Investimentos

Hashdex anuncia lançamento de ETF sustentável de bitcoin

Produto é pioneiro no mercado brasileiro e buscará neutralizar as emissões de carbono da mineração do ativo

Hashdex anuncia lançamento de ETF sustentável de bitcoin
Foto: REUTERS/Dado Ruvic
  • O ETF terá 1% de taxa de administração e a expectativa é que a cota seja a partir de R$ 50
  • Segundo a gestora de criptoativos, o ETF reduzirá sua pegada de carbono e buscará investir em projetos que visam a redução desse impacto ambiental

(Jessica Brasil Skroch, especial para o E-investidor) – A Hashdex anunciou nesta terça-feira (13) o lançamento de um ETF sustentável de bitcoin, o primeiro do mercado brasileiro a replicar um fundo que busca neutralizar as emissões de carbono da mineração do ativo.

O ETF terá 1% de taxa de administração e a expectativa é que a cota seja a partir de R$ 50. Os investidores têm até o dia 30 de julho para reservar as primeiras cotas do Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price Fundo de Índice (BITH11), produto que deve chegar à B3 na primeira quinzena de agosto.

Segundo a gestora de criptoativos, o ETF reduzirá sua pegada de carbono e buscará investir em projetos que visam a redução desse impacto ambiental. Para isso, Roberta Antunes, Chief of Growth da Hashdex, explica que terá a assessoria da Crypto Carbon Ratings Institute (CCRI), empresa alemã que possui metodologia reconhecida para cálculo de emissão de carbono em redes blockchain.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A CCRI ficará encarregada da seleção dos potenciais parceiros, além de produzir relatórios anuais com as estimativas do consumo de energia e emissão de carbono oriundos do processo de mineração dos bitcoins adquiridos pelo Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF – fundo de índice alvo do BITH11.

A XP, o Itaú BBA e o Banco Genial serão os coordenadores da oferta do novo ETF. Não há um limite máximo para captação, mas a Hashdex tem como meta alcançar valores próximos aos conquistados com o lançamento do HASH11, o primeiro ETF de criptomoedas do Brasil.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos