Apenas 16 ações da Bolsa de Valores deverão remunerar seus acionistas com dividendos acima da taxa Selic atual nos próximos 12 meses, de acordo com levantamento de Einar Rivero, sócio-fundador da Elos Ayta Consultoria, obtido pelo E-Investidor. Se destacam a Metal Leve (LEVE3), com um dividend yield (rendimento de dividendos) projetado no período de 29,87% e Auren (AURE3), com 28,55%.
Leia também
O estudo considerou empresas que integram o Ibovespa, o Índice Small Caps, o Índice de Dividendos (IDIV) e o (Índice Brasil) IBRX, que apresentam boa liquidez. Além disso, levantou o retorno em dividendos projetado para os próximos 12 meses desde que a empresa tenha lucro igual ou superior ao dos últimos 12 meses e mantenha a mesma política de distribuição de proventos.
O estudo também trouxe o dividend yield entregue pelas ações nos últimos 12 meses. E para entender melhor o histórico de remuneração, foi calculada a mediana dos últimos 5 anos destes papéis. Para aqueles que possuem menos tempo de Bolsa, foi considerada a mediana desde a oferta pública inicial de ações (IPO). Analistas de mercado comentaram as oportunidades e os riscos envolvendo as empresas da lista nesta reportagem.
Publicidade
Esta reportagem apresenta uma simulação de quanto rendem R$ 100 mil investidos nas ações levantadas por Rivelo, que elenca as 16 que devem pagar dividendos acima da Selic – enquanto nesta outra o montante simulado é de R$ 500 mil. No último dia 20 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), realizou um novo corte da taxa de juros do País, para 10,75% ao ano – veja aqui como ficam os investimentos após a redução.
Confira abaixo a lista completa das ações que devem pagar dividendos acima dos 10,75% da Selic: