O que este conteúdo fez por você?
- Mesas de Operações são estruturas compostas por profissionais altamente capacitados e certificados para atuarem como ponte entre o investidor e a bolsa
- Os especialistas são unânimes em dizer que historicamente, em anos com eleições presidenciais, a volatilidade na bolsa aumenta ainda mais e o operador, através do monitoramento de indicadores e expectativas busca tirar o melhor desse movimento do mercado
- Como o mercado é “vivo”, é bastante comum que os operadores das mesas tragam, ao longo do dia, questionamentos e pedidos de análise adicionais para suportar a tomada de decisão do investidor.
Adriano Germenink (Especialista da Ágora Investimentos) – O ano de 2022 começou com alguns desafios econômicos e políticos para o mercado financeiro: incertezas acerca da política econômica, inflação, taxa de juros e também em relação à recuperação econômica em virtude da pandemia, e fora da expectativa de qualquer analista, a guerra entre Rússia x Ucrânia ajudaram a deteriorar o cenário.
Leia também
Há uma outra vertente também: nunca houve tanta informação circulando por aí, das mais diversas fontes como sites de notícias, casas de análise, bancos, corretoras e claro, influenciadores. Essas informações também estão disponíveis nos mais diferentes formatos: notícias, relatórios, vídeos, lives, podcasts; tudo isso a poucos cliques no computador ou smartphone. Atenção redobrada de quem e “de onde” você, investidor, consome essas informações!
Há investidores que optam por tomar suas decisões por conta própria, consumindo esses conteúdos, digerindo as informações e executando sua estratégia diretamente no home broker ou App de sua corretora e também os investidores que, além de utilizar essas informações para formar sua opinião, também contam com o apoio de especialistas para montar e acompanhar sua carteira e executar a melhor estratégia de investimento de acordo com seus objetivos, seja para potenciar ganhos, reduzir riscos e até investimentos de curtíssimo prazo, os “day trade”.
Publicidade
Talvez um dos principais desafios para o investidor seja o de contar com uma fonte confiável em relação às informações prestadas sobre o mercado, além do tempo necessário para executar a estratégia de investimento ou mesmo “aquela operação” que, como sabemos, a dinâmica e a velocidade do mercado muitas vezes exigem uma rápida tomada de decisão. Aliás, você já deve ter ouvido aquela máxima: “compre no boato e venda no fato”, literalmente porque quando se torna fato, o mercado já precificou os ativos.
É justamente aqui que entra o papel das mesas de operações, que em resumo são estruturas compostas por profissionais altamente capacitados e certificados para atuarem como ponte entre o investidor e a bolsa. Esses profissionais acompanham em tempo real os principais fatos envolvendo o mercado e as empresas negocias na B3, além de toda a dinâmica da negociação dessas companhias, seja no mercado à vista e também no mercado futuro.
Segundo Wellington Sena, head da mesa de trading wealth da Ágora Investimentos, a atuação desses profissionais vai muito além da “execução de ordens”. Ainda que esta função seja parte integrante do seu escopo de atuação, “o operador de mesa tem a responsabilidade de identificar oportunidades e propor operações ou estruturas de investimentos mais sofisticadas, muitas vezes desenvolvidas “sob medida” para cada investidor, como operações com derivativos que podem se beneficiar de diferentes cenários ou uma combinação entre eles, operações de hedge com o objetivo de proteger uma parte (ou total) da carteira do investidor de determinados riscos, mas sempre estando próximo e entendendo o objetivo e a necessidade individual do investidor”, pondera Sena.
Tiago Carneiro, head da mesa de operações premium e top tier da Ágora, complementa que o operador (ou trader) tem como uma de suas principais atividades o monitoramento de fluxo ou seja, identificar tendências que permita se antecipar os movimentos do mercado de maneira previa buscando oportunidades de monetizar a carteira do investidor ou até mesmo assumir uma posição mais defensiva, reduzindo a exposição ao risco e até mesmo limitando perdas: “logo que entendemos que com um cenário de guerra entre Rússia x Ucrânia poderia valorizar o preço das commodities e beneficiar algumas empresas do setor compartilhamos essa visão com nossos clientes e reforçamos a necessidade de movimentos mais agressivos para essas empresas, especialmente através das estruturas com derivativos, sempre considerando e respeitando seu perfil de risco”.
Publicidade
Os especialistas são unânimes em dizer que historicamente, em anos com eleições presidenciais, a volatilidade na bolsa aumenta ainda mais e o operador, através do monitoramento de indicadores e expectativas busca tirar o melhor desse movimento do mercado: “a volatilidade, embora possa parecer assustadora para alguns investidores traz de fato, muita oportunidade. É justamente identificando a distorção nos preços dos ativos em que atuamos, ou seja, é possível encontrar boas oportunidades tanto em um mercado mais otimista quanto quando temos uma expectativa mais modesta ou até pessimista do cenário”, pontua Carneiro.
E como essas informações e insights chegam aos operadores? Na Ágora temos um time de análise dedicado exclusivamente a estudar o dia a dia do mercado, analisar empresas e setores além das variáveis que podem influenciar essas mesmas empresas e seus mercados de atuação e por fim, disponibilizar esses conteúdos para os operadores, equipes comerciais e clientes da Ágora Investimentos. São relatórios fundamentalistas sobre empresas, setores, macroeconomia além dos relatórios de análise gráfica.
O time de Research, como é denominada essa equipe, é composto por analistas devidamente certificados (CNPI) e realiza a cobertura de mais de 160 empresas listadas na bolsa e mais de mais de 23 Fundos de Investimento Imobiliário, garantindo informação de qualidade, isenta e acessível a todos os clientes da Ágora. Além disso os analistas da Ágora, diariamente realizam reuniões com as mesas de operações e especialistas das equipes comerciais compartilhando informações sobre cenários local, internacional, macro e também análises fundamentalistas e gráficas. Neste fórum há espaço para a troca de experiências, questionamentos de clientes sobre determinados papéis e movimentos em uma dinâmica leve e que possibilite que essas informações sejam transmitidas aos investidores da Ágora.
Ricardo França, analista da equipe de Research pontua: “com a intensa dinâmica do mercado, o morning call possibilita uma troca de informações bastante valiosa entre a equipe de análise e também o sentimento do investidor da Ágora, que é compartilhado pelas equipes comerciais e das mesas de operações durante suas interações no início de cada dia”. Em resumo, o morning call é um espaço para a troca de experiências e identificar oportunidades para manter o investidor bem informado e auxiliá-lo na sua tomada de decisão, seja para a rentabilização ou para a proteção da sua carteira.
Publicidade
Como o mercado é “vivo”, é bastante comum que os operadores das mesas tragam, ao longo do dia, questionamentos e pedidos de análise adicionais para suportar a tomada de decisão do investidor. “Estar atualizado em tempo real é, sem dúvida alguma, um diferencial na geração de valor e no nível de serviço prestado ao nosso cliente”, pontua França. “No App da Ágora Investimentos, todos os clientes têm acesso a notícias, análises e informações ao longo de todo o pregão”, complementa.