• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Lula quer taxar multinacionais em 15%: qual o impacto para os dividendos do investidor?

Especialistas revelam quais empresas da Bolsa podem ter redução de dividendos após MP assinada por Lula; confira

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

04/10/2024 | 16:55 Atualização: 04/10/2024 | 16:55

Veja os possíveis impactos nos dividendos das empresas (Foto: Wilton Junior/ Estadão)
Veja os possíveis impactos nos dividendos das empresas (Foto: Wilton Junior/ Estadão)

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva editou uma Medida Provisória (MP) para taxar em 15% o lucro líquido das multinacionais com base nas regras da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Especialistas ouvidos pelo E-Investidor criticaram a medida pelo fato de ela causar uma redução no pagamento de dividendos das empresas.

Leia mais:
  • Por que as bets se tornaram vilãs para Magalu, Americanas e Casas Bahia
  • Eleições em São Paulo: quem é o candidato a prefeito mais rico? Veja o patrimônio dos 5 principais
  • A Inteligência Artificial só vai te substituir se você não souber usá-la
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a medida provisória, disponível no site do governo, serão taxadas as empresas multinacionais com faturamento superior a 750 milhões de euros (equivalentes a R$ 4,49 bi). Para Rita Salles, advogada do Consultivo Tributário no escritório Maia & Anjos, a medida veio com a intenção de evitar a evasão fiscal de empresas multinacionais estrangeiras com receita a partir de 750 milhões de euros, com uma taxação mínima de 15% realizada na forma de um adicional à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

João Eloi Olenike, presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), diz que a medida eleva a arrecadação tributária e tem um impacto positivo para a sociedade. Na visão dele, a MP pode trazer o aumento dos investimentos em áreas como educação e saúde. Ele diz que empresas nacionais e estrangeiras estarão sujeitas a uma tributação semelhante, o que pode fortalecer a concorrência e incentivar a inovação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ele lembra que a medida traz um padrão internacional pedido pela OCDE, o que pode trazer uma melhora de imagem para o Brasil ao se alinhar ao padrão internacional de tributação. “A tributação de grandes empresas pode contribuir para reduzir a desigualdade social, ao aumentar a arrecadação e permitir a implementação de políticas públicas mais equitativas”, aponta o especialista.

Em nota, o Ministério da Fazenda disse que o adicional de 15% será aplicável a aproximadamente 290 grupos multinacionais que atuam no Brasil, sendo aproximadamente 20 deles brasileiros. A pasta também disse que o impacto na arrecadação será positivo de R$ 3,4 bilhões em 2026 e 7,3 bilhões em 2027.

Quais são os impactos da taxação para os dividendos das empresas?

No entanto, a grande maioria do setor privado não concorda com essa decisão. Segundo Felipe Sant’ Anna, especialista em mercado da mesa proprietária Star Desk, essa medida é extremante equivocada e, não à toa, o governo editou a proposta “na calada da noite”.

“A justificativa de que estamos seguindo normas e práticas internacionais serve apenas como guarida para uma decisão impopular, do ponto de vista do mercado e dos investidores, e que, na verdade, é apenas uma sequência da sede do governo federal em drenar recursos das empresas para subsidiar sua política fiscal sem freios. Em um primeiro momento, obviamente a medida causa um mal-estar no mercado e faz com que os investidores calculem os impactos nos custos das empresas e nos potenciais dividendos”, explica Sant’ Anna.

Em linhas gerais, ele comenta que cada empresa tem uma política de proventos, algumas distribuem, outras investem a maioria dos lucros na própria companhia (gerando ganhos aos acionistas pela valorização das ações). Sant’ Anna diz que certamente haverá um impacto tributário que reduzirá o caixa e o pagamento dos dividendos. No entanto, ele diz que é impossível mensurar o porcentual do dividendo a ser diminuído.

Publicidade

Rita Salles, do escritório Maia & Anjos, aponta que a nova alíquota de 15% pode reduzir a distribuição de juros sobre capital próprio e outros proventos, uma vez que as companhias devem decidir reter parte dos lucros para compensar a carga tributária adicional. “O percentual de redução pode variar bastante: em uma análise preliminar podemos prever uma redução na distribuição de dividendos entre 10% e 30%, dependendo da estratégia da companhia”, estima a advogada.

Quais empresas podem ser afetadas pela medida?

Tatiana Migiyama, professora em gestão tributária na FIPECAFI, entende que a medida tende a impactar as empresas brasileiras que investem no exterior ou as estrangeiras que detenham partes relacionadas, com consolidação contábil no Brasil, que, por sua vez, tenham estruturação e operação em jurisdições com tributação inferior a 15%. Ou seja, caso a companhia nacional que investe ou tem operações no exterior e já pague a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) igual ou acima de 15%, ela não será afetada pela lei.

Caio Cesar Braga, advogado tributarista e sócio do escritório Silveira Law Advogados, diz que algumas empresas como Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), Ambev (ABEV3) e JBS (JBSS3) podem estar no pacote de 20 empresas brasileiras que terão esse aumento de carga tributária. O especialista não está sozinho e os demais da reportagem concordam com ele.

O que o investidor deve fazer agora?

Os especialistas dizem que o ideal é manter a calma e pensar com parcimônia. Paulo Luives, especialista da Valor Investimentos, concorda que essa taxação deve encarecer o custo da empresa e afetar os proventos.

“O ideal para o investidor é trazer diversificação setorial para mitigar os impactos dessa medida em sua carteira. A pessoa deve fazer uma reavaliação do seu portfólio para saber o quanto estará exposta às ações que podem ser afetadas pela medida”, aponta. Já Rita Salles, do escritório Maia & Anjos, comenta que o investidor deve ter um pouco mais de frieza. O melhor, para ela, seria os investidores observarem o impacto real da medida nos resultados dos primeiros trimestres da companhia.

A especialista lembra que, após a análise preliminar, os investidores podem considerar diversificar seus investimentos, movendo-se para setores que não sejam tão afetados por aumentos de impostos. “No entanto, a cautela deve prevalecer, se a pessoa acreditar no potencial da companhia de longo prazo, pode ser uma boa estratégia manter as ações, especialmente se os fundamentos da empresa se mantiverem sólidos”, argumenta.

Publicidade

Já Felipe Sant’ Anna, da Star Desk, sugere que é melhor esperar a manifestação dos gestores antes de tomar decisões precipitadas. Nos cálculos dele, não deve haver um impacto gigantesco no pagamento de dividendos, mas sim um mero ajuste. “Devemos ver apenas uma correção na parte contábil e na gestão dos ativos. O governo sempre cria entraves: cabe às empresas uma nova organização”, conclui o especialista.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Dividendos
  • Economia
  • Impostos
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Lula
Cotações
15/11/2025 12h47 (delay 15min)
Câmbio
15/11/2025 12h47 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como montar uma carteira de fundos imobiliários equilibrada entre FIIs de tijolo e papel

  • 2

    O fundo imobiliário que nunca teve calote: o segredo da AF Invest para atravessar crises e entregar 74% de retorno até 2025

  • 3

    Crise no Banco do Brasil: o plano da diretoria para sair do cenário de lucro em queda, calotes em alta e dividendos fracos

  • 4

    Contas globais ganham força no Brasil; entenda os cuidados antes de escolher uma

  • 5

    Banco do Brasil (BBAS3) decepciona com corte no lucro e mercado já fala em recuperação lenta e dividendos fracos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Fies: quem pode aderir à renegociação?
Logo E-Investidor
Fies: quem pode aderir à renegociação?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: beneficiários têm até dezembro para fazer acompanhamento em saúde; veja onde
Logo E-Investidor
Bolsa Família: beneficiários têm até dezembro para fazer acompanhamento em saúde; veja onde
Imagem principal sobre o Detran-SP: o que é a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos
Logo E-Investidor
Detran-SP: o que é a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos
Imagem principal sobre o INSS: veja como pedir a devolução de descontos no novo prazo
Logo E-Investidor
INSS: veja como pedir a devolução de descontos no novo prazo
Imagem principal sobre o INSS: aposentados têm novo prazo para pedir devolução de descontos
Logo E-Investidor
INSS: aposentados têm novo prazo para pedir devolução de descontos
Imagem principal sobre o Fies: veja como fazer para renegociar a sua dívida
Logo E-Investidor
Fies: veja como fazer para renegociar a sua dívida
Imagem principal sobre o Fies: até quando estudantes podem renegociar dívidas? Veja prazo
Logo E-Investidor
Fies: até quando estudantes podem renegociar dívidas? Veja prazo
Imagem principal sobre o É possível colocar um microchip gratuitamente no meu pet?
Logo E-Investidor
É possível colocar um microchip gratuitamente no meu pet?
Últimas: Investimentos
Como montar uma carteira de fundos imobiliários equilibrada entre FIIs de tijolo e papel
Investimentos
Como montar uma carteira de fundos imobiliários equilibrada entre FIIs de tijolo e papel

Especialistas explicam como combinar fundos de imóveis físicos e de crédito imobiliário para equilibrar renda previsível e potencial de valorização

14/11/2025 | 09h22 | Por Murilo Melo
Permuta de imóveis ganha força entre investidores, mas exige atenção redobrada; entenda
Investimentos
Permuta de imóveis ganha força entre investidores, mas exige atenção redobrada; entenda

Com avanço das plataformas digitais e o aumento da procura por negociações sem intermediação de dinheiro, a troca de imóveis se consolida como estratégia para diversificar o portfólio e reduzir custos

13/11/2025 | 10h26 | Por Murilo Melo
O fundo imobiliário que nunca teve calote: o segredo da AF Invest para atravessar crises e entregar 74% de retorno até 2025
Investimentos
O fundo imobiliário que nunca teve calote: o segredo da AF Invest para atravessar crises e entregar 74% de retorno até 2025

Em quatro anos, ativo enfrentou disparada da Selic sem registrar eventos de crédito. Agora, gestora planeja replicar sucesso em novo FII

13/11/2025 | 05h30 | Por Daniel Rocha
Por que a Justiça decretou a falência da Oi e como ficam os investidores com ações OIBR3 e OIBR4?
Investimentos
Por que a Justiça decretou a falência da Oi e como ficam os investidores com ações OIBR3 e OIBR4?

Juíza afirmou que não há mais viabilidade econômica para o cumprimento de obrigações da companhia; veja o que acontece agora

12/11/2025 | 22h13 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador