Desenhos dos atletas olímpicos Rebeca Andrade (por Priscila Pretaites), Beatriz Ferreira (por Luke Ross) e Kelvin Hoefler (por Will Conrad). Foto: 9Block
Desenhistas famosos de histórias em quadrinhos lançam, neste sábado (2), NFTs animados de medalhistas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Toquio 2020. Os cards estão disponíveis na 9Block, plataforma de NFTs criada pela Play9, agência do influenciador Felipe Neto e do empreendedor digital João Pedro Paes Leme.
Um dos artistas encarregados pelas imagens foi Mike Deodato, um dos mais respeitados quadrinistas da atualidade e responsável pelos traços de super-heróis como Hulk, Thor e Homem-Aranha. Luke Ross, quadrinista de Star Wars e da Justice League, também assina algumas das NFTs.
Outros desenhistas convidados foram Cliff Richards, Wellington Dias, Geraldo Borges, Peter Vale, Will Conrad, Leno, Priscila Petraites e TJ.
Veja os atletas que terão cards animados em NFTs disponibilizados neste sábado:
Isaquias Queiroz, ouro na canoagem
Mayra Aguiar, medalha de bronze no judô
Beatriz Ferreira, prata no boxe
Martine Grael e Kahena Kunze, primeiro lugar na vela
Rebeca Andrade, ouro no salto e prata no individual geral na ginástica artística
Bruno Fratus, bronze na natação
Ana Marcela, ouro na maratona aquática
Kelvin Hoefler, medalha de prata no skate street
Fernando Scheffer, bronze na natação
O que são NFTs?
NFTs são os famosos ‘tokens não fungíveis’. A definição parece complicada, mas em poucas palavras são produções artísticas, que podem ser imagens, vídeos, músicas e etc, que possuem lastro em um certificado digital único, não-replicável, criado a partir de tecnologia blockchain.
Isso significa que cada card dos medalhistas olímpicos, por exemplo, tem um ‘certificado de autenticidade digital’ impossível de ser copiado. Logo, são as versões asseguradamente originais e únicas dessas artes, também chamadas de criptoartes. O mercado de NFTs vem crescendo de forma exponencial e chamando a atenção de colecionadores.