Investimentos

Fundos domésticos superam desempenho de carteiras internacionais

Rentabilidade com ativos locais já chegam a até 9,70%

Fundos domésticos superam desempenho de carteiras internacionais
(Foto: Pixabay)
  • As carteiras de investimento no exterior tiveram ganho médio de 7,85% em abril até dia 17
  • Gestora americana Franklin Templeton aponta perspectivas mais positivas para médio e longo prazo
  • Analistas consideram mais alguns meses de volatilidade nos mercados

Após uma reação mais tímida no início de abril, os fundos de ações com ativos locais conseguiram superar o desempenho das carteiras com papéis internacionais. Enquanto os domésticos mostram rentabilidade entre 8,06% e 9,70% no mês até o dia 17, os do exterior tiveram ganho médio de 7,85% no mesmo período. Os dados são do boletim diário de fundos de investimentos divulgado nesta quinta-feira (23) pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Depois do tombo maior em março (-29,9% no Ibovespa) dos ativos locais, ante a queda de 28,76% dos fundos de ativos internacionais no mês passado, a reação dos dois segmentos está mais equilibrada em abril – até o dia 17.

Em relatório divulgado pela gestora americana Franklin Templeton, os analistas avaliaram a recuperação dos mercados com uma comparação com letras do alfabeto. No cenário base, em forma de U, eles apontam o declínio e recuperação graduais e sem um caminho claro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No caso otimista, em forma de V, há um declínio econômico acentuado, mas breve, com um caminho claramente definido. No pessimista, a gestora espera um cenário em forma de L, com eventual recuperação no futuro, segundo o documento.

A Franklin Templeton diz que prefere um cenário em forma de U, mas provavelmente com alguns altos e baixos significativos durante a fase de retomada. “A demora para a recuperação se dá em decorrência da probabilidade do choque de demanda levar tensões a empresas e famílias que, por sua vez, elevam o desemprego e a inadimplência”, descreve o relatório.

Os analistas completam que estão começando lentamente a reposicionar as carteiras. “Achamos que as perspectivas de médio e longo prazo são mais positivas. A curto prazo, naturalmente, esperamos mais alguns poucos meses da volatilidade enquanto a crise do coronavírus se desenrola”, afirma o documento.

Otimismo inabalável de John Templeton

Francine Balbina, especialista em investimentos globais da Spiti, também lembrou hoje, em seu relatório, sobre a máxima de John Templeton, o fundador da Frankin Templeton: O mercado sempre se recupera.

“Ele era conhecido por ser um otimista inabalável. Hoje, em tempos de crise global na economia e na saúde, me peguei pensando como seria incrível poder ouvir a visão dele sobre os mercados”, diz Balbina.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos