Últimas notícias

Uso global do dólar tem benefícios, mas também ameaças, diz Powell

Powell explicou que o amplo uso da divisa americana no mundo reduz taxas de transações

Uso global do dólar tem benefícios, mas também ameaças, diz Powell
REUTERS/Rick Wilking

Por André Marinho – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, avaliou hoje que a dominância global do dólar traz uma série de benefícios para os Estados Unidos e a comunidade internacional, mas ponderou que a centralidade da moeda pode impor alguns “desafios à estabilidade financeira”.

Na abertura de conferência sobre o tema, em Washington D.C., Powell explicou que o amplo uso da divisa americana no mundo reduz taxas de transações e custos de empréstimos para famílias, empresas e governo do país. Para o restante do planeta, o cenário fornece a tomadores de empréstimos acesso a um grande conjunto de credores e investidores, de acordo com ele.

Por outro lado, o dirigente explica que a hegemonia do dólar também ameaça a estabilidade do setor financeiro. “Por essa razão, o Federal Reserve tem desempenhado um papel fundamental na promoção da estabilidade financeira e no apoio ao uso de dólares internacionalmente por meio de nossas linhas de liquidez”, afirmou, citando as linhas de swaps com outros BCs instituídas durante as crises financeira de 2008 e da pandemia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos