Investimentos

Bridgewater: “Investidores devem priorizar o impacto do seu capital”

Para Carsten Stendevad, co-chefe de investimentos sustentáveis, a estratégia requer novos dados e ferramentas

Bridgewater: “Investidores devem priorizar o impacto do seu capital”
Carsten Stendevad, co-chefe de investimentos sustentáveis na Bridgewater Associates (Foto: Bridgewater Associates)
  • Não é de hoje que as maiores gestoras do mundo têm alertado sobre como a transição para uma economia de baixo carbono pode afetar as carteiras de investimentos
  • Para o Bridgewater, maior fundo de hedge do mundo, gerido por Ray Dalio, esse movimento exige que o preço do carbono entre no radar e seja monitorado
  • Em entrevista exclusiva ao E-Investidor, co-chefe de investimentos sustentáveis da gestora global sugere uma alocação estratégica com ativos de proteção à inflação, como commodities

Nunca foi tão urgente para os mercados globais a necessidade de lidar com as mudanças climáticas. Não é de hoje que as maiores gestoras do mundo têm alertado sobre como a transição para uma economia de baixo carbono pode afetar as carteiras de investimentos.

Na prática, as emissões de carbono agravam os impactos físicos no ambiente e as condições de risco se tornam mais desafiadoras para serem precificadas pelo mercado. Ou seja, se a transição climática acontecer de forma mais ou menos acelerada, por exemplo, os portfólios podem ser afetados ainda no curto prazo.

Para o Bridgewater, maior fundo de hedge do mundo com um patrimônio aproximado de US$ 150 bilhões, e gerido por Ray Dalio, esse movimento exige que o preço do carbono entre no radar e seja monitorado. A consequência de ficar para trás pode refletir em problemas para a estabilidade financeira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Existe o risco de uma pressão inflacionária. A precificação do carbono tem o potencial de aumentar os preços da energia e, por sua vez, os preços de bens e serviços em toda a economia”, disse Carsten Stendevad, co-chefe de investimentos sustentáveis da Bridgewater Associates, durante uma rara entrevista que durou alguns minutos. Para mitigar esse risco, o estrategista sugere aos investidores globais uma alocação estratégica com ativos de proteção à inflação, como commodities.

A principal mensagem do gestor é sobre a importância de tentar entender como as questões sociais e ambientais afetam o desempenho financeiro dos portfólios. “Mesmo que você não se importe, o mundo ao seu redor se importa cada vez mais. E como o que os demais fazem afetará sua carteira, todos precisam estar atentos”, afirma Stendevad.

Veja os principais trechos da entrevista:

E-Investidor – Os investimentos sustentáveis somam mais de US$ 4 trilhões em ativos no mundo. Qual a sua avaliação sobre o investidor que ainda não percebeu a potência entre o capitalismo e a sustentabilidade?

Carsten Stendevad – Quando tive contato pela primeira vez com investimentos sustentáveis, há cerca de 10 anos, nunca pensei que o setor pudesse atingir essa magnitude. Os investidores devem pelo menos tentar entender como as questões sociais e ambientais afetam o desempenho financeiro de suas carteiras. Os objetivos e ações dos diversos agentes econômicos – governos, empresas, consumidores e cada vez mais também investidores – são muito impulsionados por aspectos ambientais e sociais. Portanto, mesmo que você não se importe com essas questões, o mundo ao seu redor se importa cada vez mais. E como o que os demais fazem afetará sua carteira, todos precisam estar atentos.

Publicidade

Alocar capital nesses ativos garante resultados sustentáveis para as empresas? 

Stendevad – A influência de fatores sociais e ambientais nos retornos financeiros não leva necessariamente a uma maior alocação de capital em direção a resultados sustentáveis. E é aí que vemos mais e mais investidores dizerem: “Não quero apenas grandes retornos ajustados ao risco, mas também quero direcionar de forma clara o capital para instituições ou resultados sustentáveis e distanciá-lo de instituições que não são sustentáveis”.

Acredito que os investidores podem contribuir de modo significativo para solucionar problemas sociais e ambientais quando escolhem priorizar o impacto de seu capital, além de seus objetivos financeiros. Mas isso é difícil e requer novos dados, ferramentas, capacidades analíticas e estratégias para a construção da carteira. Essa é a jornada na qual nós e muitos outros investidores estamos.

Qual o impacto das mudanças climáticas nas principais economias do mundo?  

Stendevad – Há impactos físicos e de transição. Como eles afetam as principais economias do mundo depende das escolhas que governos, empresas e indivíduos fizerem nos próximos anos e décadas. Se fizermos pouco para a transição à economia de zero carbono, a maior consequência provavelmente serão as mudanças físicas. As estimativas de especialistas quanto ao impacto econômico – desde consequências como aumento de temperatura, secas, intensificação de tempestades etc. – variam muito, mas [as mudanças climáticas] podem ser um obstáculo importante para o PIB ao longo deste século, mesmo para os Estados Unidos e a China.

Publicidade

E o efeito de curto prazo?

Stendevad – No futuro próximo, o maior impacto virá das medidas políticas adotadas para mitigar e/ou adaptar-se às mudanças climáticas, seja a precificação do carbono, restrições aos combustíveis fósseis, subsídios para energias alternativas ou vários tipos de despesas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Essas escolhas de medidas relacionadas à transição para a economia de zero carbono provavelmente afetarão economias e mercados mais rapidamente do que os aspectos físicos das mudanças climáticas.

Os mercados já estão precificando esse risco ou essa preocupação ainda não se tornou uma prioridade dos investidores?

Stendevad – Determinar como um conceito tão amplo é precificado em todos os mercados é muito complexo e difere muito entre regiões e setores. Por isso, ajuda a dividir uma questão tão grande em outras mais manejáveis – por exemplo, a dúvida de como várias políticas climáticas governamentais podem ser vistas e quais as implicações de tais políticas climáticas nas economias e ativos. Por exemplo: o que aconteceria ao crescimento e à inflação se as políticas de redução de carbono fossem aplicadas?

Se as emissões continuarem no mesmo nível de hoje, qual será o efeito no mercado e na carteira dos investidores globais? 

Publicidade

Stendevad – Se fizermos pouco para a transição à economia de zero carbono nas próximas décadas, a maior consequência provavelmente serão as mudanças físicas. As estimativas de especialistas a respeito do impacto econômico das mudanças físicas (como aumento da temperatura, secas, intensificação das tempestades, etc.) variam muito. Há muita incerteza científica aqui e ser preciso é impossível, mas isso poderia ser um obstáculo importante para o PIB ao longo deste século, mesmo para os EUA e a China. No entanto, fazer previsões econômicas para futuros muito distantes é um desafio e dependerá de como nos adaptamos às mudanças climáticas e se teremos avanços tecnológicos sustentáveis.

Apesar de ser evidente a necessidade de fazer mudanças para um mundo mais sustentável, também existem riscos de transição ao longo desse processo. Você poderia apontar quais são eles e o que é possível fazer para reduzi-los?

Stendevad – Fizemos muitas pesquisas a respeito disso. Concordamos que há uma necessidade urgente de fazer a transição para uma economia de uso reduzido de carbono e que há riscos para as carteiras, dependendo de como essa transição aconteça. Existem muitos instrumentos diferentes disponíveis para ajudar na transição: de investimentos para ajudar a avançar a tecnologia verde, gastos governamentais em infraestrutura verde, regimes de precificação de carbono, medidas para restringir o fornecimento de carvão e outros combustíveis fósseis. Embora cada um desses recursos tenha o potencial de ajudar a reduzir as emissões globais, cada um também tem seu próprio conjunto distinto de implicações para economias, mercados e carteiras, tanto impactando variáveis macro como crescimento e inflação, quanto criando vencedores e perdedores específicos em uma variedade de mercados de commodities, setores de ações etc.

Mas qual é o maior risco que o investidor deve monitorar neste momento?

Stendevad – Um risco para o qual chamaríamos a atenção em particular é o de uma pressão inflacionária. A precificação do carbono, por exemplo, tem o potencial de aumentar os preços da energia e, por sua vez, os preços de bens e serviços em toda a economia. Apenas como um exemplo, achamos que, para muitos investidores globais, os ativos de proteção à inflação são uma medida para reduzir um possível risco que percebemos.

Publicidade

São muitas as maneiras de ir do nosso mundo atual para um mais sustentável. Cada “estratégia” pode resultar em um ambiente macroeconômico diferente, afetando variáveis econômicas como crescimento e inflação. Você poderia explicar com quais cenários a Bridgewater trabalha atualmente?

Stendevad – Boa parte da pesquisa que fizemos é sobre os quatro pontos a seguir e, juntos, eles capturam bastante da dinâmica que vemos hoje: Avanço da tecnologia verde aumenta a produtividade e estimula investimentos consideráveis do setor privado; Gastos do governo em infraestrutura verde, isso reduz o custo da energia renovável, acelerando a transição. É provável que o aumento dos gastos diretos do governo exerça pressão para cima do crescimento e da inflação; Precificação do carbono, aumenta o custo da emissão de gases de efeito estufa. Isso é, por natureza, inflacionário – pois o mecanismo pelo qual opera está aumentando os custos das atividades atuais para desencorajá-la. Por fim, a restrição de oferta, que força as instituições a reduzirem o consumo de combustíveis fósseis. A escassez de energia provavelmente desacelerará o crescimento econômico (já que algumas atividades não são substituídas por alternativas mais sustentáveis).

Quais são as iniciativas da Bridgewater a favor do clima e economia de baixo carbono? 

Stendevad –  Estamos usando ativamente nossos pontos fortes em pesquisa macroeconômica e construção de carteiras com o objetivo de criar soluções de investimento para nossos clientes que atendam seus objetivos de sustentabilidade. Vemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como um modelo global de sustentabilidade e estamos criando carteiras de acordo com essas diretrizes. Construir tais carteiras sustentáveis é uma tarefa desafiadora, mas crucial, e estamos empregando todo o poder da capacidade de pesquisa da Bridgewater para o desafio.

Há planos de lançar novos fundos focados nessa agenda?

Publicidade

Stendevad – Estamos em uma jornada de longo prazo para criar belas carteiras sustentáveis. Nosso foco inicial era construir uma alocação estratégica sustentável de ativos e estamos pesquisando ativamente outras estratégias.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos