferecer um produto. Diante disso, montamos no Bradesco um programa que vai ao encontro da tecnologia e do que está acontecendo no mercado. Na pandemia, houve uma aceleração do uso dos canais digitais. Naturalmente, com o tempo, os bancos não vão precisar de ter tantas agências, que acabarão se tornando escritórios de investimentos. Quando olhamos para nossa base de gerentes, percebemos que eles precisam ser treinados para estarem no mesmo níveis de quem trabalha em plataformas. Foi isso o que fizemos. Esses agentes internos de investimento, como os chamamos, conseguem pagar suas contas, ganhar de forma meritocrática seu bônus conforme sua produção, algo que ele busca quando vai ser agente autônomo. E ainda tem uma carreira no Brasil. São mais de 20 mil gerentes no Bradesco.

Broadcast – Qual a dependência da Ágora em relação ao Bradesco?

Miranda – Na Ágora, não atendemos só clientes do Bradesco, mas de todo e qualquer banco. O DNA da Ágora é ser independente, ter liberdade, trabalhar na velocidade e na forma em que o mercado estiver trabalhando. Por isso que se chama Ágora e não Bradesco Corretora. A atualização tecnológica foi violentíssima na plataforma, que tem hoje tecnologia de ponta. A Ágora é uma plataforma híbrida: tem o melhor do banco tradicional, com sua reputação e sistemas de liquidação, com o melhor das corretoras abertas.

Broadcast – Está no planejamento a abertura de capital da Ágora?

Publicidade

Miranda – Temos recebido inúmeras provocações, tanto de bancos de investimento, quanto de fundos de private equity, que querem ser sócios. Toda semana sento com um ou dois. Mas temos capital bastante robusto na organização e estamos em uma expansão muito rápida. Pode ser que em um determinando momento seja conveniente, mas por enquanto deixaríamos muito dinheiro na mesa, porque o crescimento da Ágora é de fintech. Quando se tem um crescimento muito rápido, a primeira rodada de investimento é muito mais barata do que você vai fazer depois de três a seis meses.

Broadcast – Como o sr. vê a concorrência com as fintechs?

Miranda – Não vemos as fintechs como ameaça, mas como parceiras. Elas trazem tecnologia, rapidez, alguns produtos e serviços que demoraríamos mais tempo para atender. Como muitas vezes elas são mono produtos, são mais rápidas. As fintechs foram competitivas em produtos sem tarifas, mas acabaram não sendo rentabilizadas, porque não têm plataforma de investimento, nem banco de investimento, nem foram bem sucedidas em empréstimos. Até agora, não mostraram terem um modelo adequado. Não vimos no Brasil ou no mundo nenhuma fintech bem sucedida com financiamento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • bbdc4
Cotações
19/02/2026 0h09 (delay 15min)
Câmbio
19/02/2026 0h09 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como comprar dólar e pagar menos no exterior: os melhores apps e contas globais para viajar em 2026

  • 2

    BC decreta liquidação do Banco Pleno, de ex-sócio do Master; veja o que fazer se você tem CDB ou dinheiro na instituição

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em queda em dia de liquidação do Banco Pleno, pressão sobre Vale e ata do Fed

  • 4

    Queremos cobrar menos por assinatura e aproximar o investidor, diz CEO da Empiricus

  • 5

    Carnaval: bancos têm modo de proteção para golpes; veja como ativar nos apps

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Ceará: é possível ter desconto no pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Ceará: é possível ter desconto no pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Ceará: veja o calendário de vencimento das cinco parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Ceará: veja o calendário de vencimento das cinco parcelas
Imagem principal sobre o Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Logo E-Investidor
Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Logo E-Investidor
Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Últimas:
Super Sete 812: AS COLUNAS FORAM SORTEADAS; veja os sete números desta quarta (18)
Loterias
Super Sete 812: AS COLUNAS FORAM SORTEADAS; veja os sete números desta quarta (18)

A extração foi realizada pela Caixa Econômica Federal em São Paulo, com transmissão ao vivo no YouTube

18/02/2026 | 21h34 | Por Jéssica Anjos
Dupla Sena 2926: OS NÚMEROS SAÍRAM; veja as dezenas dos dois sorteios de hoje (18)
Loterias
Dupla Sena 2926: OS NÚMEROS SAÍRAM; veja as dezenas dos dois sorteios de hoje (18)

O sorteio foi realizado no Espaço da Sorte, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela Caixa Econômica Federal

18/02/2026 | 21h30 | Por Jéssica Anjos
Resultado da +Milionária 330: O SORTEIO ACABA DE SAIR; veja todos os números dos R$ 24 milhões
Loterias
Resultado da +Milionária 330: O SORTEIO ACABA DE SAIR; veja todos os números dos R$ 24 milhões

A extração da modalidade foi realizada pela Caixa Econômica Federal na noite desta quarta-feira (18)

18/02/2026 | 21h24 | Por Jéssica Anjos
Resultado da Lotomania 2889: saiba quais são os 20 números sorteados nesta quarta (18)
Loterias
Resultado da Lotomania 2889: saiba quais são os 20 números sorteados nesta quarta (18)

A extração aconteceu no Espaço da Sorte, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Caixa

18/02/2026 | 21h22 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador