• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Os top fundos imobiliários para investir agora na visão dos especialistas

Queda da taxa de juros pode prejudicar um setor e beneficiar outros. Confira as recomendações

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

12/01/2024 | 10:21 Atualização: 12/01/2024 | 10:27

(Imagem: Envato Elements)
(Imagem: Envato Elements)

O principal Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) da Bolsa paulista subiu 15,49% no acumulado de 2023. O indicador saiu dos 2.867,13 pontos no fim de 2022 e terminou o ano passado em 3.311,43 pontos. Para Luis Novaes, analista da Terra Investimentos, a queda da taxa básica de juros da economia, a Selic, explica o bom desempenho desses ativos.

Leia mais:
  • O efeito Americanas no mercado de debentures
  • Até onde o bitcoin pode chegar com o aval da SEC para ETFs?
  • Quem pagará o "14º salário" do empregado doméstico se texto passar?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse movimento de baixa de juros e fechamento da curva futura tornou os fundos imobiliários atrativos mais uma vez, considerando que, de modo geral, seus portfólios devem apresentar valorização e os rendimentos podem ser maiores”, afirma Novaes.

A Selic começou 2024 em 11,75% ao ano. A taxa passou por um forte ciclo de alta, indo de 2% ao ano para 13,75% entre 2021 e 2022. Desde agosto de 2023, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) passou a cortar a taxa em 0,5% nas últimas quarto reuniões, o que deixou a Selic no patamar atual.

  • Veja ainda: Estes foram os 10 FIIs que mais subiram e pagaram dividendos em 2023

Segundo o mais recente boletim Focus, o mercado espera que a taxa básica de juros da economia encerre 2024 em 9% ao ano. Ou seja, a estimava é que os cortes devem continuar, algo que vai beneficiar diretamente os fundos imobiliários.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mesmo que os números mostrem um tom positivo, ainda existem investidores que temem a volatilidade do mercado e acabam preferindo comprar imóveis ao invés de aportar nos fundos imobiliários. É justamente isso que Carolina Borges, analista de fundos imobiliários da EQI Research não recomenda fazer.

“Investir via fundos imobiliários traz benefícios como liquidez, maior exposição a setores diferentes da economia e a possibilidade de ter em seu portfólio imóveis de alto padrão”, explica.

Já Angelo Ferraretto, diretor de gestão da Integral Brei, comenta que a volatilidade do mercado também acontece com os imóveis físicos. “Quando os juros sobem, a compra de imóvel financiado fica mais cara, o que diminui a liquidez ou obriga o proprietário a diminuir o valor do imóvel para venda. As pessoas pensam que os imóveis delas não ficam mais baratos, mas se eles quiserem vender, também precisam colocá-lo no valor do mercado, que pode ser menor que o pago inicialmente”, diz Ferraretto.

Para investir em FIIs, o primeiro passo que o investidor deve ter em mente é saber a diferença de cada um deles, como os fundos de papel, logística, lajes corporativas e shoppings. Veja a seguir a expectativa dos analistas para cada um deles.

Fundos imobiliários de papel

Os fundos imobiliários de papel são fundos que buscam ganhar rentabilidade com títulos de dívida, como CRIs e CRAs. Ou seja, eles ganham dinheiro emprestando dinheiro para empresas do setor imobiliário. O juro é o melhor amigo desse segmento.

Publicidade

Por isso, segundo Ferraretto, esse setor pode ser o único que não deve se beneficiar totalmente da queda de juros. “Os fundos imobiliários de papel que possuem títulos de dívidas menos arriscados podem sentir negativamente a queda da Selic, já que eles operam com uma rentabilidade menor sobre a dívida”, diz Ferraretto.

  • Confira também: JHSF virou um FII? Companhia atrai investidor com dividendo mensal

Nesse sentido, o analista da Mirae Asset, Pedro Galdi, afirma que para o investidor fugir dessa armadilha, ele precisa observar quais são os fundos que estão recebíveis mais antigos, visto que somente as novas emissões devem operar com a Selic menor. “A queda da Selic tende a impactar fundos de papel pelo rendimento de novas CRIS emitidas, mas as velhas continuarão com taxa atrativa para os cotistas”, afirma Galdi.

Por outro lado, o diretor de gestão da Integral Brei, traça outro caminho para esse problema. “Os fundos que investem em títulos mais arriscados conseguem manter uma boa rentabilidade mesmo com a queda da Selic. Eles podem ser uma saída”, explica. A única questão para isso, é que o investidor precisa lembrar que quanto maior a rentabilidade, maiores as chances de perda. Cabe somente ao individuo decidir se ele aceita correr esse risco alto.

Para os fundos de papéis, os analistas recomendaram o BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11), Capitania Securities II (CPTS11) e o Fundo de Fundos Kinea (KFOF11).

Fundos de lajes corporativas

Todos os demais segmentos não possuem a polêmica da queda da Selic, pelo contrário, os juros baixos é benéfico para eles. De acordo com Carolina Borges, os fundos de lajes corporativas, conhecidos como escritórios, sofreram fortemente na pandemia com o temor do abandono do modelo de trabalho presencial e a adoção do home office. “Com o passar do tempo, a retomada do trabalho presencial ficou clara e as coisas melhoraram para esse setor”, afirma.

Ela comenta que algumas regiões estão com os aluguéis mais deprimidos em São Paulo, como a região da Chácara Santo Antônio, próximo ao Morumbi, por exemplo. “No entanto, essa mesma região pode apresentar dividendos mais atrativos a partir do segundo semestre desse ano, quando a vacância tende a diminuir e o poder de barganha deve voltar ao proprietário”, comenta.

Publicidade

Os papéis recomendados pelos especialistas para esse setor são: TRX Real Estate (TRXF11) e CSHG Prime Offices (HGPO11).

Fundos de shopping

Já os fundos de shopping tende a se beneficiar duplamente com a queda da taxa de juros. Segundo Ferraretto, os juros baixos tendem a ajudar todo o setor varejista, que é o pagador dos alugueis desses imóveis. “Com isso, as chances de uma grande taxa de vacância nos shoppings diminuem, o que é muito positivo para esse setor”, diz.

Ele também comenta que o e-commerce também deixou de ser uma ameaça para as lojas físicas. “No passado se discutia muito sobre isso, mas vemos hoje muitas empresas usando a loja física no shopping como uma opção de retirada dos produtos. O que reforça a necessidade do meio físico”, explica o diretor de gestão da Integral Brei.

Sendo assim, os analistas recomendam os fundos XP Malls (XPML11) e o Vinci Shopping (VISC11).

Fundos de logística

A mesma premissa também é valida para os fundos de logística em relação à regalia dos juros menores. Carolina Borges, da EQI, explica que essa está caminhando para um leve alta da demanda que garante uma estabilização da vacância.

“Não vejo grande gatilhos para uma forte valorização dos fundos de logística, mas vemos essa modalidade com uma boa proteção contra a inflação, visto que eles tendem a repassar a inflação por meio dos contratos de aluguel”, diz Borges.

Publicidade

Os fundos recomendados de logísticas pela Mirae, EQI e Terra Investimentos são o Bresco Logística (BRCO11), BTG Pactual Logística (BTLG11) e Vinci Logística (VILG11).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • dicas de investimentos
  • Economia
  • Fundos imobiliários
  • Ifix
Cotações
03/11/2025 5h02 (delay 15min)
Câmbio
03/11/2025 5h02 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O tempo em que a Bolsa falava (muito) alto — e com gestos: as incríveis histórias de 110 anos do pregão viva-voz

  • 2

    Auren (AURE3) completa 1 ano da compra da AES; MP do setor elétrico muda expectativas para dividendos?

  • 3

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

  • 4

    Balanço do 3T25 aumenta chances de dividendos extraordinários da Vale, dizem analistas

  • 5

    Ibovespa reage e fecha outubro nas máximas do ano. Veja as melhores ações e as perspectivas para novembro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Imagem principal sobre o Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Logo E-Investidor
Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Imagem principal sobre o 4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Logo E-Investidor
4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Imagem principal sobre o Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Logo E-Investidor
Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Imagem principal sobre o O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Logo E-Investidor
O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Últimas: Investimentos
Ibovespa reage e fecha outubro nas máximas do ano. Veja as melhores ações e as perspectivas para novembro
Investimentos
Ibovespa reage e fecha outubro nas máximas do ano. Veja as melhores ações e as perspectivas para novembro

Índice teve duas fases no mês. Queda na primeira quinzena e recuperação na segunda

31/10/2025 | 18h20 | Por Leo Guimarães
Dólar fecha outubro com ganhos de 1,08% e chega a novembro sob impacto de juros dos EUA e contas do governo Lula; veja o que esperar
Investimentos
Dólar fecha outubro com ganhos de 1,08% e chega a novembro sob impacto de juros dos EUA e contas do governo Lula; veja o que esperar

Investidores estarão atentos aos dados de inflação e emprego neste novo mês, que definem o rumo dos juros no Brasil e nos EUA

31/10/2025 | 17h51 | Por Leo Guimarães
“Rebranding” dos BDRs de ETF e novas medidas buscam aproximar fundos de investidores
Investimentos
“Rebranding” dos BDRs de ETF e novas medidas buscam aproximar fundos de investidores

O mercado tem buscado tornar os ETFs mais acessíveis, com mudanças de nomenclatura e ações educativas

30/10/2025 | 20h25 | Por Beatriz Rocha
Novo ETF estreia na B3 com ações globais e dividendos no estilo dos FIIs; conheça estratégia
Investimentos
Novo ETF estreia na B3 com ações globais e dividendos no estilo dos FIIs; conheça estratégia

Com aplicação mínima de R$ 100, o GDIV11 investe em mais de 2,6 mil ações globais e busca gerar um DY anual de até 9%

30/10/2025 | 09h24 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador