Publicidade

Investimentos

Ancord reformará prova para agentes autônomos; veja o que está em jogo

Atualmente, são cerca de mil provas realizadas pela Ancord mensalmente

Ancord reformará prova para agentes autônomos; veja o que está em jogo
Foto: Evanto Elements
  • O comitê conta com a participação de instituições contratantes, como XP e BTG, e a Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (Abaai)
  • A Ancord é a responsável pela validação de cursos e eventos que rendem horas de capacitação aos assessores
  • Além do credenciamento, a profissão exige que profissionais se submetam ao Programa de Educação Continuada (PEC)

Por Aramis Merki II – A reformulação da prova de certificação para Agentes Autônomos de Investimentos (AAIs) está em discussão em um comitê e deve ser apresentada em 2023, de acordo com Orlando Junior, gerente de certificação e credenciamento da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), responsável pela aplicação do exame. “Estamos ouvindo os atores do mercado para entender o que é esperado de quem chega no mercado”, afirmou. Ele lembrou que a atualização dependerá também da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O comitê conta com a participação de instituições contratantes, como XP e BTG, e a Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (Abaai), disse Orlando Junior, em painel do evento All Together. Atualmente, são cerca de mil provas realizadas pela Ancord mensalmente e o índice de aprovação está em 48%.

Além do credenciamento, a profissão exige que profissionais se submetam ao Programa de Educação Continuada (PEC). A Ancord é a responsável pela validação de cursos e eventos que rendem horas de capacitação aos assessores. Hoje são 4,5 mil horas de conteúdos da própria Ancord e de parceiros que podem ser validados. “Um terço desses conteúdos são gratuitos para mostrar que o programa é para ajudar o profissional, não estamos aqui para dificultar”, afirmou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Luis Oliva, sócio e diretor da área de educação no BTG Pactual, ressaltou que o PEC tem importância para os clientes por mostrar que o assessor está se reciclando e para a sociedade como um todo. “É um papel importante para a educação financeira. O assessor pode desenvolver, além da parte técnica, como passar o seu conhecimento”, disse.

A educação continuada precisa buscar temas que realmente fazem sentido para o assessor, avalia Tiago Correa, sócio da XP e coordenador da Universidade XP. “A recertificação é uma etapa que precisará ser feita. Então, buscamos colocar na jornada os conteúdos que serão utilizados”, disse. Ele citou que é importante desenvolver habilidades de relacionamento e comunicação para a atividade de assessoria, o que pode ser aprimorado nesta etapa.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos