Investimentos

Fundo de previdência: onde o seu plano está aplicado?

Pesquisa mostra que 36% dos brasileiros não têm ideia em que tipo de fundo o seu plano de previdência investe

Fundo de previdência: onde o seu plano está aplicado?
Pesquisa mostra que 36% dos brasileiros não têm ideia em que frente o seu fundo de previdência é investido. Foto: Pixabay
  • Levantamento feito pela Onze, fintech de soluções para previdência, com 5,2 mil pessoas mostra que os brasileiros sabem menos do que deveriam sobre suas aplicações em previdência
  • Mudar essa realidade de desconhecimento depende da educação financeira, que pode vir tanto pelos meios tradicionais, como estudo, cursos, entre outros, como pela experiência prática
  • Ainda que muitos não saibam alguns pontos importantes sobre suas aplicações em previdência, a pesquisa mostra que 59,1% dos participantes estão satisfeitos com seus planos

preocupação com a aposentadoria é o principal motivo para que 72% dos brasileiros contratem um plano de previdência privada, mesmo que parcela significativa desconheça onde o dinheiro fica aplicado e a sua rentabilidade.

A constatação é de uma pesquisa da Onze, fintech de soluções para previdência. O estudo foi realizado em nível nacional, com 5,2 mil pessoas de diferentes faixas de renda e escolaridade.

De acordo com o levantamento, 36% dos entrevistados não sabem em que tipo de fundo de previdência o seu plano investe, enquanto 33,5% acreditam que a aplicação está em um fundo de renda fixa e 30,5% em fundo multimercado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quando questionados sobre o rendimento da aplicação, 53,6% não souberam responder, 26,7% afirmaram ser acima do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), 17,4% em torno do CDI e 2,3%, abaixo do indicador.

Sobre a taxa de administração, é significativa a parcela que desconhece se está pagando muito ou pouco pelo produto: apenas 55% dos entrevistados. Para 21,1%, a taxa se encontra entre 1% e 2% ao ano. Para 18,2%, o percentual é abaixo de 1%. Somente 5,7% responderam pagar taxa de administração acima de 2% ao ano.

 A importância de saber sobre o seu fundo de previdência

Mudar essa realidade de desconhecimento depende da educação financeira, que pode vir tanto pelos meios tradicionais, como estudo, cursos, entre outros, como pela experiência prática, observa Samuel Torres, analista de investimentos da Onze.

“Nos últimos anos, esse assunto tem ganhado cada vez mais destaque em diversos canais. Muitas pessoas migraram para investimentos mais complexos do que os tradicionalmente aplicados em bancos (poupança e CDBs), o que contribuiu para um maior conhecimento financeiro por parte dessas pessoas”, diz Torres.

Ainda que muitos deixem passar despercebidos alguns pontos importantes nas aplicações em previdência, a pesquisa também mostrou que 59,1% dos participantes estão satisfeitos com seus planos. Apenas 11,6% estão insatisfeitos e 29,3% disseram não saber opinar.

Quanto à portabilidade, 51,4% afirmam conhecer o benefício, mas não têm interesse em mudar de plano. Do total, 11,7% consideram fazer a troca e para 36,9%, o benefício era desconhecido.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos