• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

FIIs ou REITs: qual opção vale mais a pena para o investidor?

Os ativos podem garantir ao investidor uma rentabilidade passiva, via FIIs, e um ganho em dólar, com os REITs

Por Luíza Lanza

22/08/2022 | 16:05 Atualização: 22/08/2022 | 18:10

No longo prazo, REITs são boas opções para diversificar a carteira. (Foto: Envato)
No longo prazo, REITs são boas opções para diversificar a carteira. (Foto: Envato)

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) atraem cada vez mais os investidores que buscam rendimentos mensais, liquidez e proteção contra a inflação aliados a uma gestão profissional. Quem gosta desses ativos pode também se interessar pelos ‘primos estrangeiros’ dos FIIs: os REITs (sigla para Real Estate Investment Trust).

Leia mais:
  • FII e REIT: as diferenças dos fundos imobiliários no Brasil e nos EUA
  • FIIs: veja quais serão beneficiados pelo fim da alta da Selic
  • Veja os 35 fundos imobiliários que rendem mais que a Selic
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os ativos imobiliários dos Estados Unidos são entendidos como uma empresa listada na bolsa e podem se alavancar via crédito bancário, coisa que não é permitida no mercado de FIIs. Os REITs distribuem 90% de seu caixa aos investidores, mas, ao contrário do Brasil, nos EUA os dividendos são tributados. Conheça as principais diferenças entre os dois ativos. 

Por terem uma estrutura um pouco diferente, os fundos imobiliários dos Estados Unidos não podem ser comparados diretamente com os FIIs, defendem especialistas ouvidos pelo E-Investidor. Mas isso não é necessariamente uma notícia negativa. Juntos, os ativos podem garantir ao investidor uma rentabilidade passiva, via FIIs, e um ganho de capital em dólar, com os REITs.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“São classes de ativos muito diferentes, que se complementam no portfólio. Com REITs, você tem uma exposição ao dólar e está presente na economia mais madura do mundo”, diz Marcos Freitas, sócio da Panorama Capital.

A diversificação internacional é, inclusive, uma das principais vantagens oferecidas pelos investimentos em REITs. Por oferecerem acesso ao maior mercado imobiliário e economia mais desenvolvida do mundo, esses ativos protegem a carteira dos riscos intrínsecos à economia do Brasil.

Vale a pena mesmo com a alta dos juros?

A alta dos juros no Brasil, iniciada no fim de 2021, penalizou as cotas dos fundos imobiliários nacionais. Muitos agora negociam a um valuation bem abaixo de suas médias históricas; um momento bastante atrativo de entrada, visto que o Banco Central está cada vez mais perto do patamar terminal de Selic.

Contamos como os FIIs podem se beneficiar do fim do ciclo de altas aqui.

Nos Estados Unidos, porém, o Federal Reserve (Fed) começou recentemente o aperto monetário e dá indícios de que deve continuar o movimento de alta nos juros por algum tempo. É a vez dos ativos americanos sofrerem o que os brasileiros passaram desde o ano passado.

Publicidade

Nesse contexto de incerteza com os juros, ainda vale a pena apostar nos REITs? Depende do objetivo do investidor.

Como o Brasil se aproxima do ponto de inflexão nos juros, que deve beneficiar os FIIs, o curto prazo é mais favorável para os ativos imobiliários brasileiros. Porém, no longo prazo, a alocação em REITs ainda se justifica.

“Nossa perspectiva é de que os FIIs estão mais atrativos em termos de valuation, pois atualmente negociam com uma gordura bem superior ao padrão histórico. Os REITs ainda valem a pena em termos de diversificação, mas a nossa sugestão é ter no máximo 5% do portfólio”, explica Felipe Paletta, sócio e analista da Monett. Por conta do cenário macro, a dica do analista é dividir a parcela de alocação em fundos imobiliários em duas: dois terços para FIIs, um terço para REITs.

Mesmo que atualmente remunerem o investidor com um dividend yield menor, na média histórica, os REITs têm um retorno relevante se observada a média da última década. Por isso, são boas opções mesmo que o cenário pela frente ainda seja desafiador, defende Luiz Lessa, diretor de mercado de capitais na Pia Residential.

Publicidade

“Não é uma competição com os FIIs, que geram uma renda passiva em real. Estamos falando de um investimento voltado para uma diversificação de carteira, que gera uma renda passiva em dólar, uma moeda forte, e que historicamente sobre performa em relação aos investimentos no Brasil”, diz.

Como fazer esse investimento

Os investidores brasileiros que quiserem diversificar parte dos portfólios com alocação internacional via REITs, podem fazer esse investimento de diferentes formas. Por meio de uma corretora, que permitirá que o investidor acesse e negocie diretamente nos EUA os ativos; ou via ETF (Exchange Traded Funds) e BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

Para quem está começando neste mercado, a recomendação dos especialistas é escolher opções mais simples, ou até delegar a responsabilidade para um gestor profissional. “É um mercado muito sofisticado e com um grau de complexidade maior do que os nossos FIIs. O investidor médio deveria tomar muito cuidado ao investir em REITs específicos, acredito que a melhor forma de fazer isso é via índices ou através de gestores especializados”, diz Marcos Freitas, da Panorama Capital.

Mas, se a opção for a alocação direta nos EUA, alguns segmentos dentro da indústria de REITs podem ser opções mais resilientes frente ao momento macro; e, portanto, mais atrativas aos investidores brasileiros.

Uma alternativa boa para o atual cenário são os REITs de equity, que, assim como os FIIs de tijolo, investem em ativos imobiliários reais. Os segmentos disponíveis nos fundos de equity são os mais diversos. É possível investir em escritórios, shoppings e hotéis, como no Brasil, mas também em parques de diversão ou campos de golfe.

Publicidade

“Existe uma gama infinita de alternativas, mas os mais procurados atualmente continuam sendo os atrelados a equity. O ideal é buscar, dentro desse grupo, aqueles empreendimentos imobiliários que são mais resilientes a esse período de recessão econômica, como empreendimentos residenciais voltados à força de trabalho, por exemplo”, afirma Lessa, da Pia Residential.

Outro segmento que pode ser interessante, na visão de Franklin Tanioka, sócio e head de research da RBR Asset, são os self storage – galpões pequenos alugados para pessoas físicas guardarem móveis ou itens pouco utilizados no dia a dia. Esses empreendimentos são muito comuns nos Estados Unidos, embora ainda incipientes no Brasil. “É um negócio resiliente, conhecido nos EUA como o setor dos quatro Ds – death, dislocation, downsizing e divorce”, destaca o head da RBR.

Os quatro Ds são fatores que garantem a demanda desses galpões nos EUA, explica Tanioka: quando uma pessoa morre e é preciso guardar seus itens em algum lugar; durante uma mudança para outra localidade onde não é possível levar todos os bens; ou para uma casa menor, um fator importante durante este período de possível recessão; e divórcio. “É um setor que tem as margens mais altas, pois é um serviço super simples e e custos baixos pois exige poucas pessoas para funcionar”, afirma.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dividendos
  • Estados Unidos
  • FII
  • Fundos imobiliários
  • reits
Cotações
01/01/2026 1h15 (delay 15min)
Câmbio
01/01/2026 1h15 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    CDBs do Banco Master: o que acontece com a garantia do FGC se a liquidação for revertida

  • 2

    Ibovespa hoje toca os 162 mil pontos e fecha em alta de 0,40% com dados de emprego no Brasil e ata do Fed no último pregão de 2025

  • 3

    Os rumos da Bolsa de Valores em 2026 e que você precisa acompanhar

  • 4

    Por que a Geração Z e Millennials veem nas criptomoedas uma saída para construir riqueza

  • 5

    Onde investir em fundos em 2026: estratégias para um ano com oportunidades reais

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: que horas sai o resultado do sorteio especial?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: que horas sai o resultado do sorteio especial?
Imagem principal sobre o Resultado da Quina 6915: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO
Logo E-Investidor
Resultado da Quina 6915: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO
Imagem principal sobre o Como será assistência para vítimas de violência doméstica não seguradas pelo INSS?
Logo E-Investidor
Como será assistência para vítimas de violência doméstica não seguradas pelo INSS?
Imagem principal sobre o Saiba quais são as chances de acertar os seis números da Mega da Virada e faturar R$ 1 bilhão
Logo E-Investidor
Saiba quais são as chances de acertar os seis números da Mega da Virada e faturar R$ 1 bilhão
Imagem principal sobre o Quem pode realizar o saque do FGTS ainda em 2025?
Logo E-Investidor
Quem pode realizar o saque do FGTS ainda em 2025?
Imagem principal sobre o Rodízio suspenso em São Paulo: veja até quando é possível dirigir sem multa
Logo E-Investidor
Rodízio suspenso em São Paulo: veja até quando é possível dirigir sem multa
Imagem principal sobre o Violência doméstica: como será a assistência para mulheres seguradas pelo INSS?
Logo E-Investidor
Violência doméstica: como será a assistência para mulheres seguradas pelo INSS?
Imagem principal sobre o INSS: como é feita a organização dos pagamentos
Logo E-Investidor
INSS: como é feita a organização dos pagamentos
Últimas: Investimentos
Ifix tem maior alta anual desde 2019: veja os fundos imobiliários mais negociados em 2025
Investimentos
Ifix tem maior alta anual desde 2019: veja os fundos imobiliários mais negociados em 2025

Expectativa de queda dos juros no Brasil impulsionou a recuperação dos FIIs na Bolsa

30/12/2025 | 15h43 | Por Daniel Rocha
FIIs encerram 2025 com R$ 180 bilhões e avançam para nova fase do mercado
Investimentos
FIIs encerram 2025 com R$ 180 bilhões e avançam para nova fase do mercado

Gestores classificam novo momento da indústria como "FIIs 2.0, mercado or avanços em governança e foco no investidor internacional

30/12/2025 | 12h36 | Por Daniel Rocha
CDBs do Banco Master: o que acontece com a garantia do FGC se a liquidação for revertida
Investimentos
CDBs do Banco Master: o que acontece com a garantia do FGC se a liquidação for revertida

Especialistas questionam atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso e descrevem impactos para o investidor de uma eventual anulação da decisão tomada pelo Banco Central em novembro

30/12/2025 | 09h40 | Por Jenne Andrade
Onde investir em fundos em 2026: estratégias para um ano com oportunidades reais
Investimentos
Onde investir em fundos em 2026: estratégias para um ano com oportunidades reais

Com juros elevados e incertezas fiscais, fundos de investimento ganham protagonismo como estratégia de diversificação e gestão profissional em 2026

29/12/2025 | 09h32 | Por E-Investidor

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador