• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Como ficam os investimentos com a Selic a 10,75% ao ano

Taxa básica de juros chega a dois dígitos pela primeira vez desde 2017, mas já está precificada no mercado

Por Luíza Lanza

02/02/2022 | 18:50 Atualização: 02/02/2022 | 19:22

Foto: André Dusek/Estadão
Foto: André Dusek/Estadão

Na primeira reunião de 2022, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou nesta quarta-feira (2) um aumento de 1,5 ponto percentual na Taxa Selic. Com o reajuste, a taxa básica de juros brasileira passa de 9,25% para 10,75% ao ano – ultrapassando a casa dos dois dígitos pela primeira vez em cinco anos.

Leia mais:
  • 22 fundos imobiliários que pagam os maiores dividendos acima da Selic
  • O que esperar do Ibovespa em fevereiro
  • Renda fixa segue líder entre investidores brasileiros
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Este é o oitavo aumento consecutivo na taxa de juros, em uma tentativa do Banco Central para conter a inflação no país, que fechou 2021 com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 10,06% ao ano.

A Selic a 10,75% ao ano já era esperada pelo mercado, explica João Beck, economista e sócio da BRA. Para ele, o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), a abertura de postos de trabalho e um superávit nas contas externas do Brasil podem trazer certo alívio em relação à inflação durante o ano, o que reduziria a pressão na taxa de juros.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Neste cenário, o economista acredita que o Banco Central pode suavizar as altas na taxa de juros nas próximas reuniões. “Pode aparecer no comunicado uma espécie de brecha, uma abertura de reconhecer que a inflação tem sinais de desaceleração futura e que novos aumentos da mesma magnitude não serão necessários. A tendência é de que, mesmo que a Selic chegue aos 12% ao ano, que faça isso de uma forma mais suavizada ao longo do tempo”, afirma sobre as expectativas para 2022.

Este não deve ser o primeiro aumento na taxa de juros a ser anunciado pelo Banco Central: a projeção do último boletim Focus, divulgado em 31 de janeiro, é de que a Selic encerre 2022 a 11,75% ao ano. Tendo pela frente um cenário de novas altas, o mercado espera qual vai ser a magnitude do próximo aumento na reunião do Copom, em março.

Para Ricardo França, analista de research na Ágora Investimentos, o tamanho das próximas elevações depende do comportamento da inflação no Brasil – a projeção do Focus é de que o IPCA termine o ano em 5,38%. “A gente ainda deve ter um processo de alta de juros, provavelmente até meados de 2022. Parte do mercado já está imaginando que estamos próximos do final do ciclo de alta de juros. Só que temos que entender como vai ser essa dinâmica, porque exatamente em março o banco central americano vai começar a subir juros por lá”, afirma.

França destaca ainda os impactos que uma alta taxa de juros pode ter, no longo prazo, na atividade econômica do país. Se a inflação convergir para a meta, o analista acredita que os juros também devem cair. “Talvez mais para frente, no final de 2022, início de 2023, a gente comece a ver um processo de redução. Em um primeiro momento, a Selic sobe para conter essa inflação, mas, em um segundo momento, como temos uma atividade econômica mais fraca, a gente entra em uma trajetória de redução dos juros para tentar estimular a economia” explica.

Publicidade

Leandro Vasconcellos, head da mesa de alocação Alta Renda e sócio da BRA, destaca ainda a pressão que o ano eleitoral pode fazer na curva de juros: “Por mais que o Banco Central seja independente, isso pode afetar a decisão do banco sobre o rumo dos juros de alguma forma. A receita de bolo padrão diz que é preciso aumentar juros para conter a inflação, só que o efeito colateral dessa medida é a estagnação econômica, que em um país com 13% de desempregados pode pesar na decisão do BC”, destaca Vasconcellos.

Como ficam os investimentos

A alta na taxa de juros torna as aplicações de renda fixa mais atrativas para o investidor. Os analistas explicam que, como o reajuste era esperado, o mercado financeiro já tinha precificado e o anúncio desta quarta pode não impactar tanto na renda variável como de costume.

Se em algum momento de 2021, quando a taxa de juros estava em 2%, o mercado acreditou que os investimentos de renda fixa estavam “mortos”, agora eles estão de volta. Orlando Bachesque, sócio da Alta Vista Investimentos, explica que, conforme a Selic foi sendo reajustada ao longo do último ano, mais gente migrou de investimentos de risco para os de renda fixa, o que já beneficiou alguns tipos de ativos, principalmente os pré-fixados.

“Se o juro subiu, é porque a inflação estava alta. Então os ativos de inflação, indexados ao IPCA mais uma taxa pré-fixada, foram valorizados”, diz.

Com a Selic a 10,75%, os ativos que mais se beneficiam são os indexados à Selic e ao CDI. Para o investidor interessado em aproveitar a alta dos juros e investir na renda fixa, Bachesque aconselha que diversificar a carteira é a melhor opção. “Em vez de olhar para um ativo só, a diversificação nas três caixinhas dentro da classificação de renda fixa faz muito mais sentido. Ter um pouco em pós-fixado, um pouco em inflação e um pouco que te garanta no médio e longo prazo”, afirma.

Publicidade

Uma simulação feita pela Yubb, a pedido do E-Investidor, mostra que os títulos de LCI e LCA a 95% ou 100% do CDI são mais atrativos para o investidor, já que apresentam, entre as opções da renda fixa, as maiores taxas de rentabilidade descontadas a inflação, além de serem investimentos isentos de imposto de renda.

Bernardo Pascowitch, CEO e fundador da Yubb, acredita que o cenário para 2022 é mais interessante para a renda fixa do que nos últimos anos. “A elevação da Selic trará rentabilidades mais elevadas para os títulos de renda fixa e, consequentemente, o rendimento real desses investimentos será positivo, caso não tenhamos uma disparada da inflação”, explica.

Para que o investidor consiga aproveitar as melhores rentabilidades, porém, é importante se atentar às taxas cobradas pelas instituições e ao rendimento bruto de cada investimento – se aquela aplicação vai superar a inflação. Do contrário, o produto não é vantajoso, reforça Pascowitch. “Na prática, rentabilidades acima de 110% do CDI para CDBs, LCs e RDBs e acima de 95% do CDI para LCIs e LCAs tendem a remunerar acima da inflação, mas é preciso fazer a conferência na prática” diz.

Bolsa de valores

A Selic a 10,75% deve impactar o mercado de renda variável no Brasil? Para Mauro Morelli, estrategista-chefe da Davos Investimentos, o mercado de ações não se surpreendeu com a decisão do Copom, e, por isso, não deve ser tão afetado.

Publicidade

O Ibovespa está apresentando bons resultados em 2022, recuperando parte dos descontos do ano anterior – somente em janeiro, a bolsa brasileira acumulou 6,98% de alta. Parte do bom humor é explicado por um aumento no fluxo de investimentos estrangeiros, com o mercado externo preocupado com o endurecimento do discurso do Fed e uma tendência de aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.

“Isso faz com que a gente tenha um movimento lastreado por esse fluxo de investimentos e, como muito da alta dos juros já está no preço, os vendedores locais já se posicionaram”, explica Morelli. Na visão do especialista, o fluxo de investidores internacionais na bolsa brasileira supera o impacto do reajuste do Copom, e, por isso, não deve impactar tanto os papéis do Ibovespa.

Francisco Levy, estrategista-chefe da Vitreo, também não acredita que “o evento do Copom não vai ser um divisor de águas para as tomadas de decisão de risco”. “Essas altas estão muito incorporadas nos preços. O que vai fazer a diferença é a curva de juros futura mexer, quando as pessoas começarem a achar que chegou no final do ciclo de altas nos juros”, explica.

Apesar disso, Levy pontua que ações menores podem sentir certo impacto. “Quando sobem os juros, sobe mais o custo de capital de empresas menores, além de o mercado dessas ações ser menos líquido. E quando o juro é mais alto, os investidores acabam dando preferência para os papéis de maior liquidez”, diz.

Publicidade

Para Morelli, o principal setor que se beneficia com o aumento da taxa de juros é o bancário, enquanto segmentos dos quais os investidores têm maior aversão ao risco ou que precisam de maior financiamento saem mais prejudicados. “O setor que mais se beneficia é o setor bancário, porque tem uma vantagem na parte de financiamento de empréstimos. Os bancos conseguem se financiar no curto prazo em uma taxa menor, enquanto emprestam o dinheiro com uma taxa maior no médio e longo prazo”, diz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Copom
  • Ibovespa
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Renda fixa
  • Taxa de juros
  • Taxa Selic
Cotações
13/12/2025 8h53 (delay 15min)
Câmbio
13/12/2025 8h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    14 instituições de previdência aplicaram em fundo imobiliário do Master que já perdeu 70% de valor de mercado

  • 2

    Copom segura Selic a 15%: onde investir agora e como se preparar para o possível corte de juros em 2026

  • 3

    Gerdau: como tarifas dos EUA e o aço chinês estão afetando a siderúrgica brasileira

  • 4

    13º salário 2025: segunda parcela cai até dia 19; veja quanto você vai receber na calculadora do E-Investidor

  • 5

    Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Imagem principal sobre o Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Imagem principal sobre o Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Logo E-Investidor
Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Imagem principal sobre o Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Logo E-Investidor
Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (12/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (12/12)
Últimas: Investimentos
Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso
Investimentos
Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso

O Serpros, entidade de previdência complementar do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), se manifestou sobre reportagem do E-Investidor a respeito do Macam Shopping FII

12/12/2025 | 15h40 | Por Jenne Andrade
Heineken acerta as contas com fundo imobiliário após atrasar dois meses aluguel
Investimentos
Heineken acerta as contas com fundo imobiliário após atrasar dois meses aluguel

Regularização dos aluguéis gera impacto positivo de R$ 0,16 por cota no fundo; Heineken classifica atraso como “pontual”

12/12/2025 | 09h51 | Por Daniel Rocha
MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?
Investimentos
MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?

Analistas ponderam que medida pode elevar ROE do banco para 15% já no próximo ano e o dividend yield até 8%; vale o voto de fé?

12/12/2025 | 05h30 | Por Katherine Rivas
TRXF11 amplia portfólio e compra cinco galpões logísticos por R$ 402,8 milhões
Investimentos
TRXF11 amplia portfólio e compra cinco galpões logísticos por R$ 402,8 milhões

Imóveis ficam localizados nas principais regiões do País para o segmento logístico; conheça os detalhes dos ativos

11/12/2025 | 10h08 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador