Investimentos

Índice inclui 10 empresas da B3 e mostra avanço na diversidade de gênero

Número de companhias com pelo menos uma mulher no Conselho de Administração atingiu a marca inédita de 68%

Índice inclui 10 empresas da B3 e mostra avanço na diversidade de gênero
Companhias elegem mais mulheres para cargos de administração. (Foto: Envato)
  • A Teva Indices rebalanceou a composição do índice Teva Mulheres na Liderança, incluindo 10 novas companhias na carteira do ETF ELAS11
  • Segundo a Teva, a empresa com maior avanço em diversidade foi o Grupo Carrefour/Atacadão (CRFB3)
  • A empresa destaca a eleição de mais mulheres para cargos de administração, mas mostra que igualdade ainda está longe de ser alcançada

A Teva Indices rebalanceou a composição do índice Teva Mulheres na Liderança, que seleciona as companhias com maior participação feminina em sua governança. O índice é replicado pelo ETF (Exchange Traded Fund, fundo atrelado a um índice de referência) ELAS11, lançado em março deste ano na B3, que contará a partir deste mês com dez novas companhias na carteira.

As novas empresas são Equatorial Energia (EQTL3), Grupo Carrefour/Atacadão (CRFB3), Caixa Seguridades (CXSE3), São Martinho (SMTO3), Copasa (CSMG3), Zamp (BKBR3), Mills (MILS3), Camil Alimentos (CAML3), Blau Farmacêutica (BLAU3) e Guararapes Confecções (GUAR3). Cada empresa recebe uma nota (score) que representa a diversidade de gênero em seu quadro de colaboradores.

Segundo a Teva, empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG (sigla para meio ambiente, social e governança, em inglês), nas alterações de julho e outubro a empresa com maior ganho de pontuação foi o Grupo Carrefour/Atacadão (CRFB3), com um aumento de 6,23 para 28,12 pontos no score. No período, o Carrefour elegeu quatro mulheres nos colegiados de liderança e três mulheres para o Conselho de Administração.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por se tratar de um fundo de índice focado na diversidade de gênero, a adição de novas ações na carteira mostra que as companhias listadas na B3 estão avançando nesta pauta. O número de companhias com pelo menos uma mulher no Conselho de Administração atingiu a marca inédita de 68%. Uma evolução, considerando que em 2020 esse número era de 56% e em 2016, de apenas 36%, informa a Teva.

O mesmo avanço, no entanto, não foi observado nos demais colegiados de liderança. O número de empresas listadas na B3 sem nenhuma mulher em órgãos como diretorias, conselhos fiscais e comitês de auditoria ainda somam 56%.

A igualdade de gênero ainda está longe de ser atingida. De julho a outubro, o Score Teva Mulheres da Liderança médio das empresas elegíveis subiu de 22,7 para 23,1, distante do score 50, que representa igualdade na quantidade de homens e mulheres em cargos de liderança nas companhias brasileiras.

A partir de 2023, a B3 vai exigir que companhias listadas elejam pelo menos uma mulher e um integrante de minorias em cargos de liderança; as que não incluírem mais diversidade nos conselhos vão precisar explicar os motivos. Veja detalhes.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos