• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

É cedo demais para pensar em corte nos juros? Veja opiniões

Para alguns especialistas, ainda não é a hora de mudar estratégias de investimento pensando na queda da Selic

Por Luíza Lanza

08/05/2023 | 3:06 Atualização: 05/05/2023 | 20:22

Para especialistas,  não há certeza de que o BC poderá cortar juros em breve. (Foto: Envato)
Para especialistas, não há certeza de que o BC poderá cortar juros em breve. (Foto: Envato)

A taxa básica de juros brasileira, a Selic, não vê um ajuste para baixo desde agosto de 2020, quando foi cortada de 2,25% para 2% ao ano, no menor patamar da história. De lá para cá, foram 12 aumentos consecutivos suficientes para elevar os juros a 13,75% ao ano, nível em que estão estacionados desde agosto de 2022.

Leia mais:
  • Como corretoras estão preparando os portfólios para o corte nos juros
  • A reação do mercado ao tom ainda duro do Copom, que manteve Selic em 13,75%
  • 13 ações para lucrar na Bolsa com a Selic a 13,75% ao ano
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As estratégias de investimento nesse período mudaram. Se os juros baixos favoreciam as ações na Bolsa, aos poucos, a renda fixa foi reconquistando seu lugar de queridinha dos investidores à medida que o aperto monetário penalizava os ativos da renda variável.

Agora, com a inflação dando os primeiros sinais de arrefecimento e os planos para a política fiscal ficando mais claros, o mercado passou a precificar o tão esperado primeiro corte na Selic para o segundo semestre do ano. Entre os mais otimistas, há quem diga que o Copom reduzirá o juros já na próxima reunião de junho, mas a expectativa geral é de cortes no encontro de setembro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Sinal de que as estratégias de investimento também vão começar a se alterar? Há quem diga que sim, como mostramos nesta reportagem , mas há quem acredite que ainda é cedo para realizar qualquer alteração nas estratégias de investimento pensando nisso.

Na Vita Investimentos, por exemplo, a perspectiva de corte de juros não tem alterado as preferências de investimento. A principal recomendação são os títulos de renda fixa atrelados à inflação, uma exposição que é responsável por parte relevante do portfólio da casa há mais de ano.

“Acreditamos que o cenário depende menos de um corte de juros e mais de como que a parte fiscal vai se comportar nos próximos anos”, explica Arthur Mello, sócio e co-CIO da Vita.

O entendimento é que, nesse cenário de incertezas fiscais, os títulos indexados ao IPCA podem ser uma proteção e entregar bons resultados no período de 5 anos, que a casa costuma trabalhar. “Nesse horizonte, esses títulos vão bater o CDI com folga”, diz.

Publicidade

A Alphatree Capital também não está se posicionando motivada por um possível corte de juros. Para o co-CEO e diretor de investimentos, Rodrigo Jolig, por mais que seja comum no mercado tentar antecipar esses movimentos, parece cedo para já apostar em uma Selic menor.

“Não acho que faça sentido ficar carregando a posição agora. Tem um momento de entrar e ele é quando o Banco Central realmente sinalizar que vai começar, é nessa hora que a gente vai movimentar o portfólio”, explica.

Na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da última quarta-feira (3), o BC deixou claro que ainda vê riscos no radar. Em um tom ainda duro, a instituição defendeu que a atividade econômica segue resiliente, que o arcabouço fiscal não leva necessariamente a uma convergência da inflação, e voltou a dizer que “não hesitará” em voltar a subir os juros, se necessário. Mostramos detalhes aqui.

Essa série de fatores faz a Oriz Partners manter como cenário base cortes nos juros apenas em 2024. Com isso, a preferência da casa ainda são as NTN-Bs. “É um instrumento para aproveitar essa onda dos juros elevados. Neste momento são as melhores oportunidade de investimento”, afirma Marcos de Marchi, economista-chefe da Oriz. Como a casa não prevê cortes de juros tão cedo, o entendimento é que o momento ainda não é adequado para entrarem outros tipos de ativos da renda variável, por exemplo.

Contra a maré

O E-Investidor conversou com analistas, estrategistas e gestores para entender como eles estão preparando os portfólios de investimento para capturar este possível movimento de redução dos juros. Como mostramos, dá para dividir as respostas em basicamente dois grupos – os que ainda não estão alterando as carteiras e aqueles que gradualmente já começaram os movimentos para tentar se antecipar ao corte na Selic.

Publicidade

Mas há ainda uma terceira resposta possível. Quem está alterando a estratégia de investimento, mas motivado por uma razão contrária: o entendimento de que os juros podem demorar a cair mais do que o inicialmente previsto. É o caso do Santander, que divulgou na sexta-feira (5) um relatório em que destaca que está tirando de cena as alocações em renda variável justamente por entender que o risco ainda perdura.

A expectativa de postergação no corte na taxa de juros, somada à alta volatilidade da Bolsa brasileira, fez o time de research reduzir a exposição a ativos de renda variável na “Carteira Modelo” do mês de maio. Segundo Arley Junior, estrategista de Investimentos do Santander, o nível elevado de incertezas e juros alto não mostra no curto prazo um movimento mais positivo para a Bolsa. “Ao longo do mês esperamos que uma evolução na nova regra fiscal ajude a reduzir o nível de incerteza, o que pode diminuir a aversão ao risco”, afirma.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investimentos
  • Taxa de juros
  • Taxa Selic
Cotações
03/07/2025 15h58 (delay 15min)
Câmbio
03/07/2025 15h58 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Logo E-Investidor
Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Imagem principal sobre o Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Logo E-Investidor
Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Imagem principal sobre o Como funciona a pontuação do Ibovespa? Entenda o que os pontos significam
Logo E-Investidor
Como funciona a pontuação do Ibovespa? Entenda o que os pontos significam
Imagem principal sobre o Quais são as 7 famílias mais ricas dos Estados Unidos? Veja ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 7 famílias mais ricas dos Estados Unidos? Veja ranking
Imagem principal sobre o Warren Buffett ou Dave Ramsey? Veja como cada um lida com 4 tópicos financeiros importantes
Logo E-Investidor
Warren Buffett ou Dave Ramsey? Veja como cada um lida com 4 tópicos financeiros importantes
Imagem principal sobre o Bill Gates revela onde pretende investir grande parte de sua fortuna bilionária
Logo E-Investidor
Bill Gates revela onde pretende investir grande parte de sua fortuna bilionária
Imagem principal sobre o 4 conselhos de Warren Buffett que continuam funcionando depois de anos
Logo E-Investidor
4 conselhos de Warren Buffett que continuam funcionando depois de anos
Imagem principal sobre o Como a estratégia de 30 minutos de Jeff Bezos pode transformar suas finanças
Logo E-Investidor
Como a estratégia de 30 minutos de Jeff Bezos pode transformar suas finanças
Últimas: Investimentos
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho, segundo 7 bancos e corretoras
Investimentos
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho, segundo 7 bancos e corretoras

O último mês foi marcado por novas propostas de tributação do governo para a indústria de FIIs

03/07/2025 | 13h00 | Por Beatriz Rocha
Ifix desafia Selic de 15% e tem melhor semestre desde 2019; é hora de comprar FIIs?
Investimentos
Ifix desafia Selic de 15% e tem melhor semestre desde 2019; é hora de comprar FIIs?

O índice de referência para os fundos imobiliários subiu 11,79% nos primeiros seis meses do ano

03/07/2025 | 13h00 | Por Daniel Rocha
Wise lança aplicação com rendimento atrelado ao dólar, euro e libra
Investimentos
Wise lança aplicação com rendimento atrelado ao dólar, euro e libra

Nova ferramenta poderá ser acessada diretamente pelo aplicativo da Wise e estará disponível ainda nesta semana

03/07/2025 | 12h38 | Por Beatriz Rocha
Quer investir como os super-ricos? Novo ETF replica estratégia dos bilionários
Investimentos
Quer investir como os super-ricos? Novo ETF replica estratégia dos bilionários

Com aporte inicial de R$ 30, o RICO11 replica a carteira de ações dos investidores de altíssima renda

03/07/2025 | 08h58 | Por Daniel Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador