Investimentos

FMI vê problemas com a mudança do Bitcoin em El Salvador

Fundo Monetário Internacional vê preocupações jurídicas e econômicas com adoção da criptomoeda

Logotipo do Fundo Monetário Internacional (FOTO:REUTERS/Yuri Gripas)
  • “Estamos acompanhando de perto os desdobramentos e continuaremos nossas consultas com as autoridades”, disse Gerry Rice, diretor de comunicações do FMI, em um comunicado à imprensa
  • O país da América Central virou manchete nos principais jornais do mundo na quarta-feira (9), pois se tornou a primeira nação a adotar o Bitcoin como moeda legal, por meio da “Lei do Bitcoin”
  • Para Rice, os criptoativos podem representar riscos significativos e medidas regulatórias eficazes são muito importantes ao lidar com eles

O diretor de comunicações do FMI (Fundo Monetário Internacional), Gerry Rice, disse na quinta-feira (10) que a adoção do Bitcoin como moeda de curso legal em El Salvador levanta uma série de preocupações jurídicas e econômicas.

“Estamos acompanhando de perto os desdobramentos e continuaremos nossas consultas com as autoridades”, disse o diretor em um comunicado à imprensa. Rice tem uma reunião marcada com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele nesta sexta-feira (11), para tratar da Lei do Bitcoin.

O país da América Central virou manchete nos principais jornais do mundo durante a semana, pois se tornou a primeira nação a adotar o Bitcoin como moeda legal, por meio da “Lei do Bitcoin”.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Rice, os criptoativos podem representar riscos significativos e medidas regulatórias eficazes são muito importantes ao lidar com eles. O Bitcoin registrava queda de 1,28% no acumulado das últimas 24 horas, cotado a US$ 37.174,33, até as 10h30 desta sexta-feira.

Mineração sustentável

Além de adotar a criptomoeda, presidente de El Salvador informou, em uma publicação no Twitter, que instruiu a companhia estatal de eletricidade geotérmica do país a apresentar um plano para oferecer instalações para a mineração de Bitcoin com energia 100% limpa e 100% renovável proveniente dos vulcões do país.

As preocupações ambientais acerca da mineração do Bitcoin é um dos problemas que vem sendo debatido por diversas pessoas, inclusive foi por esse motivo que Elon Musk, suspendeu a compra de veículos Tesla utilizando o criptoativo como meio de pagamento.

Vale lembrar que para manter a rede da criptomoeda funcionando com segurança e confiabilidade são necessários diversos computadores ligados 24 horas por dia.

*Com informações da Reuters