• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Dividendos em dobro ou risco em dobro? A verdade por trás de BBAS3 e BBSE3

Ações sofrem preconceito do mercado à espera de sinais de recuperação nos balanços; cautela ou oportunidade de compra?

Por Katherine Rivas

29/07/2025 | 3:00 Atualização: 31/07/2025 | 17:50

(Foto: Adobe Stock)
(Foto: Adobe Stock)

Na jornada da renda passiva, quem investe em setores perenes pode esbarrar neste dilema: faz sentido ter Banco do Brasil (BBAS3) e BB Seguridade (BBSE3) juntos na carteira? É diversificação ou sobreposição?

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A dúvida cresceu com a desvalorização das ações, puxada pela crise no agronegócio e pela inadimplência que atingem o BB, mas também respingam na seguradora.

Para quem já tem os dois papéis, o que fazer? Concentrar em BBSE3? Trocar por outros bancos e seguradoras? Comprar mais ou só se deitar em posição fetal, chorar e esperar?

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A situação do Banco do Brasil é delicada e deve demorar a se resolver. Os balanços do 2º trimestre, que saem em agosto, podem mudar o jogo. A BB Seguridade divulga primeiro, no dia 4, mas os olhares estão no Banco do Brasil, dia 13 — data que pode estancar as perdas ou abrir espaço para mais quedas. No fundo do poço, às vezes, tem alçapão.

Até quando dura a novela do Banco do Brasil?

O cenário segue incerto e há quem seja mais pessimista. O consenso é que os problemas persistem até dezembro, com chance de se estenderem em 2026. “A inadimplência no agronegócio vai pressionar os resultados do Banco do Brasil em 2025. A depender de algumas condições, é possível uma normalização parcial ao longo de 2026”, diz Milton Rabelo, analista da VG Research.

Jayme Simão, sócio-fundador do Hub do Investidor, lembra que o ciclo do crédito rural é mais longo, o que torna a recuperação naturalmente mais lenta.

Entre os mais céticos está Bruno Oliveira, analista do Vida de Acionista, que vê a crise atual como sem precedentes — algo comparável apenas à grande crise do agro de 70 anos atrás.

Um dos agravantes, segundo a própria gestão do BB, é o crescimento dos pedidos de recuperação judicial. Escritórios de advocacia têm incentivado produtores rurais a usar esse caminho, o que impede o banco de executar as garantias previstas nos contratos.

Publicidade

Para Oliveira, sem uma solução rápida à vista, o cenário tende a se arrastar. “Isso pode se estender além de alguns poucos trimestres, envolvendo ainda 2026. Tudo depende da capacidade da gestão do BB em encontrar saídas que encurtem a crise.”

O banco afirmou a analistas do BTG que está adotando concessões de crédito com alienação fiduciária para conter o avanço das recuperações judiciais. Rabelo vê essa medida como positiva para o médio e longo prazo, mas com impacto limitado no curto.

Payout e calendário de proventos do BB podem cair por terra?

No início do ano, o BB trabalhava com um payout (parcela do lucro destinada a proventos) entre 40% e 45%, com tendência de entregar o teto. Mas, após o 1º trimestre, tudo mudou: diante da crise, o banco passou a operar com 40%.

Com a piora esperada para o balanço do 2º trimestre, especialmente na carteira do agro e de pequenas e médias empresas, já há quem projete um payout mais conservador, entre 30% e 35%.

É o caso do BTG, que estima um Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) entre 10% e 13%, ante os 16,7% do 1º TRI25. Para preservar capital, o banco pode reduzir o payout ou vender ativos da carteira de crédito.

Publicidade

O receio agora é que o tradicional calendário de 8 pagamentos por ano também entre em xeque. Há analistas que consideram possível sua descontinuidade em 2026, caso o cenário siga negativo.

Para Regis Chinchila, head de research da Terra Investimentos, os dividendos podem oscilar, mas seguem como pilar da atratividade da ação. Ele estima payout entre 35% e 40% nos próximos trimestres, o que ainda garantiria um dividend yield acima de 7%, competitivo no mercado.

“Não vemos risco de suspensão dos 8 pagamentos em 2026. Com a normalização da inadimplência e melhora fiscal, pode haver revisão positiva da política de dividendos”, diz Chinchila.

Já Simão é mais pessimista e vê como plausível que os 8 pagamentos não se repitam em 2026, embora o dividend yield siga atrativo mesmo com payout menor. Rabelo também vê espaço para corte do payout até 30%, mas não aposta no fim dos pagamentos recorrentes.

BB Seguridade é realmente impactada?

As ações da seguradora já sofreram com o efeito da crise do Banco do Brasil, o que levanta dúvidas entre investidores: há risco de contratos rurais não serem renovados com produtores? E isso poderia respingar nos seguros da BB Seguridade?

Publicidade

Victor Bueno, sócio e analista da Nord Research, diz que essa preocupação é real e tem pressionado os papéis de BBSE3 nos últimos meses. “A BB Seguridade não cumpriu sua principal meta de guidance (projeção) sobre emissão de seguros, o que acende alerta para os próximos trimestres.”

Outro ponto de atenção, segundo Bueno, é a renovação do contrato com o Banco do Brasil, que permite à seguradora usar os balcões e canais do banco estatal para vender seus seguros. O contrato vence em 2033 e, embora já haja sinalizações de renovação, a incerteza segue no radar.

Rabelo, da VG, lembra que, apesar de mais resiliente que o BB — já que se beneficia dos juros altos — a seguradora depende muito da distribuição via banco estatal. “Mesmo com cenário mais construtivo para os resultados da BB Seguridade, os desafios do BB afetam negativamente algumas linhas de receita da seguradora”, comenta.

Ele destaca que, no 1º TRI25, a emissão de seguros rurais caiu 40% por causa da inadimplência no crédito agrícola.

Publicidade

Apesar disso, os dividendos da BB Seguridade parecem pouco afetados. Segundo Rabelo, a crise pode respingar no lucro, nas linhas de negócio, mas não compromete a distribuição de proventos.

Bueno concorda. A BB Seguridade já anunciou R$ 4 bilhões em dividendos para o segundo semestre, algo perto de R$ 1,94 por ação, o que dá um dividend yield acima de 5%. “Anualizando, o dividend yield seria de 12%. Não vemos os proventos comprometidos, continua com bons resultados”, afirma.

Oliveira, do Vida de Acionista, vai além: considera o impacto imaterial na seguradora. Ele explica que boa parte dos seguros do agronegócio da BB Seguridade são ressegurados, o que reduz bastante o risco, ainda que também limite o lucro.

“Se o cliente deixa de pagar o seguro, o serviço é interrompido. Isso não gera prejuízo, mas sim redução de receita, aspectos que são bem diferentes no balanço”, observa Oliveira.

Publicidade

Ele lembra que a BB Seguridade tem receitas operacionais diversificadas, com atuação em segmentos como vida, prestamista, habitacional, rural, residencial e empresarial. “Sem contar o resultado financeiro, que é turbinado por juros a 15%.”

Vale a pena ter BBAS3 e BBSE3 na carteira?

Os analistas consultados divergem. Para casas como VG Research e Terra Investimentos, BBAS3 e BBSE3 são ativos complementares em uma carteira de renda.

Chinchila vê no Banco do Brasil maior potencial de valorização no longo prazo, enquanto a BB Seguridade oferece previsibilidade e estabilidade nos dividendos. “Ter as duas equilibra risco e retorno, dilui exposição e fortalece uma carteira mais defensiva e diversificada”, defende.

Já Bueno pondera que em um cenário mais estável até faria sentido, mas hoje o risco do Banco do Brasil pesa. “O momento não favorece carregar BBAS3.”

Cleide Rodrigues, analista-chefe da Money Wise Research, é mais crítica. Para ela, ter os dois papéis é sobreposição. “Apesar dos modelos de negócio diferentes, banco e seguradora compartilham a mesma origem e base de receitas: o Banco do Brasil”, afirma. Segundo ela, se o BB vai bem, a BB Seguridade tende a acompanhar e o contrário também vale.

“É apostar duas vezes na mesma estrutura. A BB Seguridade usa o canal do BB para vender seguros, previdência, capitalização”, explica Rodrigues. Impactos operacionais ou políticos no BB podem refletir diretamente na seguradora.

Simão concorda e acredita que atualmente se expor a ambas as empresas seria duplicar o risco de forma desnecessária.

Hora de trocar Banco do Brasil por BB Seguridade?

Alguns analistas defendem a troca de BBAS3 por BBSE3 ou, caso o preço médio da posição em BBAS3 esteja desfavorável, ao menos focar novos aportes na seguradora.

Para Oliveira, BB Seguridade oferece mais margem de segurança. Segundo ele, a empresa consegue remunerar o acionista de forma sustentável e é hoje a melhor seguradora da Bolsa. Ele destaca que a companhia tem ótimas características para o cenário atual, com lucros crescentes desde 2016, resiliência à oscilação dos juros, payout elevado frequentemente acima de 80% e capacidade de manter rentabilidade mesmo diante de eventos extremos como a tragédia no Rio Grande do Sul, crise no agronegócio e fenômenos climáticos como El Niño e La Niña.

“Se o investidor estiver com lucro em Banco do Brasil e busca mais segurança, a troca por BB Seguridade faz sentido. Mas, como poucos atendem a esse perfil, o melhor pode ser aguardar os balanços do 2º TRI das duas empresas”, aconselha.

Bueno, da Nord, acredita que vender BBAS3 no prejuízo não compensa, mas vê BB Seguridade como uma grande oportunidade, especialmente por conta do dividend yield projetado na casa dos dois dígitos. “Mesmo com o cenário pressionado, a seguradora entregou bons resultados no 1º TRI e deve seguir forte em proventos”, avalia.

Negociada perto de R$ 33, com múltiplo P/L (preço sobre lucro) em torno de 8 vezes, a ação também enfrenta alguma resistência no mercado. Alguns analistas enxergam pouco espaço para valorização, ainda que reconheçam o apelo em dividendos. É o caso da Terra Investimentos e do Hub do Investidor, que têm visão neutra para o papel e indicam preço  máximo de compra de até R$ 38.

Vale comprar BBSA3 ou BBSE3? Recomendações dos analistas

Ação Dividend yield projetado próximos 12 meses Preço-teto de compra Recomendação Quem recomenda?
Banco do Brasil (BBAS3) 9% R$ 27,00 Compra VG Research
Banco do Brasil (BBAS3) 7% até 8% R$ 26,00 Compra Terra Investimentos
Banco do Brasil (BBAS3) 8,00% R$ 22,00 Compra Hub do Investidor
Banco do Brasil (BBAS3) 8.20% R$ 20,63 Neutra Vida de Acionista

Fonte: levantamento E-Investidor com analistas

Ação Dividend yield projetado próximos 12 meses Preço-teto de compra Recomendação Quem recomenda?
BB Seguridade (BBSE3) 10,50% R$ 38,00 Compra VG Research
BB Seguridade (BBSE3) 8% até 9% R$ 38,00 Neutra Terra Investimentos
BB Seguridade (BBSE3) 10,00% R$ 37,00 Neutra Hub do Investidor
BB Seguridade (BBSE3) 12.05% R$ 50,63 Compra Vida de Acionista
BB Seguridade (BBSE3) 11.8% R$ 40 Compra Nord Research

Fonte: levantamento E-Investidor com analistas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Agronegócio
  • Banco do Brasil (BBAS3)
  • BB Seguridade (BBSE3)
  • dividend yield
  • Dividendos
  • renda passiva
  • viver de renda
Cotações
14/12/2025 7h54 (delay 15min)
Câmbio
14/12/2025 7h54 (delay 15min)
Banco do Brasil (BBAS3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso

  • 2

    MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?

  • 3

    13º salário 2025: segunda parcela cai até dia 19; veja quanto você vai receber na calculadora do E-Investidor

  • 4

    Os melhores cartões de crédito para viagens internacionais: compare custos e vantagens de mais de 80 opções

  • 5

    Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) lidera altas e Vivara (VIVA3) sobe com troca de CEO; Cosan (CSAN3) cai 2%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Logo E-Investidor
Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Imagem principal sobre o Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Imagem principal sobre o Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Logo E-Investidor
Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Imagem principal sobre o Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Logo E-Investidor
Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Últimas: Investimentos
Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso
Investimentos
Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso

O Serpros, entidade de previdência complementar do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), se manifestou sobre reportagem do E-Investidor a respeito do Macam Shopping FII

12/12/2025 | 15h40 | Por Jenne Andrade
Heineken acerta as contas com fundo imobiliário após atrasar dois meses aluguel
Investimentos
Heineken acerta as contas com fundo imobiliário após atrasar dois meses aluguel

Regularização dos aluguéis gera impacto positivo de R$ 0,16 por cota no fundo; Heineken classifica atraso como “pontual”

12/12/2025 | 09h51 | Por Daniel Rocha
MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?
Investimentos
MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?

Analistas ponderam que medida pode elevar ROE do banco para 15% já no próximo ano e o dividend yield até 8%; vale o voto de fé?

12/12/2025 | 05h30 | Por Katherine Rivas
TRXF11 amplia portfólio e compra cinco galpões logísticos por R$ 402,8 milhões
Investimentos
TRXF11 amplia portfólio e compra cinco galpões logísticos por R$ 402,8 milhões

Imóveis ficam localizados nas principais regiões do País para o segmento logístico; conheça os detalhes dos ativos

11/12/2025 | 10h08 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador