Investimentos

Como o CDI pode afetar seus investimentos?

Entenda o que é a taxa CDI, saiba como ela funciona e descubra como pode impactar o seu dinheiro investido

Como o CDI pode afetar seus investimentos?
Descubra tudo o que precisa saber sobre o CDI e entenda como essa taxa afeta os seus investimentos. (Foto: Unsplash)
  • O Certificado de Depósito Interbancário é o nome dado aos empréstimos que os bancos fazem entre si para que seja possível fechar o dia com um saldo positivo
  • O CDI afeta principalmente os investimentos de renda fixa, uma vez que muitos são atrelados diretamente a essa taxa no quesito rentabilidade
  • Embora as siglas sejam semelhantes e possam causar certa confusão, o CDI é um tipo de índice de referência e se comporta como uma taxa de juros. Enquanto isso, o CDB é um tipo de investimento de renda fixa e tem rentabilidade atrelada ao CD

(Mellanie Novais, especial para o E-Investidor) – O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) trata-se de uma taxa que indica o rendimento anual de diferentes aplicações. Entendê-la e saber como ela pode afetar seus investimentos são ações fundamentais antes de escolher onde aplicar o seu capital. Por isso, na sequência, o E-Investidor te explica tudo a respeito disso.

O que é CDI?

O Certificado de Depósito Interbancário – CDI – é o nome dado aos empréstimos que os bancos fazem entre si para que seja possível fechar o dia com um saldo positivo. Isso ocorre por imposição do Banco Central do Brasil, que determina às instituições bancárias a obrigação de terminar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo.

Esse processo de empréstimo é necessário, uma vez que por diferentes razões o saldo final pode não ser positivo. Um exemplo simples é o fato de que, em um determinado dia, o número de saques no banco pode ter sido superior ao de depósitos, consequentemente gerando um saldo negativo.

Smartphone em cima de caderno exibe gráficos em tela
O CDI é uma taxa que mensura qual será a tarifação de juros das negociações interbancárias, além de impactar de forma direta no rendimento de alguns ativos. (Foto: Pexels)

Assim, para deixar o caixa positivo, os bancos emprestam o dinheiro entre si, mas claro que, como todo empréstimo, há uma taxa de juros. Nesse caso, então, a tarifa será definida de acordo com a taxa CDI — processo que possibilita ao CDI refletir o quanto os bancos ganham de juros ao emprestar capital a outras instituições bancárias.

Como a taxa é composta e calculada?

O CDI é calculado diariamente e divulgado pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip). É calculado a partir das operações entre os bancos que ocorrem dentro de um dia, servindo de base para calcular as médias mensal e anual.

Por que o CDI afeta seus investimentos?

O CDI afeta principalmente os investimentos de renda fixa, uma vez que muitos são atrelados diretamente a essa taxa no quesito rentabilidade. Além disso, outros a utilizam como um tipo de benchmark, de forma que serve como uma “meta de desempenho”.

Dessa forma, o CDI afeta os investimentos por meio de suas oscilações. Se ele cai, como consequência, os ativos que estão relacionados a esse indicador também rendem menos. Assim como o contrário é verdadeiro: se o CDI sobe, esse aumento favorece a rentabilidade dos investimentos atrelados à taxa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em alguns casos, ele também pode interferir indiretamente em outras aplicações.

Investimentos que o CDI pode afetar

De forma geral, a taxa CDI pode afetar quatro investimentos principais, são eles:

  • CDB — título de renda fixa emitido pelos bancos como forma de captar recursos para financiar suas atividades. Como retorno a esse empréstimo, o investidor recebe a quantia aplicada mais uma taxa de juros como rendimento.
  • LCI — corresponde à Letra de Crédito Imobiliário, trata-se de um investimento de renda fixa difundido em uma carteira de empréstimos atrelados ao setor imobiliário.
  • LCA — corresponde à Letra de Crédito do Agronegócio, trata-se de um investimento de renda fixa difundido em uma carteira de empréstimos atrelados ao setor agropecuário.
  • LC — é uma renda fixa e significa Letra de Câmbio, é emitido pelas financeiras e também funciona como um tipo de empréstimo ao emissor até a data de vencimento prevista na compra.

Veja também:

CDB: guia completo para começar a investir

Quanto rende o CDI?

Ao investir em ativos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário, não há como saber exatamente qual será o seu rendimento futuro, uma vez que ele não é uma taxa prefixada. Ela sofre variações constantes, já que é mensurada a partir das taxas e da quantidade de depósitos interbancários realizados no dia.

Mesmo com essas oscilações, é possível realizar uma projeção de qual será o rendimento do CDI no momento de resgate da sua aplicação. É importante sempre priorizar ativos que tenham rendimento de 100% do CDI, o que garante que ele vai render exatamente o mesmo valor dessa taxa.

Se você investir hoje, em 2021, o retorno do seu investimento vai depender de qual será a taxa do CDI prevista na data de vencimento do ativo. Para fazer uma simulação, você pode fazer uma conta simples: multiplique o percentual do CDI da sua aplicação pelo valor da taxa no dia. Em 10 de junho de 2021, por exemplo, a taxa CDI era 3,40%.

Moedas em superfície ao lado de um símbolo de %
O rendimento do Certificado de Depósito Interbancário tem variação diária, e essa taxa pode ser verificada em tempo real na B3. (Foto: Pexels)

O que significa dizer que algo rende 100% do CDI?

Quando se diz que um ativo rende 100% do CDI quer dizer que terá uma rentabilidade idêntica à dessa taxa.

É importante lembrar que também há títulos que podem render menos do que o CDI ou até apresentar uma rentabilidade superior. A poupança, por exemplo, é uma forma de “aplicar” dinheiro, mas que tem um rendimento de só 70% do CDI.

Publicidade

Veja também:

Fundos de previdência renderam menos que CDI no início de 2021

Qual é a diferença entre CDB e CDI?

Embora as siglas sejam semelhantes e possam causar certa confusão, o CDI é um tipo de índice de referência e se comporta como uma taxa de juros. Enquanto isso, o CDB é um tipo de investimento de renda fixa e tem rentabilidade atrelada ao CDI.

No caso do CDB, trata-se de um investimento em que o cliente empresta uma quantidade de dinheiro ao banco. Em contrapartida, o CDI é um empréstimo que ocorre entre os bancos.

Fonte: B3.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos