Investimentos

Seu assessor de investimento é confiável? Entenda a polêmica do ‘conflito de interesse’

Assunto caiu com uma bomba no mercado após bate-boca entre Itaú e XP

Seu assessor de investimento é confiável? Entenda a polêmica do ‘conflito de interesse’
Foto: Daniel Teixeira e Aline Bronzati/ESTADÃO
  • Bate-boca entre Itaú e XP reacendeu debate sobre conflito de interesse entre agentes autônomos de investimentos
  • Modelo de remuneração baseado na comissão pode criar assimetrias nas recomendações
  • Nesta quarta-feira (12), live do E-Investidor com Marcelo Maisonnave (Warren e cofundador da XP Investimentos), Patrick O'Grady (Vitreo) e Ricardo Schweitzer (Nord Research) debaterá o tema

Em junho deste ano, um comercial do Itaú sobre conflito de interesse ia ao ar em cadeia nacional e em horário nobre. Com uma postura debochada, o personagem principal da publicidade questionava o telespectador sobre a conduta dos agentes autônomos de investimentos – os assessores de investimento das corretoras independentes, como a XP.

A peça dizia que, no ano passado, esses profissionais indicavam vários produtos supostamente ‘sem risco’ aos clientes. “Mas agora, em 2020, você viu que não tinha risco é para ele, que ganhava comissão por produto de investimento”, diz o ator. A campanha publicitária não citava nomes, mas tinha um alvo claro: as corretoras de investimento.

O assunto caiu como uma bomba no mercado e iniciou uma troca de farpas sobre o modelo de remuneração dos assessores. Entretanto, para os investidores menos experientes, toda a discussão só serviu para plantar mais dúvidas: afinal, o que é o ‘conflito de interesse’ e omo isso afeta meus investimentos?

Remuneração baseada na venda

O primeiro passo para entender toda essa confusão é conhecer um pouco mais sobre a origem do ‘boom’ das corretoras de investimento. Até meados dos anos 2000, o principal meio para as pessoas físicas terem acesso aos produtos financeiros era os bancos tradicionais. Naquela época, dificilmente plataformas digitais conseguiam competir com os grandes players do setor bancário.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

É nesse momento que entra a XP Investimentos. Para viabilizar a concorrência com os bancos, a corretora criou o modelo de “agentes autônomos exclusivos”, em que os assessores abrem escritórios filiais e oferecem produtos de investimentos aos clientes. A promessa era trazer condições mais acessíveis e com mais opções do que as oferecidas pelas instituições financeiras tradicionais.

Com o objetivo de incentivar ainda mais as vendas, a XP recebia e oferecia aos agentes autônomos uma comissão – com valores diferentes – para cada tipo de produto oferecido por eles aos investidores. Não demorou muito e o modelo passou a ser utilizado por outras corretoras do mercado – e essa foi a principal crítica levantada pelo Itaú no emblemático comercial.

Na visão do banco, pagar mais ao assessor para a indicação de uma aplicação específica, e menos para outra, pode fazer com que os profissionais recomendem sempre o produto financeiro melhor comissionado. Ou seja, o assessor estaria pensando em qual produto você deveria investir para ele ganhar mais. Aí está o tal ‘conflito de interesse’.

No exterior, para mitigar essa possibilidade, grande parte das corretoras não remunera mais seus assessores por produto de investimento.

XP anuncia novo modelo de comissão

A repercussão foi grande e o debate gerou algumas mudanças. No último dia 31 de julho a XP anunciou que os clientes têm a opção de pagar um percentual fixo, entre 0,5% e 1% ao ano, para seus assessores. O antigo modelo, porém, continua  existindo.

É importante ressaltar que nessa história não há vilões e mocinhos. Além do fator remuneração, existem outras fontes de conflito na relação entre assessor e cliente, inclusive nos bancos tradicionais, onde muitas vezes esse ‘vício’ na recomendação pode vir camuflado.

Mas como ter certeza que o meu assessor é confiável?

Pensando em desmistificar este assunto tão delicado, o E-Investidor fará uma live nesta quarta-feira (12) com o tema “Conflito de interesse nas recomendações de investimentos tem data para acabar?”.

Publicidade

Todas as dúvidas serão respondidas pelos convidados Marcelo Maisonnave (Warren e cofundador da XP Investimentos), Patrick O’Grady (Vitreo) e Ricardo Schweitzer (Nord Research). Dia 12 de agosto, às 12h, no YouTube e no Linkedin do E-Investidor.

Inscreva-se aqui.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos