Publicidade

Investimentos

Como investir em Cannabis no Brasil?

A cannabis veio para ficar, mas a oferta de produtos no País ainda avança a passos lentos

Como investir em Cannabis no Brasil?
Cannabis tem sido cada vez mais pesquisada para uso medicinal. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • A Cannabis compõe um mercado bilionário que cresce rapidamente, mas fatores políticos impedem a liberação plena dos usos industriais e atrasam o desenvolvimento do setor.
  • No Brasil, há apenas dois fundos ligados a esse mercado e disponíveis para o grande público investir.

Falar de cannabis exige cuidado. O tema desperta opiniões “calorosas”, quase sempre oriundas do uso recreativo. A polarização é tão grande que o estigma atinge até outros usos possíveis da planta, como o farmacêutico, o cosmético e o têxtil.

Há países em que a carga moral sobre o assunto existe, mas não paralisa o setor. Dessa forma, o Estado regula e recolhe impostos, dando estímulos e segurança para o desenvolvimento de um mercado bilionário cuja expansão anima também investidores, seja em fundos ou empresas com capital aberto na bolsa de valores.

Mas e no Brasil, qual é a situação atual? É possível investir em Cannabis? Faz sentido optar por esse setor em um país marcado pela lentidão de pautas mais conservadoras?

Conheça o mercado da Cannabis

O cânhamo está entre os principais usos industriais da Cannabis. (Fonte: Terre Di Cannabis/Pixabay/Reprodução)

A cannabis está entre os pontos mais controversos do debate social: o peso que se dá à palavra “maconha” é suficiente para apresentar o lugar que ela ocupa no imaginário da população. Mas por que isso ocorre, já que existem bons motivos para levar a planta a sério, a exemplo das propriedades medicinais que oferece?

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Thiago Ermano, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN), a dificuldade engloba um arranjo delicado: política, preconceito e baixo interesse científico, econômico e social. Ocorre que, por trás dessas camadas, há um mercado bilionário. Ermano diz ainda que, caso se legalize o uso industrial do cânhamo e o uso farmacêutico da cannabis, sem entrar no impacto da liberação para uso recreativo, já se abre um nicho de mercado significativo.

O Brasil pode atingir a marca de US$ 30 bilhões por ano, com a implementação de parques agrícolas e industriais, orientações e benefícios governamentais”,  avalia. A fatia é tão alta quanto os usos possíveis da cannabis: medicamentos, cosméticos e construção civil. É por isso que já há dezenas de países que permitem o cultivo controlado, como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Uruguai, França, Israel, Suíça, Dinamarca e Austrália.

E o Brasil?

Para se ter ideia do tamanho desse mercado, a estruturação dele representaria cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, que vem trabalhando na casa do trilhão desde o início da década. O País, porém, avança a passos lentos, perdendo mercado e desidratando uma cadeia de investimentos.

Hoje, farmácias já são autorizadas a vender remédios à base de cannabis. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, em 2019 e por tempo determinado, que empresas certificadas em Boas Práticas de Fabricação pudessem fazer a produção e vendê-la no varejo.

Ermano acrescenta que, até o terceiro semestre deste ano, outros itens podem ter fabricação e venda liberadas pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ainda que se trate de uma tendência definitiva, a incerteza em relação à governança no setor e a falta de investimentos público em pesquisa atrasam o País. 

A título de comparação, os 37 governadores dos Estados Unidos que permitiram o uso de cannabis para fim medicinal poderão movimentar cerca de US$ 33 bilhões, de acordo com o diretor da VerdeMed, Fabio Lampugnani. Até o fim do ano, o setor deve contar com mais de 400 mil vagas de trabalho apenas no país norte-americano.

Publicidade

Leia também: Por que a pandemia cravou uma revelação para a indústria da cannabis

Rodrigo Knudsen, gestor de fundos da Vitreo, acredita que há um custo na lentidão, mas a sociedade brasileira levará algum tempo até se ambientar com esse novo fenômeno. “A resistência ocorre porque a planta ainda é vista como uma droga psicotrópica e recreativa, mesmo que o canabidiol, que integra a cannabis, não tenha essa propriedade. Mas as novas gerações chegam com mais informação, então a longo prazo há boas perspectivas”, diz.

Saiba como investir em Cannabis no Brasil

O uso farmacêutico é o principal responsável por diminuir a resistência à Cannabis na opinião pública. (Fonte: CBD Infos/Pixabay/Reprodução)

Quem quer investir em cannabis no Brasil deve recorrer aos fundos de investimento. Knudsen explica que a Vitreo tem dois tipos de serviço: o Vitreo Canabidiol, apenas para investidores qualificados, e o Vitreo Cannabis Ativo, aberto para investidores mais leigos. Cerca de 40% do portfólio dos fundos estão nas maiores empresas estadunidenses do setor canábico.

A XP também oferece um fundo do gênero. Segundo a corretora, o Trend Cannabis investe em um fundo estadunidense chamado ETFMG Alternative Harvest, o maior e mais líquido entre os negociados na bolsa do País. O ativo financia processos de cultivo legal, produção, marketing ou distribuição de produtos de Cannabis, tanto para fins medicinais quanto não medicinais.

O cenário é bastante diferente de mercados mais maduros. Na “terra do Tio Sam” é possível investir diretamente em empresas consolidadas no setor, como Curaleaf e Trulieve. Além disso, há fundos sólidos, como o AdvisorShares Pure US Cannabis ETF e o AdvisorShares Pure Cannabis ETF.

Enzo Pacheco, analista de investimentos da Empiricus, avalia que investir em cannabis em um ambiente dinâmico como ocorre nos Estados Unidos é algo que “salta aos olhos” dos brasileiros: algumas empresas somam crescimento de 100% em dois anos. Para participar da tendência, o investidor daqui precisa ter uma conta em uma corretora no exterior que tenha acesso ao mercado de balcão estadunidense.

Publicidade

Ainda assim, Knudsen avalia que os brasileiros devem ter paciência: “Não sabemos quando as coisas serão liberadas. O grande gatilho deve ser a liberação federal nos Estados Unidos. Imaginávamos que isso estava mais próximo, então é preciso avaliar com cautela, pois pode demorar um pouco.”

Por conta disso, Pacheco acredita que mesmo um investidor arrojado não pode ter mais de 10% da carteira no setor de cannabis. “Uma posição entre 3% e 5% é um bom percentual para grande parte dos investidores, já que se trata de ativos de alto risco. Se uma ação de um setor comum leva de um ano a três anos para maturar, esse intervalo no setor de cannabis passa de três anos a cinco anos“, afirma.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos