• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

EB Capital vai lançar fundo de investimentos com foco em biogás

Para Pedro Parentes, as oportunidade se multiplicam devido às condições naturais do País e a demanda externa

Por Gabriel Vasconcelos

13/09/2022 | 18:30 Atualização: 13/09/2022 | 18:59

"A capacidade instalada crescerá quase 1 mil GW por ano entre solar e eólica", prevê Pedro Parente. (Foto: Envato Elements)
"A capacidade instalada crescerá quase 1 mil GW por ano entre solar e eólica", prevê Pedro Parente. (Foto: Envato Elements)

O presidente do Conselho de Administração da Vast Infraestrutura e sócio da EB Capital, Pedro Parente, disse nesta terça-feira (13) que a gestora vai lançar um fundo de investimentos com foco em geração distribuída (energia) e biogás. Parente fez as afirmações no painel de abertura do Prumo Day, seminário organizado pela empresa que controla o Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro.

Leia mais:
  • Aneel agenda leilão para contratação de energia nova
  • Bolsas de NY fecham em alta, com setor de energia liderando alta
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Parente, que comandou a Petrobras entre 2016 e 2018, fez longo discurso em elogio a negócios de energias renováveis, cujas oportunidades, disse, se multiplicam devido às condições naturais do País e a demanda externa, sobretudo europeia, “bruscamente” acelerada pela conjuntura de guerra na Ucrânia.

Em apresentação na qual recorreu a prognósticos feitos em 2021 pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), Parente lembrou que as energias fósseis, hoje responsáveis por 80% da matriz energética mundial, devem ser rebaixadas a 20% do total, abrindo espaço para energias renováveis, com destaque para solar, e eólicas onshore e offshore, que devem dominar a transição, como fonte para geração do hidrogênio verde a partir de 2030.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A capacidade instalada crescerá quase 1 mil GW por ano entre solar e eólica”, prevê Parente. Ele afirma que até 2030, ainda deve haver uma expansão no uso do gás natural e outras fontes alternativas, que deverão ser desbancadas pelo hidrogênio verde como forma de armazenamento ao fim dos próximos cinco anos. “O hidrogênio verde vai ganhar muita força nessa década na forma de amônia verde ou metanol e vai se tornar uma commodity em 2030″, completou o executivo.

Para ele, essa produção de hidrogênio com fim energético vai se concentrar em portos ou outras áreas com vocação para exportação. Por trás do argumento estão os planos energéticos europeus, que prevê uma demanda de 20 milhões de toneladas de hidrogênio verde por ano, das quais metade será importada. “Isso torna a União Europeia um mercado bastante óbvio para nós”, disse Pedro Parente.

Em paralelo, afirma, os europeus também pretendem aumentar em dez vezes a sua produção de biometano, combustível que também deverá ser mais importado pelo bloco, justificando, inclusive, os novos investimentos que anunciou pela da EB Capital, em que participa como sócio.

Segundo Parente, por outro lado, a indústria do Petróleo deve preservar sua importância pelo menos até 2050, mas deverá intensificar a redução de emissões de gases do efeito estufa, sobretudo o metano. “Será preciso intensificar os esforços para transformar o petróleo pesado em leve, reduzir contaminantes”. Nesse sentido, outras indústrias, como a do aço, cimento e plástico, também devem compartilhar desse esforço.

Publicidade

Ante a essa conjuntura, diz Parente, o Porto do Açu tem condições de liderar, ao menos na América Latina, a reunião desses esforços de transição, com produção de hidrogênio do próprio site e atração de cadeias de valor consumidoras na região.

“É uma oportunidade inigualável, que passa desde a [atração] da manufatura de turbinas, parques eólicos offshore, briquete de ferro a quente, agrobusiness a partir de amônia verde e ‘e-fuels’ [eletro combustíveis], que serão produzidos no local e armazenados pela nossa Vast [no Porto do Açu]”, disse Parente.

Para Pedro Parente, negócios de energias renováveis se multiplicam devido às condições naturais e demanda externa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor
  • Empresas
  • Energia
  • Fundos de investimento
  • Gás
  • Investimentos
  • negócios
  • Petrobras (PETR4)
Cotações
10/04/2026 19h29 (delay 15min)
Câmbio
10/04/2026 19h29 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Cessar-fogo derruba dólar ao menor nível em dois anos — pode ficar abaixo de R$ 5?

  • 2

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 3

    Ibovespa acompanha euforia global com cessar-fogo e renova recorde histórico

  • 4

    Petróleo despenca 16% com trégua — Petrobras cai mais de 4%

  • 5

    Ibovespa hoje renova recorde aos 197 mil pontos e dólar cai a R$ 5 pela primeira vez em dois anos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Imagem principal sobre o O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Logo E-Investidor
O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Imagem principal sobre o 15 doenças que dão direito à aposentadoria
Logo E-Investidor
15 doenças que dão direito à aposentadoria
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: veja as prioridades para receber a restituição
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: veja as prioridades para receber a restituição
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Imagem principal sobre o FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Logo E-Investidor
FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Últimas: Investimentos
ISE da B3: como o índice funciona e o que muda quando uma empresa entra ou sai do índice de sustentabilidade
Investimentos
ISE da B3: como o índice funciona e o que muda quando uma empresa entra ou sai do índice de sustentabilidade

Mais do que uma vitrine ESG, indicador atua como filtro de qualidade e muda a forma como o mercado enxerga risco e governança nas companhias

10/04/2026 | 15h57 | Por Igor Markevich
Brasileiros poderão investir em FII de imóveis nos EUA que tem locatários como Amazon, Microsoft e Meta
Direto da Faria Lima
Brasileiros poderão investir em FII de imóveis nos EUA que tem locatários como Amazon, Microsoft e Meta

Objetivo do fundo imobiliário é ter uma renda estável e recorrente em dólar equivalente a 8% ao ano, distribuída trimestralmente

10/04/2026 | 10h00 | Por Marília Almeida
Gestoras de “special sits” avançam no Brasil e entregam retornos de até 40% ao ano
Investimentos
Gestoras de “special sits” avançam no Brasil e entregam retornos de até 40% ao ano

Em 2015 existiam cinco casas especializadas. Número saltou para 51 em 2025

10/04/2026 | 05h30 | Por Marília Almeida
C6 aumenta exposição à renda fixa prefixada e vê mais espaço para Bolsa brasileira
Investimentos
C6 aumenta exposição à renda fixa prefixada e vê mais espaço para Bolsa brasileira

Banco espera que o mercado passe a prever juros futuros mais baixos e considera uma boa oportunidade de investimento em ativos prefixados brasileiros

09/04/2026 | 14h46 | Por Bruna Camargo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador