

O lançamento do modelo de Inteligência Artificial (IA), produzido pela startup chinesa DeepSeek, estremeceu os ânimos dos investidores globais durante as negociações de segunda-feira (27). O índice Nasdaq encerrou o pregão de ontem com uma queda de 3%, enquanto as ações da gigante Nvidia (NVDA) sofreram um tombo de 16,97%. Os papéis da Microsoft (MSFT), Alphabet (GOOG) e da Broadcom (AVGO) também acompanharam o movimento negativo e encerraram o dia com uma depreciação de 2,17%, 4,20% e de 17,40%, respectivamente.
A derrocada nas ações das “7 Magníficas”, as principais empresas do setor de tecnologia americano, fez as empresas perderem US$ 643 bilhões em valor de mercado em um único pregão. Os dados são da Elos Ayta Consultoria.
O declínio no setor reflete a capacidade de a startup DeepSeek de desenvolver um novo modelo de inteligência artificial (IA) com a mesma eficiência dos produtos da OpenAI, como o ChatGPT, a um custo bem inferior ao do seu concorrente. “O preço da DeepSeek supera qualquer coisa da concorrência, com a empresa precificando seus modelos de 20 a 40 vezes mais barato do que os modelos equivalente da OpenAi”, informaram os analistas de tecnologia da Bernstein em nota divulgada neste domingo, a que o Business Insider teve acesso.
Ou seja, a conquista da startup chinesa adiciona mais uma incerteza para a indústria de IA, especialmente as big techs americanas que são as pioneiras neste setor. Isso porque a oferta de um produto mais barato e eficiente põe em dúvida a necessidade de investimentos bilionários para o desenvolvimento de inovações tecnológicas de IA.
Publicidade
“Isso pode afetar a Nvidia (NVDA) porque, talvez, o mercado entenda que não precise de chips tão sofisticados nem tão caros ao passo de justificar o preço das suas ações”, avalia Marcelo Cabral, gestor de renda variável da Straton Capital. “Mas precisamos ainda aguardar novas informações”, acrescenta.
O triunfo da DeepSeek acontece ainda em um período em que o presidente americano Donald Trump pensa em políticas públicas para fortalecer e concentrar o desenvolvimento de IA nos Estados Unidos. Como mostramos aqui, o republicano anunciou um projeto bilionário de infraestrutura em IA, em parceria com empresas privadas. Denominada como Stargate, a iniciativa envolve as empresas OpenAi, o SoftBank Group e a Oracle (ORCL), e conta com um investimento inicial de até US$ 500 bilhões.
Uma oportunidade de compra?
O impacto do novo modelo de IA da DeepSeek para as ações de tecnologia no médio e longo prazo ainda é incerto para o mercado. No entanto, a reação negativa das bolsas abre boas oportunidades de investimento para algumas empresas em posições estratégicas desse mercado.
É o caso das ações da Vertiv (VRT) que sofrem uma depreciação de 28,34%. “A Vertiv (VRT) é líder de tecnologia em sistema de refrigeração para data center e esse desempenho, na nossa análise, parece ser uma boa oportunidade. Se vai ser possível entregar soluções de IA mais barata e mais rápida, vamos precisar ainda mais de data centers”, avalia Cabral.
A mesma percepção se aplica aos papéis da Nvidia. Dan Ives, analista do setor de tecnologia, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter) na segunda (27) que a novidade ainda não é capaz de superar o potencial tecnológico dos chips de alta performance da Nvidia.
Publicidade
“Nenhuma Global 2000 dos EUA usará uma startup chinesa DeepSeek para lançar sua infraestrutura de IA e casos de uso”, escreveu ele. “No fim das contas, há apenas uma empresas de chips no mundo lançando casos de uso de IA auntônomos, robóticos e mais amplos e essa é a Nvidia.”
No US Global 2000 is going to use a Chinese start-up DeepSeek to launch their AI infrastructure and use cases. At the end of the day there is only one chip company in the world launching autonomous, robotics, and broader AI use cases and that is Nvidia..golden buying oppy 🔥🏆🐂 https://t.co/WP0XnwTOXX
— Dan Ives (@DivesTech) January 27, 2025
Com informações do Business Insider