Investimentos

Turbulência no mercado faz investidores estrangeiros estocarem dólares

Dados de fluxo de capital dos EUA mostram que o volume de dólares no exterior se aproxima de níveis recordes

Turbulência no mercado faz investidores estrangeiros estocarem dólares
Investidores internacionais preferem guardar dólares à investir – 07/02/2011 REUTERS/Lee Jae-Won

Investidores estrangeiros que vêm se desfazendo de ações e títulos soberanos estão estocando dólares, à medida que a volatilidade nos mercados se intensifica.

De modo geral, investidores repatriam o dinheiro e o convertem para a moeda local, mas não é o que está acontecendo no momento. Dados de fluxo de capital dos Estados Unidos mostram que o volume de dólares no exterior se aproxima de níveis recordes, visto que investidores vêm retirando ativos arriscados de suas carteira e, ao mesmo tempo, mantendo a moeda de reserva mundial.

“O dólar assumiu o papel de seguro contra a estagflação global, uma vez que a moeda americana é um dos poucos ativos financeiros que oferecem retornos”, afirmou o estrategista de câmbio do Deutsche Bank, George Saravelos, em nota a clientes. Estagflação é uma combinação de crescimento fraco e preços em alta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A tendência é outro exemplo de como a inflação no maior nível em décadas – e a resposta dos bancos centrais a esse fenômeno – está abalando todos os tipos de mercados, incluindo de ações, títulos, criptomoedas e commodities. Na semana passada, o S&P 500 entrou em “bear market”, ao acumular perdas de 20% em relação a sua máxima mais recente, e o dólar vem emergindo como um porto seguro. Isso significa que o mercado de câmbio, que já foi calmo no passado, também está tumultuado, à medida que o Federal Reserve (Fed) e outros bancos centrais revertem suas políticas de relaxamento monetário na tentativa de conter a inflação.

O chamado WSJ Dollar Index, que mede as variações do dólar em relação a uma cesta de 16 moedas, já avançou 3% desde o começo deste mês. O dólar reduziu ganhos na última semana, após o Fed elevar seus juros em 75 pontos-base, mas ainda acumula ganhos de cerca de 12% ao longo do último ano.
Tradicionalmente, o franco suíço e o iene japonês também servem de porto seguro quando os mercados estão turbulentos. Mas a política ultra-acomodatícia do Banco do Japão (BoJ), que ainda mantém seus juros em torno de zero, prejudicou o status do iene como um investimento seguro, enquanto o franco suíço tem ficado às margens dos negócios.

Embora afirmem que o dólar está sobrevalorizado nos níveis atuais, gestores de ativos não veem muitas outras opções. O consenso é que as medidas dos BCs e um movimento de fuga de ativos de risco vêm mantendo o dólar no maior patamar em décadas, embora temores sobre uma eventual recessão nos EUA estejam aumentando.

*Com informações do Dow Jones Newswires.