Investimentos

“O investidor deve olhar para a China”, diz CEO da Azimut Brasil

Para Giuseppe Perrucci, CEO da Azimut Brasil, o mercado chinês é um dos pilares da economia global

“O investidor deve olhar para a China”, diz CEO da Azimut Brasil
A rede internacional Azimut atua no Brasil desde 2013 (Foto: Azimut Brasil)
  • Em entrevista ao E-Investidor, Perrucci destacou que a pandemia da covid-19 intensificou a globalização, o que deve potencializar a influência econômica da China
  • Por isso, além de olhar para o mercado norte-americano e europeu, o investidor brasileiro deve ter uma parcela dos seus investimentos alocados na China
  • Mas para quem busca retorno a curto prazo, o CEO recomenda manter os investimentos no Brasil

Em comparação aos estrangeiros, o brasileiro ainda é considerado “tímido” na hora de alocar os recursos fora do mercado doméstico. Com a entrada dos BDRs (Brazilian Depositary Receipts, na sigla em inglês) na Bolsa de Valores brasileira, porém, o interesse em diversificar os investimentos no exterior tem aumentado.

Além dos Estados Unidos e da Europa, que concentram os principais mercados do mundo, Giuseppe Perrucci, CEO da Azimut Brasil, aconselha que os investidores brasileiros tenham uma parcela da sua carteira no mercado chinês. Segundo ele, a potência econômica asiática tem um papel importante na economia global, o que pode oferecer retornos financeiros a longo prazo.

“Nos últimos anos, a China continuou ganhando espaço no mercado internacional. A pandemia da covid-19 trouxe um impacto importante na globalização e a China depende da globalização porque é a fábrica do mundo”, ressalta Perrucci.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por esse motivo, mesmo com os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia e o novo aumento dos casos de covid-19 no gigante asiático, o CEO da Azimut acredita no potencial da região. “Os índices chineses, como o índice de Xangai, são os que devem ser olhados”, orienta.

Azimut Brasil faz parte da rede internacional Azimut que está presente em 17 países, como Estados Unidos, Austrália e Emirados Árabes Unidos. O grupo, que atua no País desde 2013, conta com uma gestora de patrimônio, a Azimut Brasil Wealth Management, e a gestora de recursos AZ Quest.Ao todo, são 2,5 mil clientes atendidos pelo grupo que presta serviço de consultoria e soluções de investimentos e tem cerca de R$ 27 bilhões sob gestão.

O E-Investidor conversou com Giuseppe Perrucci sobre a importância do investidor brasileiro olhar para o mercado internacional com a perspectiva de retornos a longo prazo e como se proteger da volatilidade no mercado de capitais. Confira os principais trechos da entrevista:

E-Investidor – O movimento de alta de juros nos Estados Unidos e a guerra entre Rússia e Ucrânia criaram um momento oportuno para o brasileiro investir no exterior?

Giuseppe Perrucci – Temos a situação que o Federal Reserve (Fed) começou a subir os juros. O Banco Central da Europa também está com a mesma perspectiva, mas agora entrou uma guerra (conflito entre Rússia e Ucrânia) no cenário. Ninguém tem a capacidade de prever quando isso irá se resolver, mas todos querem que termine o mais rápido possível.

Por isso, nesse momento específico, para um investidor brasileiro, talvez, não seja o melhor período para alocar o dinheiro no mercado externo porque o Brasil tem um pouco mais de estabilidade do que no exterior. Não temos essa guerra e o real deve seguir no percurso de recuperação de valor. Para quem já colocou os seus recursos fora e conquistou ganhos em 2020 e 2021, o interessante é trazer o dinheiro de volta para o Brasil para aproveitar essa alta dos juros e valorização do real. Trata-se de um ponto de vista tático, objetivo e de curto prazo, do mercado financeiro.

Publicidade

O Sr. recomenda a mesma estratégia mesmo no longo prazo?

Perrucci – Olhando para os próximos meses até o fim deste ano, eu ficaria mais com o Brasil. Se você não for resgatar esse dinheiro nos próximos seis meses, ter uma parcela no mercado norte-americano e no mercado europeu sempre vai te oferecer benefícios.

Quando falamos em mercado externo, é comum olhar para os Estados Unidos. Há oportunidades em outros mercados até mesmo fora do Ocidente?

Perrucci – Estados Unidos, Europa e China são os mercados mais representativos. A China tem um mercado interno gigante com uma capacidade de trabalho de um trilhão de pessoas. Todo mundo comprometido em trabalhar, ganhar e mudar a sua qualidade de vida. Com certeza, é um mercado que deveria fazer parte dessa diversificação internacional. Nos últimos anos, a China continuou ganhando espaço. A pandemia da covid-19 trouxe um impacto importante forte na globalização e a China depende da globalização porque é a fábrica do mundo.

Atualmente, a China está em um período problemático com o aumento do número de casos de covid-19. Vai ter um novo lockdown? Ninguém sabe. Mas olhando para o longo prazo, o país é um dos pilares da economia global.

E quais empresas ou classe de ativos que o investidor brasileiro deve investir na China?

Perrucci – A escolha da empresa é mais um trabalho de gestora. Os índices chineses, como o de Xangai, são os que devem ser olhados. Há empresas no mercado que são similares a uma Tesla ou a uma Amazon. Mas sei que essas empresas “champions” (PetroChina, China Life e 360 Security Technology ) da China têm números gigantescos de faturamento, de clientes e atividades de negociações ao longo do dia. A minha indicação são as ações chinesas do Índice de Xangai.

Publicidade

Publicamos recentemente no E-Investidor um levantamento que mostra que os países emergentes, como o Peru, têm apresentado bons retornos no acumulado do ano. É interessante olhar para esse mercado?

Perrucci – Você não vai estar diversificando o seu investimento. Estará investindo em algo que é parecido com o Brasil. Aquele benefício de dar estabilidade ao seu patrimônio, você perde.

O investidor brasileiro é mais resistente em comparação aos estrangeiros na hora de investir no exterior?

Perrucci – Não é uma cultura presente. Na média, o mercado brasileiro tem menos de 1% exposto em ativos offshore. Isso é muito pouco. Na Europa, os investidores têm 30% a 40% dos seus investimentos aplicados no mercado norte-americano e mais outra parcela na China. Então, você chega a um percentual de 50% do capital exposto no mercado externo.

Por muito anos, os investidores brasileiros não tiveram interesse nos ativos internacionais. Depois que os juros foram para níveis mais baixos, começou a surgir essa necessidade. Mas quando o mercado voltou a mostrar juros de 12%, 13% e 14% o interesse ou o apetite por outros ativos reduziu. Naturalmente, o investidor local está menos disposto em comparação a outros investidores internacionais a investir fora do seu País.

O que falta para que esse interesse pelos ativos internacionais aumente?

Perrucci –Por muitos anos, faltava regulamentação. Não era permitido. Isso começou a mudar nos últimos cinco anos com a possibilidade de investir em produtos internacionais. Por questões de regulamentação, a única opção que existia era enviar dinheiro para fora do Brasil.

Então, o Brasil está no início do processo de evolução sobre o entendimento do mercado financeiro para que seja mais maduro, como é na Europa e nos Estados Unidos. A presença de empresas internacionais ainda é muito limitada. Tem “champions” locais com uma presença muito efetiva no mercado brasileiro.

Publicidade

As eleições deste ano podem incentivar uma alocação em ativos internacionais?

Perrucci – As eleições não seriam um motivo nesse momento, no meu ponto de vista, para não manter os investimentos no Brasil. Não enxergo um resultado tão ruim para o mercado brasileiro ao ponto de trazer desestabilização para o real ou coisas extremas assim. De um modo geral, não deve ser um incentivo para o investidor olhar para o mercado externo. O fato dos investidores estrangeiros estarem olhando para o Brasil está acalmando mais o mercado.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos