Investimentos

Em evento, Carol Paiffer dá dicas de como construir um patrimônio

Na avaliação da CEO da Atom S/A, os brasileiros precisam aprender a investir de forma inteligente

Em evento, Carol Paiffer dá dicas de como construir um patrimônio
Carol Paiffer, CEO da Atom S/A, foi uma das palestrantes do Gramado Summit de 2023
  • Carol Paiffer, CEO da Atom S/A e colunista do E-Investidor, foi uma das palestrantes da edição do Gramado Summit de 2023
  • Durante evento, Paiffer ressaltou que os brasileiros precisam mudar a cultura do endividamento para a cultura do investimento
  • A busca por diversificar a sua fonte de renda, seja por meio de imóveis ou pela bolsa de valores, é a principal saída para mudar essa cultura

Aprender a poupar costuma ser o primeiro passo a ser feito pelos brasileiros que desejam aumentar o seu patrimônio. Com essa reserva na conta, as pessoas têm maior liberdade para buscar os investimentos mais adequados.

O problema é que qualquer decisão precipitada pode levar o investidor no sentido contrário ao seu objetivo.

Essa foi uma das mensagens de Carol Paiffer, CEO da Atom S/A, durante a sua participação no Gramado Summit 2023, conferência de tecnologia e empreendedorismo, nesta quarta-feira (12). “A sua hora vale muito e é preciso sempre colocar isso no seu radar. Quer construir um patrimônio de forma inteligente? Olhe para o valor da sua hora”, aconselhou Paiffer.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A ênfase dada por ela traz um alerta aos brasileiros para não perderem “tempo” com investimentos de alto risco e com baixo retorno. “Qualquer decisão errada com o seu dinheiro significa 10 passos para trás”, ressaltou. O caminho é buscar conhecer cada tipo de investimento antes de aplicar o seu dinheiro para enxergar as principais oportunidades de lucro no curto, médio e longo prazo.

No caso da bolsa de valores, o foco deve estar voltado para as empresas consideradas de valor. Ou seja, aquelas que entregam bons resultados e pagam bons dividendos aos acionistas. No entanto, quando se olha para os investimentos, como as startups, a lógica ganha outra dinâmica.

“Investir em startup não é colocar o seu dinheiro em qualquer projeto e ver no que pode dar”, afirmou Paiffer durante palestra. Antes, o investidor precisa entender o modelo de negócio para avaliar a sua sustentabilidade e o potencial de retorno no médio e longo prazo.

Já em relação às franquias, o objetivo deve ser pautado por outro viés. “Você precisa olhar para dois pontos: qual é a margem de retorno e se precisa ou não estar presente no dia a dia da franquia”, ressalta.

Segundo Paiffer, como as franquias oferecem ao investidor a diversificação da sua fonte de renda, os negócios que exigem a presença do investidor diariamente não devem ser vistos como uma alternativa interessante. “A gente precisa querer trabalhar menos de forma inteligente e olhar para franquias que sejam fáceis de replicar”, recomendou.

Publicidade

O Gramado Summit 2023 é uma conferência de inovação tecnológica e de empreendedorismo com sete palcos que devem receber mais de 200 palestrantes e mais de 500 expositores na feira de negócios. O evento começou nesta quarta-feira (12) e segue até esta sexta-feira (14) no Serra Park, centro de convenções da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos