• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

‘Hora de entrar é agora’, dizem gestores sobre uma classe de fundos

Fundos imobiliários com shoppings e escritórios no portifólio são destaques do setor, dizem analistas

Por Circe Bonatelli, Estadão Conteúdo

02/06/2023 | 13:14 Atualização: 02/06/2023 | 13:14

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) de tijolo, que aplicam seus recursos em imóveis comerciais e residenciais, são a bola da vez no setor, tendo em vista a perspectiva de redução da taxa básica de juros e de melhora da economia nacional, de acordo com avaliação de gestores.

Leia mais:
  • Nova regra promete barrar insider trading em fundos imobiliários; veja como
  • Como identificar uma empresa boa pagadora de dividendos?
  • ‘As pessoas têm que parar de correr atrás do maior yield do mercado’, diz Habitat
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O gestor de fundos imobiliários da XP Investimentos, Pedro Carraz, disse que está mais animado com o setor de shoppings, cuja recuperação pós-pandemia foi mais rápida do que o originalmente esperado. “Os shoppings têm menos visitantes do que antes da pandemia, mas as vendas já estão maiores. As pessoas vão aos shoppings destinadas a comprar”, observou.

O efeito disso foi que o XP Malls, fundo da XP dedicado ao setor com participação em 16 empreendimentos, já realizou uma distribuição de dividendos cerca de 30% acima do previsto em 2022. “Não esperávamos uma recuperação tão boa”, afirmou Carraz, acrescentando que vê um bom nível de atividade no segmento nos próximos meses. “O setor é promissor no curto prazo”, acrescenta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O sócio e fundador da VBI Real Estate, Rodrigo Abbud, também concordou que os fundos de tijolo estão em um ciclo de expansão. “Quando se vê o ponto de inflexão com a expectativa de redução da taxa de juros, a primeira resposta é de uma previsão de melhora em todos os setores imobiliários”, destacou.

Fundos de investimento de prédios comerciais

Além de shoppings, Abbud disse ver grande potencial de valorização em fundos de escritórios. Ele lembrou que esse mercado cresceu muito nos anos anteriores à pandemia e que ainda enfrenta consideráveis níveis de vacância e pressão contra altas dos aluguéis.

Há, entretanto, um movimento de volta aos prédios corporativos e readequação dos escritórios. “Vemos uma retomada de atividades do setor de escritórios como um todo, mas ainda no começo e sem reflexo direto no valor de aluguel. A exceção está nas regiões mais demandadas. No todo, vemos espaço para retomada, maior ocupação, ganho de aluguéis e distribuição de dividendos”, afirmou.

O fundador da Trinus, Diego Siqueira, também disse que os fundos de tijolo estão em um momento interessante dada a expectativa de recuperação da atividade econômica. A Trinus tem como foco o desenvolvimento de empreendimentos residenciais no interior do País, onde há poucos incorporadores, bons projetos e demanda resiliente, na sua avaliação. “Vemos grande oportunidade de explorar o interior do Brasil”, disse.

Os executivos participaram na última quarta-feira (31) do XP Talks, evento focado em fundos imobiliários. Outro ponto discutido durante o painel é que os fundos de tijolo estão baratos, isto é, com valor de mercado bem abaixo do valor patrimonial, o que representa um bom ponto de entrada para investidores.

Publicidade

Carraz, da XP, disse que o corte da Selic é iminente, o que elevará o valor das cotas dos fundos em breve. Na sua avaliação, faz sentido que os investidores comprem os ativos neste momento para surfarem a onda e não correrem o risco de se posicionar só após a valorização das cotas. “Daqui seis meses, nove meses, talvez seja o final da festa”, alertou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Aluguel de ação
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dividendos
  • Fundos imobiliários
  • Imóveis
  • Juros
  • Selic
  • XP
Cotações
25/11/2025 18h49 (delay 15min)
Câmbio
25/11/2025 18h49 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Entenda o que mudou no saque-aniversário do FGTS

  • 2

    Ibovespa hoje segue Nova York e fecha em alta, mesmo com queda do petróleo

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em alta com commodities e Focus; Wall Street também sobe

  • 4

    A small cap que pode subir 61,6% e proteger o investidor da guerra comercial, segundo a XP Investimentos

  • 5

    Ibovespa hoje: MRV (MRVE3) tem maior alta; CSN Mineração (CMIN3) despenca 6%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador: valor do benefício tem encargo do FGTS? Entenda
Logo E-Investidor
Programa de Alimentação do Trabalhador: valor do benefício tem encargo do FGTS? Entenda
Imagem principal sobre o Salário mínimo pode passar de R$ 1.600 em 2026; veja valor completo
Logo E-Investidor
Salário mínimo pode passar de R$ 1.600 em 2026; veja valor completo
Imagem principal sobre o Pensão alimentícia: como homens podem solicitar?
Logo E-Investidor
Pensão alimentícia: como homens podem solicitar?
Imagem principal sobre o Plano de economia familiar: quais áreas de gastos colocar?
Logo E-Investidor
Plano de economia familiar: quais áreas de gastos colocar?
Imagem principal sobre o Resultado da Quina 6885: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números
Logo E-Investidor
Resultado da Quina 6885: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números
Imagem principal sobre o Quem pode aderir ao ressarcimento de descontos indevidos do INSS?
Logo E-Investidor
Quem pode aderir ao ressarcimento de descontos indevidos do INSS?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: saiba quando começam as vendas exclusivas
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: saiba quando começam as vendas exclusivas
Imagem principal sobre o INSS: veja prazo para aposentados sacarem benefício com o cartão previdenciário
Logo E-Investidor
INSS: veja prazo para aposentados sacarem benefício com o cartão previdenciário
Últimas: Investimentos
O que os donos de imóveis de luxo no Brasil têm feito para cortar custos e liberar capital
Investimentos
O que os donos de imóveis de luxo no Brasil têm feito para cortar custos e liberar capital

Tendência cresce entre proprietários de alto padrão, que aderem ao modelo de sale and lease back para reduzir gastos, ganhar liquidez e continuar morando nos próprios imóveis

25/11/2025 | 17h13 | Por Murilo Melo
Banco do Brasil: relembre o pesadelo vivido pelo maior banco do País em 2025; o que esperar para o próximo ano?
Investimentos
Banco do Brasil: relembre o pesadelo vivido pelo maior banco do País em 2025; o que esperar para o próximo ano?

BB enfrentou lucro em queda e inadimplência alta; em 2026, eleição deve pressionar operação

25/11/2025 | 09h40 | Por Leo Guimarães
Dividendos taxados: quem sente mais os impactos e entra na corrida da antecipação em 2025
Investimentos
Dividendos taxados: quem sente mais os impactos e entra na corrida da antecipação em 2025

Estudo da Elos Ayta revela companhias que potencializaram seus retornos com dividendos nos últimos anos e agora entram no radar do imposto

24/11/2025 | 05h30 | Por Katherine Rivas
Qual é o melhor sistema de financiamento para você investir em imóveis?
Investimentos
Qual é o melhor sistema de financiamento para você investir em imóveis?

Do uso do FGTS ao custo efetivo total, entender as diferenças entre o Sistema Financeiro de Habitação e o Sistema Financeiro Imobiliário é fundamental para escolher o crédito certo e aumentar a rentabilidade do investimento

22/11/2025 | 05h30 | Por Murilo Melo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador