A derrocada nas ações das “7 Magníficas”, as principais empresas do setor de tecnologia americano, fez as empresas perderem US$ 643 bilhões em valor de mercado em um único pregão. Os dados são da Elos Ayta Consultoria.
O declínio no setor reflete a capacidade de a startup DeepSeek de desenvolver um novo modelo de inteligência artificial (IA) com a mesma eficiência dos produtos da OpenAI, como o ChatGPT, a um custo bem inferior ao do seu concorrente. “O preço da DeepSeek supera qualquer coisa da concorrência, com a empresa precificando seus modelos de 20 a 40 vezes mais barato do que os modelos equivalente da OpenAi”, informaram os analistas de tecnologia da Bernstein em nota divulgada neste domingo, a que o Business Insider teve acesso.
Ou seja, a conquista da startup chinesa adiciona mais uma incerteza para a indústria de IA, especialmente as big techs americanas que são as pioneiras neste setor. Isso porque a oferta de um produto mais barato e eficiente põe em dúvida a necessidade de investimentos bilionários para o desenvolvimento de inovações tecnológicas de IA.
“Isso pode afetar a Nvidia (NVDA) porque, talvez, o mercado entenda que não precise de chips tão sofisticados nem tão caros ao passo de justificar o preço das suas ações”, avalia Marcelo Cabral, gestor de renda variável da Straton Capital. “Mas precisamos ainda aguardar novas informações”, acrescenta.
O triunfo da DeepSeek acontece ainda em um período em que o presidente americano Donald Trump pensa em políticas públicas para fortalecer e concentrar o desenvolvimento de IA nos Estados Unidos. Como mostramos aqui, o republicano anunciou um projeto bilionário de infraestrutura em IA, em parceria com empresas privadas. Denominada como Stargate, a iniciativa envolve as empresas OpenAi, o SoftBank Group e a Oracle (ORCL), e conta com um investimento inicial de até US$ 500 bilhões.
Uma oportunidade de compra?
O impacto do novo modelo de IA da DeepSeek para as ações de tecnologia no médio e longo prazo ainda é incerto para o mercado. No entanto, a reação negativa das bolsas abre boas oportunidades de investimento para algumas empresas em posições estratégicas desse mercado.
É o caso das ações da Vertiv (VRT) que sofrem uma depreciação de 28,34%. “A Vertiv (VRT) é líder de tecnologia em sistema de refrigeração para data center e esse desempenho, na nossa análise, parece ser uma boa oportunidade. Se vai ser possível entregar soluções de IA mais barata e mais rápida, vamos precisar ainda mais de data centers”, avalia Cabral.
A mesma percepção se aplica aos papéis da Nvidia. Dan Ives, analista do setor de tecnologia, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter) na segunda (27) que a novidade ainda não é capaz de superar o potencial tecnológico dos chips de alta performance da Nvidia.
“Nenhuma Global 2000 dos EUA usará uma startup chinesa DeepSeek para lançar sua infraestrutura de IA e casos de uso”, escreveu ele. “No fim das contas, há apenas uma empresas de chips no mundo lançando casos de uso de IA auntônomos, robóticos e mais amplos e essa é a Nvidia.”
Com informações do Business Insider