Publicidade

Investimentos

B3 lança empréstimo de cotas de ETF de renda fixa

O empréstimo do ativo será feito entre dois investidores, com intermédio de uma corretora

B3 lança empréstimo de cotas de ETF de renda fixa
Empréstimo de cotas de ETF de renda fixa é a nova modalidade de investimento da B3. (Fonte: Shutterstock/Kavaleuskaya Aksana/Reprodução)
  • O ETF (exchange-traded fund, na sigla em inglês) consiste em fundo que replica a carteira de um índice da bolsa, como o Ibovespa
  • Quando o investidor aluga a cota desse ativo financeiro, na prática, ele passa a ter acesso aos diversos ativos que formam aquele índice de referência
  • Nesse empréstimo, a B3 transfere temporariamente os ativos de um investidor para o outro, de modo que o tomador do empréstimo deverá pagar ao doador uma remuneração previamente acordada, conforme o prazo estabelecido no contrato

A bolsa de valores do Brasil, a B3, lançou uma nova modalidade de investimento: empréstimo de cotas de ETF de renda fixa. A dinâmica dessa nova alternativa decorre da relação entre uma corretora intermediadora e dois investidores – o que está interessado em emprestar o produto (doador) e o que está interessado em alugar o ativo (tomador).

O ETF (exchange-traded fund, na sigla em inglês) consiste em fundo que replica a carteira de um índice da bolsa, como o Ibovespa. Quando o investidor aluga a cota desse ativo financeiro, na prática, ele passa a ter acesso aos diversos ativos que formam aquele índice de referência.

A celebração do empréstimo de ETF de renda fixa resulta de um contrato. Nessa dinâmica, a B3 transfere temporariamente os ativos de um investidor para o outro, de modo que o tomador do empréstimo deverá pagar ao doador uma remuneração previamente acordada, conforme o prazo estabelecido no contrato.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Atualmente, há sete ETFs de renda fixa listados na B3. No ano passado, o patrimônio líquido sob gestão desses produtos ETFs cresceu 10%, chegando a aproximadamente R$ 4,7 bilhões, com volume médio diário de negócios de R$ 8 milhões, segundo dados da bolsa.

Com esse lançamento, a B3 informou que pretende desenvolver o mercado de ETF de renda fixa e ampliar o número de estratégias com o produto para os investidores.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos