• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Fundos devem ampliar a realização de assembleias virtuais

Celebração de atos à distância já é permitida pela CVM e tende a crescer após a pandemia

Por Thiago Lasco

08/06/2020 | 7:28 Atualização: 08/06/2020 | 7:28

Conferências por Zoom: a pandemia de coronavírus acelerou o que será o futuro próximo das assembleias de fundos. (Divulgação/ Zoom)
Conferências por Zoom: a pandemia de coronavírus acelerou o que será o futuro próximo das assembleias de fundos. (Divulgação/ Zoom)

O isolamento social determinado pela pandemia do coronavírus levou pessoas e empresas a usarem a tecnologia para transformar reuniões presenciais em virtuais. E essa migração para o meio digital também está chegando ao mundo dos investimentos.

Leia mais:
  • Warren Buffett consolida a era das assembleias virtuais
  • FIDCs chamam assembleias para devolver recursos aos cotistas
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No dia 14 de maio, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio da instrução normativa 625, permitiu que portadores de títulos de dívida privada, como debêntures, notas promissórias, recebíveis agrícolas e imobiliários, passassem a se reunir em assembleias digitais. A tendência é que os fundos de investimento sigam o exemplo e também adotem essa prática.

A própria CVM já vem fazendo acenos normativos para a digitalização há um bom tempo. O primeiro passo foi a instrução 494, de 2011, que permitiu que clubes de investimento fizessem assembleias e mecanismos de consulta aos acionistas à distância. Mais tarde, em 2014, a instrução 555 possibilitou a realização de assembleias digitais por fundos de investimentos de todas as categorias.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As assembleias digitais foram sendo flexibilizadas com o passar dos anos, pela simples constatação de que ninguém vai às assembleias físicas”, explica Otávio Yazbek, que foi diretor da CVM entre 2009 e 2013. “Isso nos fundos é um problema mais grave que nas empresas. Os cotistas investem seu capital ali, recebem as convocações, mas só comparecem quando há algum conflito instalado.”

Embora a CVM já tenha aberto o caminho para a via virtual há tanto tempo, os gestores dos fundos nunca abraçaram a ideia. Yazbek conta que muitos ficaram perplexos ou reticentes, alegando que não sabiam como essas assembleias poderiam ser implementadas e alegando temer custos e complicações.

“Eles não tiveram a capacidade de pensar fora da caixinha e se acomodaram no formato anterior. Mas, com o coronavírus, há um fato novo: não dá mais para fazer assembleia presencial. Agora, todo mundo precisará se adaptar”, ele afirma. “A indústria dos fundos tem que romper padrões de conduta, repensar procedimentos e ser mais criativa. Quando os gestores começarem a fazer virtualmente, verão que fica muito mais fácil.”

Fundos já têm condições de fazer as assembleias à distância

O diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Pedro Rudge, também aposta na digitalização das assembleias dos fundos de investimento no curto prazo.

“A participação à distância só era usada por fundos pequenos, com cotistas institucionais. Não tenho dúvidas de que um dos reflexos duradouros desta crise será uma adoção mais forte de assembleias online”, ele prevê. “Ferramentas como o Zoom funcionam bem e os cotistas não terão dificuldade em adotá-las.”

Publicidade

Ele explica que a grande maioria dos fundos já possui as condições necessárias para fazer assembleias remotas imediatamente. Eles têm autonomia para alterar seus regulamentos, se for o caso, para incluir a previsão dos conclaves virtuais. Não há necessidade de autorização ou aval por parte da Anbima ou mesmo da CVM.

“É uma questão de costume e um passo simples e fácil de se dar. Não vejo impeditivos por parte dos gestores. Traz economia de tempo e de custo, além de maior representatividade nas deliberações. Os cotistas participavam pouco, agora não terão empecilhos”, empolga-se. “Quando os gestores souberem que outros fundos estão adotando a nova prática com sucesso, esse comportamento vai se alastrar rapidamente.”

Yazbek ressalva, porém, que para três tipos de fundos a migração das assembleias para o formato à distância não será tão simples assim: os fundos imobiliários (FII), os fundos de participação (FIP) e os fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC).

“Esses fundos têm regras próprias, que exigem nuances de interpretação. Por isso, eles demandam uma regulamentação mais específica. O FIDIC, por exemplo, tem atos típicos da gestão de emergência que só podem ser realizados em uma assembleia geral. Se o gestor precisa vender ativos, por exemplo, fica em uma situação delicada”, explica o ex-diretor da CVM.

Formato virtual foi adotado com sucesso por empresas

O advogado Rodrigo Dufloth, sócio do escritório CMT Law, conta que as assembleias virtuais já fazem parte da realidade de algumas empresas há um bom tempo. O recurso, que era possível apenas para as sociedades limitadas e de capital fechado, foi estendido por uma medida provisória, em 30 de abril deste ano, também para as companhias abertas.

Publicidade

Ele diz que a digitalização facilitou muito a participação dos acionistas nas decisões das empresas. “Quando as assembleias eram presenciais, saía o edital de convocação e os acionistas tinham que comparecer com documentos de identificação e votar fisicamente”, ele conta. “Agora, quando surge um fato relevante, a página de relações com investidores da empresa divulga um link com orientações. O acionista só precisa enviar os documentos por e-mail 24 horas antes da votação. Ele entra na plataforma, escuta a assembleia e lá mesmo vota.”

Com a regulamentação por parte da CVM, Dufloth explica que os gestores dos fundos já têm a segurança jurídica necessária para celebrar os conclaves virtualmente. “O importante é que a plataforma tenha mecanismos para que cada participante consiga registrar sua presença, se comunicar, emitir seu voto e assinar”, ele explica. “A própria B3 passou a oferecer, em março, uma plataforma para voto à distância nos fundos imobiliários nela listados.”

Ele diz que a novidade deve ser celebrada, por democratizar o acesso do pequeno investidor a informações relevantes do fundo. “É uma verdadeira revolução ele poder se manifestar. Dificilmente ele se deslocaria até o local da assembleia. Com a ampliação do acesso aos investidores, haverá melhora substancial na governança desses fundos”, acredita.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos de investimento
  • Fundos imobiliários
Cotações
04/05/2026 4h08 (delay 15min)
Câmbio
04/05/2026 4h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil

  • 2

    “Mercado virou cassino”, diz Buffett; Berkshire mantém US$ 380 bi em caixa à espera de oportunidades

  • 3

    Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

  • 4

    Cliente abre app e vê saldo zerado: o que apagou as economias de uma vida inteira?

  • 5

    Berkshire sem Buffett: 60 anos de lições do Oráculo de Omaha para investir melhor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Logo E-Investidor
Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Imagem principal sobre o FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Logo E-Investidor
FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Imagem principal sobre o Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Últimas:
‘Ibovespa ainda tem espaço para superar outros mercados’, diz estrategista-chefe do Itaú BBA
Investimentos
‘Ibovespa ainda tem espaço para superar outros mercados’, diz estrategista-chefe do Itaú BBA

Fluxo estrangeiro sustenta a Bolsa após o rali, enquanto petróleo, juros e cenário externo elevam a cautela no curto prazo; confira a entrevista com Daniel Gewehr

04/05/2026 | 03h00 | Por Isabela Ortiz
Tele Sena de Mães 2026: OS NÚMEROS FORAM SORTEADOS; veja o resultado do 2º sorteio
Loterias
Tele Sena de Mães 2026: OS NÚMEROS FORAM SORTEADOS; veja o resultado do 2º sorteio

Os sorteios da modalidade tiveram início em 26 de abril e irão até o dia 31 de maio de 2026

03/05/2026 | 19h23 | Por Jéssica Anjos
Agenda de dividendos da semana de 4 a 8/05: 17 ações pagam até R$ 1,79 por ação aos investidores
Mercado
Agenda de dividendos da semana de 4 a 8/05: 17 ações pagam até R$ 1,79 por ação aos investidores

Confira o calendário completo, os retornos para o acionista (dividend yield) e quem tem direito ao recebimento

03/05/2026 | 17h30 | Por Daniel Rocha
Calendário econômico da semana: ata do Copom e dados de serviços nos EUA movimentam a agenda
Mercado
Calendário econômico da semana: ata do Copom e dados de serviços nos EUA movimentam a agenda

Semana concentra ata do Copom, dados de emprego nos EUA e decisões de juros no México e Chile

03/05/2026 | 17h00 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador