Investimentos

Guedes: aversão a risco é fenômeno global, mas País projeta crescimento

Guedes diz que apesar do risco de recessão mundial, o Brasil elevou a projeção para o crescimento econômico

Ministro da Economia, Paulo Guedes falou que aversão ao risco acontece em todo o mundo. Foto: REUTERS/Adriano Machado
  • Analistas de mercado consultados pelo Banco Central estimaram uma alta de 1,59% para o PIB de 2022
  • O ministro ainda declarou que o fluxo de investimentos para o Brasil deve aumentar com reconfiguração de cadeias produtivas globais

Por Eduardo Rodrigues e Antonio Temóteo – O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou há pouco que existe um aumento da aversão a risco em todo o mundo. Segundo ele, a inflação mundial está subindo e as projeções para o crescimento econômico dos países desenvolvidos estão caindo, com risco de recessão na Europa e nos Estados Unidos. As declarações foram feitas durante a coletiva de divulgação do Boletim Macrofiscal.

Segundo Guedes, enquanto há risco de recessão mundial, o Brasil aumentou a projeção para o crescimento econômico e a inflação começa a descer. De acordo com a grade de parâmetros divulgada há pouco pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a estimativa para a expansão da atividade em 2022 passou de 1,50% para 2,00%, como adiantou ontem o Broadcast.

Já a projeção da pasta para 2023 foi mantida em 2,50%. No último relatório Focus, os analistas de mercado consultados pelo Banco Central estimaram uma alta de 1,59% para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022. Para 2023, a estimativa no Focus é de alta de apenas 0,50%.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Já se fala abertamente em recessão nos EUA e inflação continua subindo nos EUA e na Europa. A inflação brasileira deve começar a descer. Se o momento é de emergência e difícil, há enorme oportunidade para economia brasileira”, disse.

O ministro ainda declarou que o fluxo de investimentos para o Brasil deve aumentar com reconfiguração de cadeias produtivas globais. Além disso, ele ressaltou que o mercado de trabalho deve continuar forte e a arrecadação segue batendo recorde. “Apesar do ambiente de guerra geopolítica, continuamos reaquecendo a economia”, afirmou.