Investimentos

Fundos de impacto promovem equidade de gênero e retorno acima do Ibov

A diversidade na composição do fundo pode ser interessante para o investidor que busca propósito além do lucro

Fundos de impacto promovem equidade de gênero e retorno acima do Ibov
O processo de equidade de gênero no altos cargos de liderança nas empresas de capital aberto ainda é lento no Brasil (Foto: Envato Elements)
  • O debate sobre equidade de gênero nas companhias de capital aberto ganhou a atenção dos investidores nos últimos anos, o que estimulou a criação de produtos financeiros pautados nesta temática
  • Algumas opções disponíveis no mercado financeiro podem apresentar uma valorização acima do Ibovespa

Os fundos de investimento pautados nas empresas com maior representatividade feminina nos cargos de liderança podem oferecer bons retornos financeiros ao investidor, principalmente no médio e longo prazo.

Algumas opções disponíveis no mercado financeiro podem apresentar uma valorização acima do Ibovespa. É o caso do Fundo Warren Equals, da gestora de recursos Warren Asset Management. No acumulado dos últimos 12 meses, tendo como referência o último mês de março, o percentual de retorno do produto foi de 15,3%, enquanto o Ibov teve um resultado de 2,8% durante o mesmo período.

O Exchange-Traded Fund (ETF) ELAS 11 também tem potencial de retorno acima do principal índice da bolsa. Apesar do recente lançamento na B3, o índice Teva Mulheres na Liderança, criado há dois anos e replicado pelo ETF, apresentou um retorno de 134% no acumulado da sua série histórica. Ao comparar com a performance do Ibov no mesmo intervalo de tempo, o Teva Mulheres fica 4,3 pontos percentuais acima do Ibovespa (129,7%).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Ana Paula Hornos, colunista do E-Investidor, psicóloga e especialista em educação financeira, os investimentos pautados nesta temática são interessantes no longo prazo porque estudos já comprovaram que as mulheres costumam ter uma melhor gestão de risco das empresas. “Mulheres costumam ter um perfil de liderança mais participativo e inclusivo e possuem características de maior gestão de risco e conexão com assuntos ligados à sustentabilidade e longevidade, o que são indicadores importantes de retornos de longo prazo”, destaca Hornos.

Além do retorno que pode ser atrativo, os fundos dessa categoria conseguem oferecer ao investidor a diversificação com a seleção de empresas de diversos segmentos.

No caso ELAS 11, foram selecionados 71 ativos para compor o índice. As ações da Petrobras (PETR3/PETR4) são as que respondem pela maior parte da composição do ETF.

Confira os detalhes de três opções de investimento disponíveis no mercado:

Fundo Warren Equals

O fundo Warren Equals é formado por 20 empresas nacionais e internacionais comprometidas com as políticas de equidade de gênero. Atualmente, 32% do produto correspondem a companhias do setor financeiro, como os bancos. Segundo Eduardo Grübler, gestor de renda variável da Warren, a seleção dos ativos é baseada no critério de factor invest.

Na prática, a estratégia funciona na análise de algumas características (fatores) selecionadas que servem para filtrar os ativos com os melhores retornos. No caso do Equals, a seleção é feita pelo fator qualidade que filtra as companhias com a melhor saúde financeira entre aquelas que atendem às políticas de igualdade de gênero. “São ativos de alta robustez financeira e operacional (qualidade), como fortes fluxos de caixa ou alta lucratividade”, detalha Grübler.

Publicidade

Além disso, o fundo consegue investir em empresas presentes nos principais mercados, como o dos Estados Unidos e Europa. No entanto, isso não significa que há ativos alocados em todos os mercados. A mudança na composição da carteira vai de acordo com o cenário econômico global. “No momento, o fundo está alocado mais no Brasil porque o mercado brasileiro está mais atraente do que o norte-americano, europeu e asiático”, ressalta o gestor da Warren.

O fundo apresentou um retorno de 2,3% no primeiro trimestre de 2021. A performance chega a 15,35% no acumulado dos últimos 12 meses, tendo março como mês de referência.

ELAS 11

Lançado no dia 8 de março, o Exchange-Traded Fun (ETF) ELAs 11 replica o Índice Teva Mulheres na Liderança, que acompanha a performance de empresas comprometidas com as políticas de diversidade de gênero nos altos cargos de liderança.

Na sua composição, os segmentos que mais se destacam são extração de petróleo, bebidas alcoólicas, bolsa de valores e instituições financeiras.

Publicidade

Ao todo, 71 companhias de capital aberto fazem parte do ETF. O processo de seleção das empresas foi feito a partir da análise das principais funções de liderança de todas as companhias de capital aberto no Brasil, o que totaliza cerca de 150 mil cargos. A partir desse estudo, Solly Nissim Sayeg, sócio fundador da Teva Indices, detalha que é possível quantificar o percentual de representatividade feminina nas empresas a partir de uma pontuação dada às companhias.

“Temos bonificações para as empresas que atingiram 50% dos cargos ocupados por mulheres e penalizações para as companhias sem nenhuma mulher no cargo ou para aquelas que reduziram o percentual”, acrescenta Sayeg.

Embora o ETF tenha sido lançado no mês passado, o índice replicado pelo fundo foi criado há dois anos. No acumulado da sua série histórica, o produto apresentou um retorno de 134%. Já no acumulado de 2022, a performance foi de 12%, mais de dois pontos percentuais abaixo do Ibov.

W-ESG

Ao contrário do ELAS 11 e do Equals, o W-ESG investe apenas em ativos internacionais. Ao todo, são 63 empresas comprometidas com as políticas de equidade de gênero que compõem o fundo. Segundo Rodrigo Knudsen, gestor da Vitreo, os ativos selecionados precisam estar primeiro presente no índice internacional MSCI (Morgan Stanley Capital International, na sigla em inglês), referência na seleção de empresas comprometidas com a equidade de gênero. No entanto, não é o único critério.

Publicidade

“As companhias também precisam ter pelo menos três mulheres no conselho de administração e possuir boas pontuações nas outras pautas de ESG (sustentabilidade, governança e social)”, acrescenta Knudsen.

Nos últimos meses, porém, a performance do fundo não tem sido positiva. No acumulado do primeiro trimestre de 2022, o W-ESG apresentou um retorno negativo de 20,78%. Um dos motivos está relacionado a desvalorização do dólar frente ao real. “O fundo investe em empresas em dólar. Então, quando o real se valoriza, o fundo sofre com perdas”, justifica o gestor.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, tendo o último mês de março como referência, o retorno melhora um pouco, mas continua no campo negativo com uma queda de 5,5%

Os cuidados na hora de investir

Apesar dos retornos atrativos no médio e longo prazo, Pedro Tiezzi, analista de investimentos da SVN, alerta para os cuidados ao alocar parte dos seus recursos em fundos temáticos porque costumam ter “prazos” de validade. Por isso, ele recomenda sempre avaliar os motivos que o levaram a investir.

“É importante sempre acompanhar se aquela tese que levou você a investir no fundo continua sendo uma tese “vencedora”. Caso contrário, é importante reciclar a carteira”, ressalta Tiezzi.

Já para Mário Goulart, analista da O2 Research, outro ponto importante é entender o critério de seleção dos fundos para que o investimento de causa também seja acompanhado por boas rentabilidades. “É sempre importante que os investidores analisem as empresas que compõem os fundos porque todas companhias têm suas vantagens e desvantagens”, ressalta.

Publicidade

Os fundos pautados na equidade de gênero ganharam espaço no mercado financeiro com o avanço do debate sobre a baixa representatividade feminina nos altos cargos de liderança feminina.

Embora tenha tido avanço nos últimos anos, os dados da Teva Índice mostram que apenas 14,1% dos assentos dos conselhos de administração das companhias de capital aberto são ocupados por mulheres.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos