• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Como ficam os investimentos com a Selic a 10,75% ao ano

Taxa básica de juros chega a dois dígitos pela primeira vez desde 2017, mas já está precificada no mercado

Por Luíza Lanza

02/02/2022 | 18:50 Atualização: 02/02/2022 | 19:22

Foto: André Dusek/Estadão
Foto: André Dusek/Estadão

Na primeira reunião de 2022, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou nesta quarta-feira (2) um aumento de 1,5 ponto percentual na Taxa Selic. Com o reajuste, a taxa básica de juros brasileira passa de 9,25% para 10,75% ao ano – ultrapassando a casa dos dois dígitos pela primeira vez em cinco anos.

Leia mais:
  • 22 fundos imobiliários que pagam os maiores dividendos acima da Selic
  • O que esperar do Ibovespa em fevereiro
  • Renda fixa segue líder entre investidores brasileiros
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Este é o oitavo aumento consecutivo na taxa de juros, em uma tentativa do Banco Central para conter a inflação no país, que fechou 2021 com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 10,06% ao ano.

A Selic a 10,75% ao ano já era esperada pelo mercado, explica João Beck, economista e sócio da BRA. Para ele, o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), a abertura de postos de trabalho e um superávit nas contas externas do Brasil podem trazer certo alívio em relação à inflação durante o ano, o que reduziria a pressão na taxa de juros.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Neste cenário, o economista acredita que o Banco Central pode suavizar as altas na taxa de juros nas próximas reuniões. “Pode aparecer no comunicado uma espécie de brecha, uma abertura de reconhecer que a inflação tem sinais de desaceleração futura e que novos aumentos da mesma magnitude não serão necessários. A tendência é de que, mesmo que a Selic chegue aos 12% ao ano, que faça isso de uma forma mais suavizada ao longo do tempo”, afirma sobre as expectativas para 2022.

Este não deve ser o primeiro aumento na taxa de juros a ser anunciado pelo Banco Central: a projeção do último boletim Focus, divulgado em 31 de janeiro, é de que a Selic encerre 2022 a 11,75% ao ano. Tendo pela frente um cenário de novas altas, o mercado espera qual vai ser a magnitude do próximo aumento na reunião do Copom, em março.

Para Ricardo França, analista de research na Ágora Investimentos, o tamanho das próximas elevações depende do comportamento da inflação no Brasil – a projeção do Focus é de que o IPCA termine o ano em 5,38%. “A gente ainda deve ter um processo de alta de juros, provavelmente até meados de 2022. Parte do mercado já está imaginando que estamos próximos do final do ciclo de alta de juros. Só que temos que entender como vai ser essa dinâmica, porque exatamente em março o banco central americano vai começar a subir juros por lá”, afirma.

França destaca ainda os impactos que uma alta taxa de juros pode ter, no longo prazo, na atividade econômica do país. Se a inflação convergir para a meta, o analista acredita que os juros também devem cair. “Talvez mais para frente, no final de 2022, início de 2023, a gente comece a ver um processo de redução. Em um primeiro momento, a Selic sobe para conter essa inflação, mas, em um segundo momento, como temos uma atividade econômica mais fraca, a gente entra em uma trajetória de redução dos juros para tentar estimular a economia” explica.

Publicidade

Leandro Vasconcellos, head da mesa de alocação Alta Renda e sócio da BRA, destaca ainda a pressão que o ano eleitoral pode fazer na curva de juros: “Por mais que o Banco Central seja independente, isso pode afetar a decisão do banco sobre o rumo dos juros de alguma forma. A receita de bolo padrão diz que é preciso aumentar juros para conter a inflação, só que o efeito colateral dessa medida é a estagnação econômica, que em um país com 13% de desempregados pode pesar na decisão do BC”, destaca Vasconcellos.

Como ficam os investimentos

A alta na taxa de juros torna as aplicações de renda fixa mais atrativas para o investidor. Os analistas explicam que, como o reajuste era esperado, o mercado financeiro já tinha precificado e o anúncio desta quarta pode não impactar tanto na renda variável como de costume.

Se em algum momento de 2021, quando a taxa de juros estava em 2%, o mercado acreditou que os investimentos de renda fixa estavam “mortos”, agora eles estão de volta. Orlando Bachesque, sócio da Alta Vista Investimentos, explica que, conforme a Selic foi sendo reajustada ao longo do último ano, mais gente migrou de investimentos de risco para os de renda fixa, o que já beneficiou alguns tipos de ativos, principalmente os pré-fixados.

“Se o juro subiu, é porque a inflação estava alta. Então os ativos de inflação, indexados ao IPCA mais uma taxa pré-fixada, foram valorizados”, diz.

Com a Selic a 10,75%, os ativos que mais se beneficiam são os indexados à Selic e ao CDI. Para o investidor interessado em aproveitar a alta dos juros e investir na renda fixa, Bachesque aconselha que diversificar a carteira é a melhor opção. “Em vez de olhar para um ativo só, a diversificação nas três caixinhas dentro da classificação de renda fixa faz muito mais sentido. Ter um pouco em pós-fixado, um pouco em inflação e um pouco que te garanta no médio e longo prazo”, afirma.

Publicidade

Uma simulação feita pela Yubb, a pedido do E-Investidor, mostra que os títulos de LCI e LCA a 95% ou 100% do CDI são mais atrativos para o investidor, já que apresentam, entre as opções da renda fixa, as maiores taxas de rentabilidade descontadas a inflação, além de serem investimentos isentos de imposto de renda.

Bernardo Pascowitch, CEO e fundador da Yubb, acredita que o cenário para 2022 é mais interessante para a renda fixa do que nos últimos anos. “A elevação da Selic trará rentabilidades mais elevadas para os títulos de renda fixa e, consequentemente, o rendimento real desses investimentos será positivo, caso não tenhamos uma disparada da inflação”, explica.

Para que o investidor consiga aproveitar as melhores rentabilidades, porém, é importante se atentar às taxas cobradas pelas instituições e ao rendimento bruto de cada investimento – se aquela aplicação vai superar a inflação. Do contrário, o produto não é vantajoso, reforça Pascowitch. “Na prática, rentabilidades acima de 110% do CDI para CDBs, LCs e RDBs e acima de 95% do CDI para LCIs e LCAs tendem a remunerar acima da inflação, mas é preciso fazer a conferência na prática” diz.

Bolsa de valores

A Selic a 10,75% deve impactar o mercado de renda variável no Brasil? Para Mauro Morelli, estrategista-chefe da Davos Investimentos, o mercado de ações não se surpreendeu com a decisão do Copom, e, por isso, não deve ser tão afetado.

Publicidade

O Ibovespa está apresentando bons resultados em 2022, recuperando parte dos descontos do ano anterior – somente em janeiro, a bolsa brasileira acumulou 6,98% de alta. Parte do bom humor é explicado por um aumento no fluxo de investimentos estrangeiros, com o mercado externo preocupado com o endurecimento do discurso do Fed e uma tendência de aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.

“Isso faz com que a gente tenha um movimento lastreado por esse fluxo de investimentos e, como muito da alta dos juros já está no preço, os vendedores locais já se posicionaram”, explica Morelli. Na visão do especialista, o fluxo de investidores internacionais na bolsa brasileira supera o impacto do reajuste do Copom, e, por isso, não deve impactar tanto os papéis do Ibovespa.

Francisco Levy, estrategista-chefe da Vitreo, também não acredita que “o evento do Copom não vai ser um divisor de águas para as tomadas de decisão de risco”. “Essas altas estão muito incorporadas nos preços. O que vai fazer a diferença é a curva de juros futura mexer, quando as pessoas começarem a achar que chegou no final do ciclo de altas nos juros”, explica.

Apesar disso, Levy pontua que ações menores podem sentir certo impacto. “Quando sobem os juros, sobe mais o custo de capital de empresas menores, além de o mercado dessas ações ser menos líquido. E quando o juro é mais alto, os investidores acabam dando preferência para os papéis de maior liquidez”, diz.

Publicidade

Para Morelli, o principal setor que se beneficia com o aumento da taxa de juros é o bancário, enquanto segmentos dos quais os investidores têm maior aversão ao risco ou que precisam de maior financiamento saem mais prejudicados. “O setor que mais se beneficia é o setor bancário, porque tem uma vantagem na parte de financiamento de empréstimos. Os bancos conseguem se financiar no curto prazo em uma taxa menor, enquanto emprestam o dinheiro com uma taxa maior no médio e longo prazo”, diz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Copom
  • Ibovespa
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Renda fixa
  • Taxa de juros
  • Taxa Selic
Cotações
16/12/2025 17h19 (delay 15min)
Câmbio
16/12/2025 17h19 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje perde quase 2,5 mil pontos desde a abertura com mercado atento à ata do Copom, pesquisa eleitoral e payroll

  • 2

    Escândalos corporativos abalam confiança no Novo Mercado? Veja o que dizem especialistas em governança

  • 3

    Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

  • 4

    Ranking de dividendos em 2025: veja quais empresas foram as melhores pagadoras no ano

  • 5

    Ibovespa hoje fecha acima de 162 mil pontos com prévia do PIB e expectativa por payroll dos EUA

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram da Bahia?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram da Bahia?
Imagem principal sobre o Como o calendário do Bolsa Família é organizado?
Logo E-Investidor
Como o calendário do Bolsa Família é organizado?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quais são as vantagens de fazer um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quais são as vantagens de fazer um bolão?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (16/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (16/12)
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: o que é CBS?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: o que é CBS?
Imagem principal sobre o Esta loteria será pausada ainda neste mês de dezembro de 2025
Logo E-Investidor
Esta loteria será pausada ainda neste mês de dezembro de 2025
Imagem principal sobre o Lotofácil de hoje (15): R$ 1,8 MILHÃO EM JOGO; veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil de hoje (15): R$ 1,8 MILHÃO EM JOGO; veja novo horário
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Últimas: Investimentos
Onde investir em 2026? Material exclusivo reúne análises e estratégias para investir em um ano de incertezas
Investimentos
Onde investir em 2026? Material exclusivo reúne análises e estratégias para investir em um ano de incertezas

Guia gratuito do E-Investidor traz projeções, contexto macroeconômico e orientações práticas para ajudar o investidor a tomar decisões mais seguras em 2026

16/12/2025 | 16h36 | Por Isabel Rocha
Ranking de dividendos em 2025: veja quais empresas foram as melhores pagadoras no ano
Investimentos
Ranking de dividendos em 2025: veja quais empresas foram as melhores pagadoras no ano

No Ibovespa, as “vacas leiteiras” se mantiveram no topo da lista, mas há surpresas

16/12/2025 | 05h30 | Por Leo Guimarães
TRXF11 compra imóveis locados ao St. Marche e Oba Hortifruti e reforça portfólio de varejo
Investimentos
TRXF11 compra imóveis locados ao St. Marche e Oba Hortifruti e reforça portfólio de varejo

Aquisição acontece de forma indireta, após o TRX Real Estate adquirir 100% das cotas do Mauá Capital Desenvolvimento Urbano (MCDU11)

15/12/2025 | 10h26 | Por Daniel Rocha
Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso
Investimentos
Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso

O Serpros, entidade de previdência complementar do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), se manifestou sobre reportagem do E-Investidor a respeito do Macam Shopping FII

12/12/2025 | 15h40 | Por Jenne Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador