Investimentos

Credit Suisse comenta saída repentina do presidente do conselho

Antonio Horta-Osório sai após uma investigação interna sobre sua conduta pessoal

Credit Suisse comenta saída repentina do presidente do conselho
Fachada de um prédio do Credit Suisse, em Winterthur, na Suíça (Foto: Reuters/Arnd Wiegmann)
  • Horta-Osório sai menos de nove meses depois de ingressar no banco, deixando a instituição em um momento em que o Credit Suisse buscava se recuperar da saída do presidente-executivo Tidjane Thiam, ocorrida em 2020 em meio a um escândalo de espionagem
  • O Credit Suisse disse que Horta-Osorio renunciou após uma investigação encomendada pelo conselho e que o membro do conselho Axel Lehmann assumiu a presidência do colegiado com efeito imediato
  • As ações do banco caíram cerca de 1,6% nas negociações do meio da manhã

O Credit Suisse manterá sua reformulação estratégica apesar da saída abrupta do presidente do conselho de administração Antonio Horta-Osório após uma investigação interna sobre sua conduta pessoal, incluindo violações das regras relacionadas à covid-19, disse seu sucessor nesta segunda-feira.

Horta-Osório sai menos de nove meses depois de ingressar no banco para ajudá-lo a lidar com a implosão da empresa de investimentos Archegos e a insolvência da britânica Greensill Capital. O executivo deixou a instituição em um momento em que o Credit Suisse buscava se recuperar da saída do presidente-executivo Tidjane Thiam, ocorrida em 2020 em meio a um escândalo de espionagem.

As ações do banco caíram cerca de 1,6% nas negociações do meio da manhã.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A conduta pessoal do banqueiro português foi recentemente criticada depois que ele violou regras de quarentena contra a Covid-19 duas vezes, em novembro e dezembro 2021.

“Lamento que várias das minhas ações pessoais tenham levado dificuldades para o banco e comprometido minha capacidade de representá-lo interna e externamente”, disse Horta-Osório em comunicado divulgado pelo Credit Suisse nesta segunda-feira.

O Credit Suisse disse que Horta-Osorio renunciou após uma investigação encomendada pelo conselho e que o membro do conselho Axel Lehmann assumiu a presidência do colegiado com efeito imediato. O banco não deu detalhes sobre a investigação.

Duas pessoas familiarizadas com a situação disseram que o comportamento de Horta-Osório, incluindo o uso de jatos particulares do banco, estava no centro da investigação. As duas fontes disseram que, além das violações relacionadas à pandemia, o executivo orientou um jato do Credit Suisse para levá-lo às Maldivas em um retorno de uma viagem de negócios na Ásia.

Um porta-voz de Horta-Osório disse que ele não fala com a imprensa.

Publicidade

Lehmann, um suíço que trabalhou anteriormente para o rival UBS e passou quase duas décadas no Zurich Insurance Group, disse que nenhuma mudança de curso é planejada para o Credit Suisse enquanto o banco tenta retornar a águas mais calmas.

Lehmann disse que os negócios com os clientes permaneceram excelentes apesar da última reviravolta e que nenhuma grande mudança na gestão está em andamento. O executivo acrescentou que o presidente-executivo, Thomas Gottstein, é “central para nossa capacidade de continuar a transformação juntos”.

Analistas disseram que depois que foi descoberto que Horta-Osório havia violado as regras sobre a Covid-19 duas vezes, era inevitável que ele deixasse o banco, mas isso poderia dificultar ainda mais a recuperação o Credit Suisse.

Se recuperando de um ano desastroso, o Credit Suisse registrou queda de 21% no lucro do terceiro trimestre do ano passado e alertou para prejuízo nos últimos três meses de 2021.

As ações do Credit Suisse caíram 23% no ano passado, enquanto as ações do UBS subiram 33%, para o maior nível em quatro anos.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos