Investimentos

3 perguntas para se fazer antes de investir em uma ação

Discípulo de Warren Buffett e Carl Icahn revela os cuidados que toma diante de uma boa oferta

3 perguntas para se fazer antes de investir em uma ação
Randall Dishmon, gestor e estrategista global da inglesa Invesco (Foto: Divulgação)
  • Randall Dishmon é gestor de um dos fundos de investimento a operar no azul em Wall Street em 2020
  • Antes de investir, ele diz sempre olhar para a solidez do negócio, a capacidade dos gestores e o fluxo de caixa das empresas

Randall Dishmon é um dos principais gestores de fundos de investimento do mercado norte-americano na atualidade. O portfólio do Invesco Oppenheimer Global Focus Fund, gerenciado por ele, tem se mantido positivo em 2020, ao contrário de 97% dos demais fundos que operam em função do índice S&P. Ele detém também três prêmios de melhor gestor de fundos dos Estados Unidos.

Em entrevista ao site Business Insider, Dishmon revelou as três perguntas que faz a si mesmo antes de definir a compra de uma ação. Decisão tomada, segundo ele próprio, com base nos ensinamentos de Warren Buffett e Carl Icahn. Essas são as perguntas feitas por Dishmon. E as respostas.

Vale a pena comprar essa ação a qualquer preço?

Dishmon presta atenção especial a ações de custo baixo. Porém, mesmo uma pechincha pode se tornar cara caso o negócio não dê sinais de poder oferecer aos acionistas um retorno consistente e duradouro.

“Esse negócio tem uma vantagem durável e duradoura o suficiente para obter um bom retorno ao longo de muitos anos, em muitos ciclos de negócios?” [Se a resposta for sim] Eles terão boas margens. Não serão tomadores de preços, serão determinantes. Eles tendem a gerar dinheiro suficiente para financiar suas próprias iniciativas de crescimento”.

Qual o valor real dessa ação?

Um preço atraente pode esconder problemas de fundo da empresa ou ter sido construído artificialmente pelas condições de mercado. Neste caso, o melhor caminho é olhar o fluxo de caixa operacional.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Eu posso olhar para uma demonstração do fluxo de caixa operacional por, digamos, cinco a seis anos, e posso dizer a você rapidamente, se esse negócio é basicamente saudável, se coisas boas estão acontecendo aqui ou se esse negócio é basicamente prejudicial. O fluxo de caixa realmente não sabe se você está em um mercado em alta ou em baixa. O fluxo de caixa é o resultado da realidade dos negócios.”

Essa empresa tem as pessoas certas no comando?

Um bom negócio com um bom preço só será, na visão de Dishmon, um bom investimento caso haja bons gestores no comando da empresa.

“Se eu encontrar um ótimo negócio e conseguir um ótimo preço, mas eles são alocadores de capital ruins ou estão pagando demais a todos os envolvidos que não sejam seus acionistas … então não vou me beneficiar do que encontrei.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos