Investimentos

Itaú prevê taxa básica de juros em 3,25% no final do ano

Banco traz panorama de Selic abaixo do estabelecido pelo Copom

Itaú prevê taxa básica de juros em 3,25% no final do ano
Mario Mesquisa, economista-chefe do Itaú, não acredita em novas quedas da Selic
  • Economista-chefe do banco também projeta recessão no ano
  • Apesar do quadro de deterioração da economia, inflação deve se manter comportada

Diante do atual cenário de pandemia causada pelo coronavírus, o Itaú agora projeta a taxa básica de juros (Selic) em 3,25% ao ano ao final de dezembro de 2020. A Selic está 3,75% ao ano desde a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada na última quarta-feira (18).

Revisamos nossa projeção de inflação para baixo em 2020, de 3,3% para 2,9%.

“No Brasil, reduzimos nossa projeção de crescimento para -0,7% em 2020 (de 1,8%), devido aos efeitos negativos da epidemia no primeiro semestre do ano. Com a queda no preço de combustíveis e piora na atividade econômica na primeira metade do ano, revisamos nossa projeção de inflação para baixo em 2020, de 3,3% para 2,9%”, diz Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú, em relatório divulgado na sexta-feira (20).

Inflação em 2020

Dada a deterioração da atividade econômica no curto prazo, a inflação deverá ficar muito comportada ao longo deste ano. Isso abre espaço para o Copom baixar mais os juros nesse ambiente de crise nas próximas reuniões.

A se confirmar esse cenário, as aplicações financeiras pós-fixadas (Tesouro Selic, CDB DI e fundos DI) vão render menos. Mas, por outro ângulo, vale citar que essas aplicações pós-fixadas são consideradas as mais seguras do mercado.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos