• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Sinal vermelho: ‘Eu não vejo 2021 com otimismo’, diz Luiz Barsi

Piora da situação macroeconômica, demora na imunização contra a covid-19 e política capenga tiram ânimo do minoritário mais relevante da B3

Por Daniele Madureira

27/12/2020 | 17:30 Atualização: 28/12/2020 | 7:24

Luiz Barsi, o maior investidor individual do País (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)
Luiz Barsi, o maior investidor individual do País (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)

O maior investidor individual do Brasil está muito preocupado com 2021. Luiz Barsi, que montou na década de 70 sua carteira previdenciária baseada em ações, enxerga o próximo exercício como um “copo razoavelmente vazio”. Faltam reformas estruturais, privatizações de gigantes mal geridos e hombridade na política brasileira.

Leia mais:
  • As melhores pagadoras de dividendos na carteira de Luiz Barsi para 2021
  • Está na hora do investidor fazer caixa?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para Barsi, o País carece de uma cultura de investimento. “A maioria das pessoas que chega à Bolsa agora só quer fugir da renda fixa. Assim que os juros voltarem a subir, elas saem do mercado”, afirma o investidor de 81 anos, que se apresenta como um “pequeno dono” das companhias. “Não especulo com as ações, confio nas empresas onde invisto”.

A entrevista completa com Luiz Barsi está no especial Onde Investir em 2021. Clique aqui para baixar gratuitamente.

E-Investidor: 2020 será marcado na história mundial como o ano da pandemia. Ela assustou o senhor?

Luiz Barsi: A doença não me assustou. Ela criou oportunidades na bolsa. A pandemia atingiu em cheio as empresas de alguns setores ligados à movimentação de pessoas, como aviação, turismo, eventos e, mesmo no setor de saúde, serviços como marcação de exames. As crises econômicas, em geral, são muito parecidas. Mas nesta houve um componente psicológico. É o que explica, por exemplo, a interferência nas ações da Sabesp (SBSP3). Alguém deixa de beber água por causa da pandemia? O investidor precisa avaliar as ações pelo critério da oportunidade, pelo que representa o negócio da empresa, não pelo índice tal, ou pelo que o governo diz.

A demora na imunização indica que muitas empresas terão que continuar se reinventando. O aprendizado de 2020 é suficiente para o sucesso delas em 2021?

Eu não vejo 2021 com otimismo. Um número grande de pequenos empreendedores quebrou e não encontrou apoio nos bancos. O País precisa voltar a gerar empregos. Mas reformas muito importantes para destravar a economia têm sido engavetadas. As empresas procuraram se adaptar à nova realidade, mas a doença persiste. Precisamos aguardar uma vacina, mas a verdade é que ninguém sabe quando tudo voltará ao que era.

Além das reformas e privatizações paradas, o governo não tem ajudado em relação ao teto de gastos e ao controle da dívida pública. O investidor deve ver tudo isso como copo meio cheio ou meio vazio?

Eu vejo o copo razoavelmente vazio. Os políticos, em geral, colocam o interesse pessoal acima do interesse da nação, o que eu lamento profundamente. Tomando como exemplo os dois presidentes, da Câmara e do Senado [Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre], que tentaram driblar a Constituição para garantir sua reeleição ao cargo. Talvez o investidor brasileiro não preste atenção nisso, mas o investidor estrangeiro dá muita importância, porque indica quebra de regras. Ele pensa: ‘Por que eu vou investir neste País, se as regras lá não são estáveis?’.

Quer conferir a entrevista completa do Luiz Barsi? Baixe gratuitamente o especial Onde Investir em 2021.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Bolsa de valores
  • Luiz Barsi
  • Previdência privada
  • Privatizações
Cotações
15/09/2025 4h50 (delay 15min)
Câmbio
15/09/2025 4h50 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 2

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Eleições 2024: qual é o valor da multa para quem não votar, nem justificar?

  • 5

    11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Timemania: como funciona o sorteio da Loterias Caixa?
Logo E-Investidor
Timemania: como funciona o sorteio da Loterias Caixa?
Imagem principal sobre o Dupla-Sena: 3 dicas para ser o grande vencedor do concurso
Logo E-Investidor
Dupla-Sena: 3 dicas para ser o grande vencedor do concurso
Imagem principal sobre o A +Milionária já premiou algum apostador? Descubra
Logo E-Investidor
A +Milionária já premiou algum apostador? Descubra
Imagem principal sobre o De Mega-Sena à Lotofácil: confira as chances de ganhar em cada loteria
Logo E-Investidor
De Mega-Sena à Lotofácil: confira as chances de ganhar em cada loteria
Imagem principal sobre o Você não deveria pagar por isso: zere suas despesas com direitos básicos e benefícios
Logo E-Investidor
Você não deveria pagar por isso: zere suas despesas com direitos básicos e benefícios
Imagem principal sobre o O que é o score do Serasa?
Logo E-Investidor
O que é o score do Serasa?
Imagem principal sobre o Tesouro Direto muda site, gera debate entre investidores e prepara novidades; veja o que vem aí
Logo E-Investidor
Tesouro Direto muda site, gera debate entre investidores e prepara novidades; veja o que vem aí
Imagem principal sobre o Quanto custa comer na melhor hamburgueria do Brasil de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer na melhor hamburgueria do Brasil de 2025?
Últimas: Investimentos
IOF de 5% no VGBL: fuga de investidor coloca previdência privada na pior fase da história. Para onde vai o dinheiro?
Investimentos
IOF de 5% no VGBL: fuga de investidor coloca previdência privada na pior fase da história. Para onde vai o dinheiro?

Planos VGBL são o motor da indústria graças aos benefícios tributários e sucessórios; com o IOF, estratégia ainda faz sentido, mas deixa de ser "óbvia"

15/09/2025 | 03h00 | Por Luíza Lanza
Dividendos na semana remuneram acionistas em até R$ 1,83 por ação; confira quem paga, quanto e as datas-com
Investimentos
Dividendos na semana remuneram acionistas em até R$ 1,83 por ação; confira quem paga, quanto e as datas-com

Confira também como investir em ações pagadoras de proventos para viver de renda passiva

14/09/2025 | 04h09 | Por Manuela Miniguini
“Queremos atender a todos, mas o foco é o investidor iniciante”, diz o coordenador do Tesouro Direto
Investimentos
“Queremos atender a todos, mas o foco é o investidor iniciante”, diz o coordenador do Tesouro Direto

Para Paulo Marques, o programa deve dialogar mais com quem não conhece a plataforma e mostrar seu valor

12/09/2025 | 03h00 | Por Beatriz Rocha
Tesouro Direto muda site, gera debate entre investidores e prepara novidades; veja o que vem aí
Investimentos
Tesouro Direto muda site, gera debate entre investidores e prepara novidades; veja o que vem aí

Programa tem tentado seguir estratégia mais educativa para conversar com o investidor iniciante

12/09/2025 | 03h00 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador