Investimentos

Como o CDI pode afetar seus investimentos?

Entenda o que é a taxa CDI, saiba como ela funciona e descubra como pode impactar o seu dinheiro investido

Descubra tudo o que precisa saber sobre o CDI e entenda como essa taxa afeta os seus investimentos. (Foto: Unsplash)
  • O Certificado de Depósito Interbancário é o nome dado aos empréstimos que os bancos fazem entre si para que seja possível fechar o dia com um saldo positivo
  • O CDI afeta principalmente os investimentos de renda fixa, uma vez que muitos são atrelados diretamente a essa taxa no quesito rentabilidade
  • Embora as siglas sejam semelhantes e possam causar certa confusão, o CDI é um tipo de índice de referência e se comporta como uma taxa de juros. Enquanto isso, o CDB é um tipo de investimento de renda fixa e tem rentabilidade atrelada ao CD

(Mellanie Novais, especial para o E-Investidor) – O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) trata-se de uma taxa que indica o rendimento anual de diferentes aplicações. Entendê-la e saber como ela pode afetar seus investimentos são ações fundamentais antes de escolher onde aplicar o seu capital. Por isso, na sequência, o E-Investidor te explica tudo a respeito disso.

O que é CDI?

O Certificado de Depósito Interbancário – CDI – é o nome dado aos empréstimos que os bancos fazem entre si para que seja possível fechar o dia com um saldo positivo. Isso ocorre por imposição do Banco Central do Brasil, que determina às instituições bancárias a obrigação de terminar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo.

Esse processo de empréstimo é necessário, uma vez que por diferentes razões o saldo final pode não ser positivo. Um exemplo simples é o fato de que, em um determinado dia, o número de saques no banco pode ter sido superior ao de depósitos, consequentemente gerando um saldo negativo.

O CDI é uma taxa que mensura qual será a tarifação de juros das negociações interbancárias, além de impactar de forma direta no rendimento de alguns ativos. (Foto: Pexels)

Assim, para deixar o caixa positivo, os bancos emprestam o dinheiro entre si, mas claro que, como todo empréstimo, há uma taxa de juros. Nesse caso, então, a tarifa será definida de acordo com a taxa CDI — processo que possibilita ao CDI refletir o quanto os bancos ganham de juros ao emprestar capital a outras instituições bancárias.

Como a taxa é composta e calculada?

O CDI é calculado diariamente e divulgado pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip). É calculado a partir das operações entre os bancos que ocorrem dentro de um dia, servindo de base para calcular as médias mensal e anual.

Por que o CDI afeta seus investimentos?

O CDI afeta principalmente os investimentos de renda fixa, uma vez que muitos são atrelados diretamente a essa taxa no quesito rentabilidade. Além disso, outros a utilizam como um tipo de benchmark, de forma que serve como uma “meta de desempenho”.

Dessa forma, o CDI afeta os investimentos por meio de suas oscilações. Se ele cai, como consequência, os ativos que estão relacionados a esse indicador também rendem menos. Assim como o contrário é verdadeiro: se o CDI sobe, esse aumento favorece a rentabilidade dos investimentos atrelados à taxa.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em alguns casos, ele também pode interferir indiretamente em outras aplicações.

Investimentos que o CDI pode afetar

De forma geral, a taxa CDI pode afetar quatro investimentos principais, são eles:

  • CDB — título de renda fixa emitido pelos bancos como forma de captar recursos para financiar suas atividades. Como retorno a esse empréstimo, o investidor recebe a quantia aplicada mais uma taxa de juros como rendimento.
  • LCI — corresponde à Letra de Crédito Imobiliário, trata-se de um investimento de renda fixa difundido em uma carteira de empréstimos atrelados ao setor imobiliário.
  • LCA — corresponde à Letra de Crédito do Agronegócio, trata-se de um investimento de renda fixa difundido em uma carteira de empréstimos atrelados ao setor agropecuário.
  • LC — é uma renda fixa e significa Letra de Câmbio, é emitido pelas financeiras e também funciona como um tipo de empréstimo ao emissor até a data de vencimento prevista na compra.

Veja também:

CDB: guia completo para começar a investir

Quanto rende o CDI?

Ao investir em ativos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário, não há como saber exatamente qual será o seu rendimento futuro, uma vez que ele não é uma taxa prefixada. Ela sofre variações constantes, já que é mensurada a partir das taxas e da quantidade de depósitos interbancários realizados no dia.

Mesmo com essas oscilações, é possível realizar uma projeção de qual será o rendimento do CDI no momento de resgate da sua aplicação. É importante sempre priorizar ativos que tenham rendimento de 100% do CDI, o que garante que ele vai render exatamente o mesmo valor dessa taxa.

Se você investir hoje, em 2021, o retorno do seu investimento vai depender de qual será a taxa do CDI prevista na data de vencimento do ativo. Para fazer uma simulação, você pode fazer uma conta simples: multiplique o percentual do CDI da sua aplicação pelo valor da taxa no dia. Em 10 de junho de 2021, por exemplo, a taxa CDI era 3,40%.

O rendimento do Certificado de Depósito Interbancário tem variação diária, e essa taxa pode ser verificada em tempo real na B3. (Foto: Pexels)

O que significa dizer que algo rende 100% do CDI?

Quando se diz que um ativo rende 100% do CDI quer dizer que terá uma rentabilidade idêntica à dessa taxa.

É importante lembrar que também há títulos que podem render menos do que o CDI ou até apresentar uma rentabilidade superior. A poupança, por exemplo, é uma forma de “aplicar” dinheiro, mas que tem um rendimento de só 70% do CDI.

Veja também:

Fundos de previdência renderam menos que CDI no início de 2021

Qual é a diferença entre CDB e CDI?

Embora as siglas sejam semelhantes e possam causar certa confusão, o CDI é um tipo de índice de referência e se comporta como uma taxa de juros. Enquanto isso, o CDB é um tipo de investimento de renda fixa e tem rentabilidade atrelada ao CDI.

No caso do CDB, trata-se de um investimento em que o cliente empresta uma quantidade de dinheiro ao banco. Em contrapartida, o CDI é um empréstimo que ocorre entre os bancos.

Fonte: B3.