Publicidade

Investimentos

Veja os BDRs de ETFs que superam o desempenho da Selic em 12 meses

Esses ativos são recibos emitidos no Brasil que possuem como lastro cotas de fundos de índice

Veja os BDRs de ETFs que superam o desempenho da Selic em 12 meses
Conheça BDRs de ETF que superaram o desempenho da Selic nos últimos 12 meses. Foto: Adobe Stock

Diferentes BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETF (fundos de índice) têm superado com folga o desempenho da Selic nos últimos doze meses. É o que indica um levantamento do Grana Capital, que monitorou 44 ativos do tipo até o final de agosto.

Dentre os produtos analisados pela plataforma, apenas um teve desempenho insatisfatório, com rendimento de 6,79% em doze meses, bem abaixo da taxa básica de juros brasileira, que rendeu 11,6% no mesmo período. Esse ativo de pior performance é o Ishares Msci China Etf Bdr (BCHI39), que busca acompanhar a variação do índice MSCI China, composto por 730 papéis de grandes e médias empresas do país asiático.

Os demais 43 fundos estrangeiros negociados na B3 e monitorados pelo Grana Capital tiveram ganhos entre 13,69% e 53,76% no intervalo analisado. Para se ter ideia, o S&P 500, um dos principais índices do mercado acionário americano, avançou 25,3% nos últimos doze meses, de 4.507 para 5.648 pontos. Nesse tipo de comparação, 32 dos 44 BDRs de ETF analisados tiveram um desempenho superior ao do S&P 500.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Vale lembrar que os BDRs de ETF são recibos emitidos no Brasil que possuem como lastro cotas de ETFs, fundos de investimento atrelados a índices estrangeiros. O investidor que adquire um BDR não compra diretamente as cotas do fundo no exterior. Na verdade, ele negocia na B3 sem precisar abrir uma conta fora do País.

Assim, por intermédio de um BDR de ETF, é possível investir em várias empresas estrangeiras de uma única vez, em vez invés de comprar ativo por ativo de cada uma delas. Esses produtos, portanto, ampliam a possibilidade de diversificação do portfólio.

Na avaliação do CEO do Grana Capital, André Kelmanson, o bom desempenho dos BDRs de ETFs está relacionado com a alta das ações nos Estados Unidos e a valorização do dólar em relação ao real. “A perspectiva de queda dos juros nos EUA também impulsionou a renda variável internacional”, diz.

Na última quarta-feira (18), o Federal Reserve (Fed) decidiu cortar a taxa de juros americana em 50 pontos-base, para a faixa entre 4,75% e 5,00% ao ano. A decisão foi tomada por 11 votos a 1. Agora o mercado consolida a aposta de que a autoridade monetária entregará uma redução acumulada de 75 pontos-base nas taxas até o final de 2024, conforme o monitoramento da plataforma Fed Watch, do CME Group.

Abaixo, reunimos os 10 BDRs de ETFs campeões de rendimento, de acordo com o Grana Capital:

Publicidade

Quem se saiu melhor em rentabilidade foi o iShares US Financials (BIYF39), que trouxe um retorno de 53,75% nos últimos doze meses. O fundo busca acompanhar a variação do índice Dow Jones U.S. Financials Capped, que mede o desempenho das ações de empresas americanas pertencentes à indústria financeira.

Já o BDR de ETF com melhor dividend yield (DY) – rendimento via dividendos – no período foi o Global X Silver Miners (BSIL39), cujo DY foi de 0,89%. Ele segue a variação do índice Solactive Global Silver Miners Total Return Index, que reflete o desempenho da indústria de mineração de prata.